Eleições em Barreiras: Disputa intensa entre a tradição política local e novas estratégias da oposição
Por Ronne Oliveira
As eleições municipais de 2024 em Barreiras prometem ser bastante disputadas. Este ano, pelo menos quatro candidaturas estão na corrida pelo cargo máximo do Executivo municipal, cada uma com perfis bastante diferentes. Com o apoio do atual prefeito, o candidato e vereador Otoniel Teixeira do União Brasil se tornou o favorito na disputa, subindo mais de 20 pontos entre abril e setembro, como aponta a pesquisa mais recente do Bahia Notícias, em parceria com a Séculus.
Vale lembrar que Barreiras é o município mais importante do Oeste baiano, com cerca de 159,7 mil habitantes, e reconhecido por seu peso político e econômico na Bahia. A pesquisa Séculus, publicada no fim de setembro, mostra o vereador Otoniel Teixeira (União Brasil) liderando as intenções de voto na cidade. Chama a atenção esse resultado depois de um empate técnico acirrado com o candidato do Tito (PT) e o ex-secretário Danilo Henrique (PP) — ambos caíram na pesquisa mais recente.
Conforme a pesquisa Séculus de setembro, em parceria com o Bahia Notícias, no levantamento estimulado, quando os nomes são apresentados ao eleitor, Otoniel Teixeira aparece à frente com 37,96%. Tito (PT) está em segundo, com 23,41%. Danilo Henrique (PP) registrou 20,74%, e Davi Schmidt (Novo), 1,17%. Nenhum ou nulo somaram 3,18%, enquanto 13,55% dos entrevistados não souberam ou não opinaram.
Em abril, a pesquisa Séculus publicada pelo Bahia Notícias, mostrava a disputa também entre três candidatos, com um empate técnico entre Tito (33,88%) e Danilo Henrique (30,38%). Já Otoniel Teixeira aparecia mais abaixo, com 14,75% das intenções de voto, e David Schmidt atrás com 2%.
Em setembro, observou-se um crescimento significativo do candidato do União Brasil, dessa forma apresentando um novo cenário em Barreiras.
Em abril deste ano, a pesquisa Séculus indicou que a gestão do atual prefeito teve uma avaliação considerada regular por 38,52% dos entrevistados, e positivamente avaliada por 32,9% dos eleitores de Barreiras, sinalizando que o apoio do prefeito com gestão bem avaliada influi no eleitorado.
Otoniel Teixeira, atual vereador e candidato do União Brasil, é a aposta do prefeito Zito Barbosa, que busca manter o controle da administração após dois mandatos. Otoniel enfrentará a difícil tarefa de defender a gestão de Zito, marcada por obras de infraestrutura, mas também criticada por problemas na saúde e educação.
O apoio de Zito, que já sofreu derrotas nas eleições de 2022 ao apostar na esposa e no irmão para cargos legislativos, pode ser tanto um trunfo essencial na disputa dos votos, com uma gestão muito bem avaliada quanto uma gestão duramente criticada pela oposição.
Tito (PT), ex-deputado federal e ex-presidente da Câmara de Barreiras, é o nome mais forte da oposição a atual gestão da cidade. O candidato tem um problema para a impressão pública, por deixar uma postura próxima ao bolsonarismo para ingressar no PT, arriscando um movimento ousado que desafia o eleitorado da esquerda local a confiar em sua transformação.
Tito é apoiado pela ex-prefeita Jusmari Oliveira. O candidato da oposição busca atrair o voto progressista, enfrentando a desconfiança de antigos aliados de direita e a necessidade de se provar para os eleitores petistas.
Danilo Henrique (PP), por sua vez, é ex-secretário de Governo de Luís Eduardo Magalhães e neto do ex-prefeito Antônio Henrique, e se destaca como um dos principais adversários.
Danilo busca seguir a tradição política familiar que vigora na cidade, enquanto tenta marcar sua própria trajetória no cenário político de Barreiras. A relação com o pai, o deputado estadual Antônio Henrique Júnior (PP), fortalece sua candidatura, que se apresenta como uma tentativa de renovação com raízes tradicionais.
Por fim, David Schmidt se apresenta como uma candidatura que flerta com a extrema-direita, buscando o eleitorado bolsonarista, mas não conseguiu o apoio do Partido Liberal em sua coligação.
O candidato do Novo se posiciona como uma “nova política” para o município com um projeto político ambicioso, com renovação das avenidas e combate aos incêndios, mesmo sendo ligado ao sindicato dos proprietários de terras, como representante do agronegócio local.