Polícia resgata trabalhadores em condição semelhante à escravidão em fazenda de Guaratinga
Por Redação
Uma ação da Polícia Civil resgatou sete trabalhadores rurais, entre eles três indígenas Pataxó Hã-Hã-Hãe, de uma fazenda na zona rural de Guaratinga, na Costa do Descobrimento. A ação ocorreu nesta terça-feira (27). Segundo o Radar News, parceiro do Bahia Notícias, os trabalhadores foram flagrados em condições análogas à escravidão.
Uma denúncia anônima levou os agentes até o local. Na fazenda, os trabalhadores enfrentavam jornadas exaustivas, viviam em alojamentos precários, com alimentação insuficiente e restrição à mobilidade.
Ainda segundo informações, um dos funcionários com problemas de saúde precisou da ajuda de um colega para conseguir atendimento hospitalar em Itabela, na mesma região. Para isso, pagou o transporte com sacas de café. Ainda segundo relato, as vítimas contraíam dívidas quando eram entregues cestas básicas, equipamentos de proteção e até garrafas térmicas para água.
As passagens até a fazenda também teriam sido convertidas em valores devidos, impedindo a saída antes do fim da colheita. Após o resgate, o grupo foi levado à Itabela, onde receberam alimentação, assistência básica e transporte para retornar às cidades.