Ex-deputado defende irmão em São Gonçalo dos Campos em eleição contra filho; falar mal dele "nem sobre tortura"
Por Francis Juliano
O prefeito e candidato à reeleição em São Gonçalo dos Campos, Tarcísio Pedreira (União), não terá o apoio do pai, o ex-deputado Targino Machado. O ex-legislador vai apoiar o candidato e irmão Antônio Dessa Cardozo (PSD), conhecido como "Furão", de quem já foi desafeto.
Procurado pelo Bahia Notícias, Targino Machado declarou que a opção assumida se deve a avaliação da administração do município, não ao "amor" pelo filho. "
"Falar mal do meu filho, nem sob tortura. Eu o elegi prefeito, qualquer eleitor de São Gonçalo sabe disso. Foi um momento de muita felicidade aquela vitória. Ocorre, tenho amor por meu filho, mas preciso amar também a minha cidade, que tudo me deu. Não estou contra o filho querido, pois não existe ex-filho, mas tive que me posicionar plebiscitariamente e fui obrigado a ficar contra a administração municipal em curso há quase quatro anos, que não fez entregas à altura do orçamento municipal. Espero ainda ter tempo, para em outra oportunidade, poder elogia-lo em muitos outros momentos", disse Machado em mensagem ao Bahia Notícias.
Targino e Furão já tiveram episódios de estremecimento, com acusações mútuas, como nas vésperas das eleições de 2012. À época, Antônio Dessa concorria à reeleição.
Neste ano, além de Furão e do prefeito Tarcísio Pedreira concorrem Alex Marques (Podemos), Carlos Gemano (PT) e Skilo Cazumbá (Rede).
Em outubro de 2020, o então deputado estadual Targino Machado foi cassado por unanimidade pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O legislador era réu por abuso de poder econômico acusado de oferecer atendimentos médicos em Feira de Santana, durante a eleição de 2018.
Targino Machado contesta a decisão e atribui o fato a uma perseguição do ex-secretário de segurança pública, Maurício Barbosa. Um inquérito policial sobre o caso chegou a ser arquivado por decisão da juíza Sebastiana Costa Bomfim e Silva, da 157ª Zona Eleitoral, em julho passado.
Neste ano, o deputado também já anunciou apoio ao ex-prefeito José Ronaldo (União) em Feira de Santana, cidade que tem base eleitoral. (Atualizado às 9h22, desta quinta-feira,15)