UFBA e Bahiana seguem como as melhores universidades de medicina do estado, aponta RUF 2025
Por Ronne Oliveira
Os dados e as avaliações da 11ª edição do Ranking Universitário da Folha (RUF) 2025 confirmam uma disputa histórica entre as melhores universidades de Medicina da Bahia. A Universidade Federal da Bahia (UFBA) e a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (Bahiana) continuam sendo as instituições com as melhores pontuações do estado, figurando no Top 30 do Brasil.
Na edição de 2025, a UFBA, com campi em Vitória da Conquista e Salvador, foi a mais bem classificada, na 1° posição estadual e 17° nacional. A Escola Bahiana de Medicina, embora com uma nota um pouco abaixo, segue logo atrás, na 24ª posição do país.
Após essas duas instituições, o Top 3 da Bahia é completado pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), sediada no município de Ilhéus que também se destaca. Veja no gráfico a disputa no ranking nos últimos anos:
A Bahia se destaca historicamente como um polo de educação, sendo o local da primeira faculdade de Medicina do país. E, nesse mesmo estado, duas instituições se mantêm como as melhores nos últimos anos e em diversas edições do Ranking Universitário da Folha.
Confira a lista das 10 mais bem classificadas:
- Universidade Federal da Bahia
Média Ponderada: 30.93
-
Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Média Ponderada: 30.44 -
Universidade Estadual de Santa Cruz
Média Ponderada: 23.58 -
Universidade Estadual de Feira de Santana
Média Ponderada: 19.60 -
Universidade do Estado da Bahia
Média Ponderada: 18.95 -
Universidade Federal do Sul da Bahia
Média Ponderada: 18.13 -
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Média Ponderada: 17.77 -
Centro Universitário Zarns
Média Ponderada: 16.71 -
Universidade Salvador
Média Ponderada: 16.02 -
Centro Universitário FG
Média Ponderada: 15.27
Estudantes de diferentes partes da Bahia farão o segundo dia de provas do Enem neste domingo (16). Com 90 questões de Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias, essas são as categorias mais decisivas na maior parte das exigências do SISU (Sistema de Seleção Unificada), principalmente para quem sonha em cursar Medicina.
