Reabertura do comércio é considerada um erro por maioria dos brasileiros, diz Datafolha

A maior parte dos brasileiros não concorda com reabertura do comércio e serviços fechados na tentativa de conter a disseminação no novo coronavírus. Pesquisa Datafolha indica que 52% dos entrevistados acreditam que governadores e prefeitos agem mal ao reabrir comércio.
Locais com o estado de São Paulo já adotaram retomada das atividades comerciais, mesmo que o país ainda esteja registrando altos números de novos casos diariamente e uma média de mil mortes a cada dia.
O Datafolha constatou que duas a cada três pessoas acreditam que a situação da pandemia está piorando no país.
Ao observar o gênero, as mulheres são as mais contrárias à reabertura. Reportagem da Folha indica que 58% delas acreditam que governadores e prefeitos agem mal ao tomar essas decisões. Outro destaque está entre os jovens, 61% dos que têm entre 16 e 24 anos compartilham essa opinião.
Tanto entre mais pobres, que dependem mais de programas de auxílio, como entre os mais ricos, a maioria se diz contrária à ação dos governadores neste momento. Entre o empresariado, no entanto, 60% diz que apoia as decisões do poder público de retomar as atividades.
Notícias relacionadas
Notícias Mais Lidas da Semana
Podcasts

'Terceiro Turno': Vacinação começa (e a crise por mais vacinas também)
O Brasil presenciou nesta semana o início do fim da pandemia da Covid-19, que já causou 212 mil mortes no país. A vacina contra a infecção causada pelo novo coronavírus foi aprovada e distribuída aos estados e municípios. A tão esperada vacinação começou, causou momentos de muita emoção e alimentou a esperança da população brasileira, que até então só assistia outros países iniciarem a imunização. Mas o número de doses ainda é muito pequeno e está longe do necessário, até mesmo para a imunização do primeiro grupo prioritário. Até o momento não há qualquer definição sobre datas para que uma nova remessa de doses cheguem por aqui. No Terceiro Turno #61 os jornalistas Ailmas Teixeira, Bruno Luiz e Jade Coelho discutem a falta de definição para chegada de novas doses das vacinas, a burocracia da Anvisa e a aposta da Bahia no imunizante russo Sputinik V.
DESENVOLVIMENTO SALVANDO VIDAS
Ver maisFernando Duarte

Falsa sensação de segurança e o lobby da retomada
É cada vez mais forte o movimento para incentivar a retomada integral das atividades econômicas e sociais em Salvador e na Bahia. Trato como incentivo para não falar em “forçar a barra”. Há, inclusive, a simulação de um clima de aparente normalidade que não existe ainda. Principalmente nas camadas mais altas da sociedade, parte que mantém em alta o clima de negacionismo da pandemia. Enquanto isso, a classe hipossuficiente segue mais reticente, pois sabe que os desafios para acesso a saúde não são iguais nos momentos pré-crise.
Buscar
Enquete
Artigos
Carreiras UniFTC: O que é o movimento global Imperative 21 e o que você tem a ver com ele
O movimento Imperative 21 é uma coalisão global que visa envolver mais de 72 mil empresas em 80 países, influenciando cerca de 18 milhões de trabalhadores. Tem como principal objetivo redefinir o atual modelo capitalista e isso não é pouca coisa! A meta é despertar nas empresas o compromisso de promover um sistema econômico capaz de privilegiar todas as partes envolvidas em um negócio (stakeholders) e não apenas os acionistas, como vem acontecendo há décadas em todo o mundo. Entre outros dados publicado pelos organizadores, um chama demasiadamente a atenção: apenas 26 pessoas detêm metade da riqueza de toda humanidade. Evidente que não dá para vivermos mais assim.