Mirando em 2026, Heber Santana revela sonho com Congresso Nacional e avalia crescimento do Podemos
O atual presidente do Podemos na Bahia, Heber Santana, pondera que a reestruturação do partido, após a unificação entre o antigo PSC (Partido Social Cristão) e o próprio Podemos, homologada em 2023, aumentou as perspectivas de crescimento da sigla. Com foco nas eleições estaduais de 2026, o gestor revela o sonho de compor a bancada baiana na Câmara de Deputados.
O sonho já era claro: nas duas últimas eleições, Heber foi candidato à vaga nas duas últimas eleições. Na segunda tentativa, em 2022, ele chegou a arraigar cerca de 44 mil votos, mas não foi eleito. “Sou um homem de fé e a Bíblia diz que ‘em seu coração, o homem planeja seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos’, então o meu projeto, o meu sonho que a gente tem buscado construir é, de fato, uma legislatura a deputado federal”, afirma.
E completa: “Claro, meu foco agora está na missão a desempenhar na SUDEC, mas no tempo oportuno, a gente podendo virar essa chave, é o que nós temos pensado e planejado”.
Para cumprir o planejamento e potencializar suas chances de chegar ao Congresso, Heber aponta que o partido está numa posição estratégica para atrair novos integrantes. “Hoje nós somos aliados do governo do Estado e, tradicionalmente, é um grupo que trabalha no coletivo e isso cria uma expectativa muito maior para a gente, diante até da experiência que nós tivemos em outros campos políticos”, diz.
Na expectativa de fomentar esse crescimento com um trabalho de base, Heber define que o Podemos é uma “porta de entrada” na base governista. “Nessa perspectiva, o Podemos é um partido muito bom, muito leve, até porque ele acaba sendo atrativo para pessoas que estão se aproximando do governo, que muitas vezes tem uma posição mais de centro, então o podemos acaba sendo bem posicionado para isso e eu vejo que por esse caminho, a gente pode atrair boas lideranças e fazer do Podemos um partido forte”, destacou.
A atração de lideranças também pode começar com o retorno de figuras antigas ligadas ao partido, como o deputado federal João Carlos Bacelar (PV). Conforme já divulgado pelo Bahia Notícias, a relação do parlamentar com a antiga sigla pode ter se intensificado. Sobre isso, Heber ressalta.
“Bacelar é um amigo, ele foi vereador junto com meu pai, tivemos sempre uma relação. Ele saiu do Podemos por conta de uma conjuntura de 2022. Então, no interior, tem muitas lideranças que são ligadas ao deputado Bacelar desde o tempo em que ele estava, e o partido está sempre de portas abertas”, afirma. Heber reforça ainda que os diálogos devem se intensificar conforme a abertura da janela partidária, período de 30 dias no início do ano eleitoral em que os representantes eleitos podem trocar de partido sem perder o mandato.
“Ele é filiado a outra agremiação e a gente respeita isso, mas é claro que a haverá o tempo adequado de tomar essa decisão, que é o tempo da janela partidária e, se ele entender de vim, será muito bem-vindo”, conclui.
O Bahia Notícias divulga entrevista completa com o superintendente de Proteção e Defesa Civil (Sudec) e presidente estadual do Podemos, Heber Santana, nesta segunda-feira (21), a partir das 11h10, com todas as informações sobre a atuação da pasta na prevenção e minimização de desastres naturais, e sua atuação na política partidária.
Confira o trecho da entrevista: