Nenhum título brasileiro concorre ao Globo de Ouro; inscrições vão até final de novembro
A jornalista e crítica de cinema, Ana Maria Bahiana, está promovendo uma campanha para que os produtores brasileiros inscrevam seus filmes no Globo de Ouro para concorrer ao prêmio na categoria Melhor Filme em Língua Estrangeira. Bahiana faz parte do comitê organizador dos Globos de Ouro, principal termômetro do Oscar. Segundo ela, não há nenhum título brasileiro concorrendo até agora. Com exceção do Brasil, a maioria dos filmes escolhidos por seus países para o Oscar já foi apresentado também para os votantes dos Globos de Ouro. Além de outros títulos dos mesmos países, já que o regulamento permite.O prazo de inscrição foi estendido para 23 de novembro.
A jornalista disse se sentir envergonhada com a atitude dos produtores. "Não sei se é ignorância ou descaso ou incompetência", diz ela. "Para concorrer aos Globos, o filme tem que ser inscrito diretamente pelo produtor e exibido de alguma forma para nós. É um processo super simples, que não depende de endosso de Ministério da Cultura ou coisa parecida. Não há limite de títulos por país”, explicou.
O anúncio das indicações será na quinta-feira, 13 de dezembro. A cerimônia de entrega será realizada no dia 13 de janeiro, em Los Angeles, em um hotel tradicional do bairro de Beverly Hills. A rede norte-americana NBC fará a transmissão ao vivo, a partir das 17h locais (21h de Brasília). As informações são do UOL.