UFBA, Uneb e Bahiana são as melhores opções de estudar em Enfermagem na Bahia
Por Ronne Oliveira
Embora médicos tenham papel central no diagnóstico, não são eles que realizam o cuidado direto e contínuo dos pacientes. Tarefas importantes como essa troca são dos profissionais com um diploma de enfermagem, dados da 11ª edição do Ranking Universitário da Folha (RUF) 2025 mostram quais são as 10 melhores instituições de ensino superior da Bahia.
Segundo os mesmo dados, as três instituições baianas como as melhores opções para quem deseja cursar Enfermagem na Bahia: a Universidade Federal da Bahia (UFBA), a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (Bahiana).
Confira a classificação completa das instituições mais bem avaliadas:
-
UFBA – Universidade Federal da Bahia
1° lugar da Bahia - 22º lugar nacional e líder estadual, com campus em Salvador.
-
Uneb – Universidade do Estado da Bahia
2° lugar na Bahia - 23º lugar nacional, com maior amplitude de campus em Senhor do Bonfim, Salvador e Guanambi.
-
Bahiana – Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
3° lugar na Bahia - 35º lugar nacional, melhor instituição privada na Bahia, sediada na capital baiana.
-
UEFS – Universidade Estadual de Feira de Santana
4° lugar da Bahia - 52º lugar nacional, referência de Feira de Santana.
-
UESC – Universidade Estadual de Santa Cruz
5° lugar da Bahia - 70º lugar nacional, destaque em Ilhéus.
Em seguida completando a lista com as 10 mais bem avaliadas:
- 6. UESB (Universidade do Sudoeste da Bahia) – 75º com sede na cidade de Jequié (Top 100);
- 7. Unijorge (Centro Universitário Jorge Amado) – 107º em Salvador;
- 8. Unifacs (Universidade Salvador) – 127º;
- 9. FAINOR (Faculdade Independente do Nordeste) – 177º e
- 10. Faculdade de Anhanguera em Feira – 180º.
O ranking reforça bom condicionamento das instituições públicas estaduais (UEFS, UESC, UESB) e demonstra presença das faculdades privadas no interior do estado, como a FAINOR em Vitória da Conquista, e a Anhanguera em Feira de Santana.
Confira gráfico das universidades mais competitivas na área de enfermagem:
A análise do RUF 2025 mostra que a UFBA mantém uma liderança ininterrupta em Enfermagem em todas as edições do ranking, não sendo superada por nenhuma outra instituição baiana até 2025, onde ocupa a 22ª posição nacional.
Contudo, apesar de parecer no gráfico um salto impressionante, a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), estava em uma faixa de classificação indefinida, empatada matematicamente com diversas outras instituições.
Por ausência de critérios nas notas, a Uefs merece não merece o destaque pelo salto mostrado no gráfico. Afinal, na última edição a instituição ficou sem pontuação definida. Portanto, o Bahia Notícias (BN) optou por manter na faixa de classificação "301 - 351".
A Uneb (23ª nacional) e a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (Bahiana) (35ª nacional) demonstram estabilidade notável, mantendo-se consistentemente na faixa do Top 5 estadual em todas as últimas edições, com apenas pequenas variações.
É importante ressaltar que a liderança consolidada da UFBA na Enfermagem não se repete em outras áreas, como o curso de Medicina, que historicamente apresenta maior concorrência e variações no desempenho do ranking.
Imagem dos campus da Uefs e Uesc vistas de cima | Foto: Reprodução / Uefs / Uesc
OPÇÕES SEGURAS?
Para os estudantes que encararam o último dia do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) neste domingo (16) e planejam seguir a carreira de Enfermagem, o RUF 2025 oferece um guia claro.
Segundo a avaliação do ranking em qualidade de ensino e inserção no mercado, as instituições UFBA, Uneb e Bahiana se mostram as opções mais seguras e consolidadas para garantir uma formação no estado.
LEIA TAMBÉM
-
UFBA E Uneb continuam com os melhores cursos de Direito na Bahia, aponta RUF 2025
-
UFBA E Bahiana seguem como as melhores opções para cursar medicina na Bahia, aponta RUF 2025
-
UFBA, UNEB, UNEX-Conquista são melhores opções para cursar psicologia na Bahia, aponta RUF
Vale lembrar que é preciso considerar outros fatores, a localidade, nota de corte e o histórico destas universidades públicas para a escolha do futuro profissional. A alta qualidade do ensino se encontra um cenário de forte demanda profissional no país.
Dados da primeira Demografia da Enfermagem do Brasil, divulgada pelo Ministério da Saúde (MS), o setor registrou um crescimento de quase 44% nos postos de trabalho em apenas cinco anos (2017 a 2022).
