Avon faz documentário sobre importância de se elogiar as meninas além da aparência
Na terça-feira (17) a marca Avon lançou o documentário "Repense o Elogio", com direção de Estela Renner. O filme, disponível no site com mesmo título (veja aqui), retrata como os elogios podem reforçar os estereótipos de gênero. Quase 80% das palavras que os adultos utilizam para elogiar as meninas estão relacionadas à aparência, entre eles, "linda", "bonita", "princesa". Mas para os meninos, 70% se referem a habilidades como "esperto", "inteligente", "corajoso".
De acordo com o site da revista Marie Claire, o projeto está acontecendo há mais de um ano, quando os produtores começaram a pensar no que afeta a vida das meninas para que elas se tornem mulheres empoderadas um dia. "Fizemos pesquisas, estudamos o assunto e um dos temas que surgiram foram os elogios da infância", disse Danielle Bibas, vice-presidente global de Marcas, Comunicação e Conteúdo da Avon. "Vimos que 8 a cada 10 elogios dados para as meninas têm a ver com a beleza estética. Não que tenha algo errado com isso mas tem que ser mais amplo. Os elogios para os meninos têm uma amplitude infinitamente maior", conclui ela.