Cacique é preso durante operações contra conflitos de terra no Extremo Sul da Bahia
Por Redação
Um cacique foi preso durante as operações deflagradas na manhã desta terça-feira (9). O homem, conhecido como Cacique Brás, é alvo da Operação Sombra da Mata [uma das duas em andamento] que apura a morte de dois agricultores [pai e filho] no dia 28 de outubro passado em Itamaraju, no Extremo Sul baiano.
Na ocasião, uma propriedade rural foi invadida por pessoas que se autointitularam indígenas. Além dos dois mortos, um terceiro homem ficou gravemente ferido. No dia do crime, três suspeitos foram presos em flagrante, mas acabaram liberados depois.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), além do cacique preso, outras cinco pessoas com decreto de mandado de prisão preventiva seguem foragidas e 13 armas de fogo foram apreendidas.
OPERAÇÃO "TEKÓ PORÃ"
A segunda operação, denominada Tekó Porã, apura o ataque a tiros contra indígenas da Aldeia KAI, ocorrido no dia 1º de outubro passado, no distrito de Cumuruxatiba, em Prado.
Os indígenas estavam em uma área rural após uma ação conhecida como “retomada”. Segundo as investigações, o grupo armado teria o objetivo de expulsar os indígenas e desocupar a fazenda.
Duas vítimas ficaram feridas durante o ataque. Nesta fase, as equipes cumprem dois mandados de busca e apreensão em residências de suspeitos apontados como mandante e possíveis executores.
