PF desmonta garimpo ilegal na Serra da Quixaba, no Norte da Bahia
Por Redação
A Polícia Federal (PF) desmobilizar um garimpo ilegal na Serra da Quixaba, situada no Parque Nacional do Boqueirão da Onça, em Sento Sé, no Sertão do São Francisco. Iniciada na última quarta-feira (19), a ação foi finalizada nesta segunda-feira (24). A operação contou com apoio do ICMBio e da Cipe-Caatinga (PM-BA).

Foto: Divulgação / Polícia Federal
Durante o trabalho das equipes, foram desmontadas diversas estruturas usadas para a atividade clandestina e apreendidos equipamentos e insumos de garimpo. Segundo a PF, o objetivo foi retirar pessoas que ocupavam de forma irregular a área de conservação e interromper danos ambientais causados pela exploração mineral dentro do parque, uma das regiões mais sensíveis da Caatinga.

Foto: Divulgação / Polícia Federal
A PF informou que as investigações seguem para identificar financiadores, organizadores e compradores do minério extraído ilegalmente. Também serão apuradas as cadeias de suprimento que abasteciam o garimpo.
Os envolvidos podem responder por usurpação de bens da União, extração ilegal de recursos minerais, posse de artefato explosivo, além de outros crimes que forem identificados.
