Juazeiro: Comissão do Meio Ambiente da AL-BA visita barragem no Açude de Pinhões
Foto: Divulgação

Motivado pelas informações oriundas de um relatório da Agência Nacional de Águas (ANA) de dezembro de 2018, que apontou problemas em quase 50 barragens no país inteiro, deputados da comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) estiveram nesta segunda-feira (15) no Açude de Pinhões, localizado no Distrito do mesmo nome, no município de Juazeiro, Norte da Bahia.

 

Estiveram presentes o deputado estadual Tum (PSC), acompanhado do Presidente da Comissão de Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos, José de Arimatéia (PRB), e dos deputados Zó (PC do B) e Laerte do Vando (PSC). O assessor Técnico da comissão, o engenheiro Eduardo Macário, também realizou a visita. 

 

Os problemas existentes no açude, que se resumem à falta de manutenção, foram apresentados pelo técnico do Rubenilson Carvalho Souza, explicando que falta a limpeza periódica da vegetação no entorno do açude e a recuperação na base, ocasionada pela sangria.

 

“O Açude de Pinhões está na cota de sangria, com 100% de sua capacidade”, disse o técnico. “O maior problema é exatamente essa erosão do concreto na base de escoamento das águas quando sangra”, completou.

Histórico de Conteúdo