Seinfra contrata instalação de equipamento para melhorar pousos no aeroporto de Bom Jesus da Lapa
Por Maurício Leiro / Francis Juliano
A Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) tornou público o resultado da licitação para implantação do sistema Papi (Percurso de Aproximação de Precisão) no aeroporto de Bom Jesus da Lapa, na região do Velho Chico, Oeste baiano. O equipamento é visto como essencial para melhorar a segurança das operações aéreas durante pousos.
Segundo a pasta, a vencedora do pregão eletrônico, realizado na segunda-feira (17), foi a empresa Engelétrica Comércio e Engenharia Elétrica LTDA. O contrato tem valor total de pouco mais de R$ 1 milhão e o critério utilizado no julgamento foi o de maior desconto.
Ainda segundo a secretaria, a contratação já foi homologada pelo titular da pasta, Saulo Ponte, o que permite o início dos trâmites para instalação do sistema. O aeroporto de Bom Jesus da Lapa, que foi inaugurado em agosto de 2023, fica às margens da BA-160.
À época, o então secretário de Infraestrutura, Sérgio Brito, informou que foram gastos mais de R$ 31 milhões no terminal, o que incluiu a recuperação de 7,4 quilômetros da rodovia. Mesmo com o investimento, o aeroporto continua sem voos comerciais e regulares.
Em abril deste ano, uma audiência na Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) discutiu um projeto de lei para criação de voos diretos, como forma de melhorar o acesso ao município, um dos tradicionais destinos de turismo religioso do estado. No entanto, a proposta segue em discussão.
