Heber Santana fala em criação de uma “cultura de defesa civil” e afirma: “o clima é natural, mas o desastre nem tanto”
Em entrevista ao Bahia Notícias, o superintendente de Proteção e Defesa Civil (Sudec) do Estado da Bahia, Heber Santana, ressaltou a necessidade da conscientização popular com relação às mudanças climáticas. Para Heber, é necessário fomentar uma “cultura da Defesa Civil” ao redor do estado e promover a atuação da entidade em várias frentes: desde o mapeamento de riscos, revisão de planejamentos urbanos e minimização dos desastres.
“A cultura da Defesa Civil é uma cultura que a gente precisa fortalecer. Aqui no nosso país a gente tinha o costume de dizer que nosso país era abençoado [pelo clima], não que não seja, ele é, porque não temos problemas: não temos terremotos, vulcão, furacão, mas a gente percebe que as mudanças climáticas tem nos afetado. O clima tem se alterado e a gente precisa estar cada vez mais preparado, com essa cultura fortalecida, para que nós possamos preservar a vida”, ressalta.
O gestor explica que esse modus operandi também é parte de uma política de incentivo à formação de cidades resilientes. “A gente tem que entender que o clima é natural, mas o desastre nem tanto. O desastre normalmente tem uma intervenção, por uma série de questões. A gente vai falar das fortes chuvas e novamente a gente vai ter grandes problemas em áreas que estão ocupadas, que não deveriam estar ocupadas e que são, mas essa ação humana acaba potencializando muito os efeitos do desastre”, afirma.
Para Santana, essa atuação demanda a colaboração com outras organizações dentro do Governo, a exemplo da parceria com a Secretária Estadual do Meio Ambiente (Sema), que ocorre na realização de levantamentos e mapeamento em toda a Bahia, na tentativa de antecipar os desastres climáticos, na chamada gestão de riscos. Ele garante que essa cooperação entre as entidades ocorre a pedido do governador Jerônimo Rodrigues.
“Como eu disse, a gente precisa ter uma coisa muito transversal. A defesa civil, ela é vista como um sistema, o órgão de defesa civil é um órgão central mas ela precisa interagir com todas as outras pastas”, sucinta.
O Bahia Notícias divulga entrevista completa com o superintendente de Proteção e Defesa Civil (Sudec) e presidente estadual do Podemos, Heber Santana, nesta segunda-feira (21), a partir das 11h10, com todas as informações sobre a atuação da pasta na prevenção e minimização de desastres naturais, e sua atuação na política partidária.
Confira o trecho da entrevista: