Em novo formato, 'Mulher Com a Palavra' será exibido na TVE Bahia a partir de domingo

Em novo formato para adequar-se às necessidades de distanciamento social, o projeto “Mulher Com a Palavra” realiza sua quinta edição com os eventos presenciais substituídos por um programa exibido na TVE Bahia.
Com estreia no dia 25 de julho, a atração comandada pela jornalista e apresentadora Rita Batista será transmitida no último domingo de cada mês, até outubro, sempre às 18h. Além de ver pela emissora, o público poderá acompanhar a atração nos canais do YouTube do projeto e da TV pública baiana.
A série de quatro programas traz temáticas sobre trajetórias, discussões e a produção artística e intelectual protagonizada por mulheres, e debaterá uma ideia central marcada por conversas livres, escutas e trocas.
O primeiro encontro vai abordar o tema “Afetividades”, e terá como convidadas a arquiteta e urbanista Joice Berth; a multiempresária Ana Paula Xongani e a chef de cozinha e comunicadora baiana, Lili Almeida. O programa falará, entre outras questões, sobre o direito e a importância de amar e ser amada, autocuidado, autoestima, solidão, relacionamentos abusivos e culpa materna.
No segundo programa, em 29 de agosto, Eliane Potiguara e Sandra Benites, lideranças e intelectuais de diferentes povos brasileiros, falarão sobre suas trajetórias e as propostas das mulheres indígenas para um mundo melhor em “Originárias”.
No terceiro encontro, em 26 de setembro, o tema abordado será “Mulheres e Ciência”, com a mestra e doutoranda em estudos feministas, Carla Akotirene; e a primeira mulher negra brasileira doutora em Física, Sônia Guimarães. Elas conversam sobre as importantes contribuições das mulheres no meio científico brasileiro e mundial, apesar de serem minoria e, muitas vezes, não reconhecidas.
No dia 31 de outubro, o último programa, sobre “Afrofuturos”, trará as perspectivas das artistas negras sobre o presente, e apontando para o futuro. As convidadas serão a fundadora da Inventivos, plataforma de aprendizagem para o futuro do trabalho, Monique Evelle; a cantora Margareth Menezes e a rapper, historiadora, turbanista e escritora Preta Rara. As participantes contarão como os desdobramentos do conceito de afrofuturismo servem para provocar conversas entre mulheres pretas brasileiras, de diferentes idades e trajetórias, diaspóricas, com identificações.
A nova temporada pode ser acompanhada na TVE também em horário alternativo às terças-feiras, às 22h30.
Notícias relacionadas
Notícias Mais Lidas da Semana
Buscar
GastrôBahia - por Cris Montenegro

GastrôBahia: Check list de um evento de sucesso
11/11/2021 15:00
A retomada das atividades econômicas e, em especial, dos eventos, tem feito com que os profissionais do segmento inovem cada vez mais e surpreendam os convidados em momentos tão esperados. Com mais de uma década de atuação no setor, a chef Fernanda Possa - que lidera ao lado de Juliana Bacelar um buffet que leva o seu nome e assina grandes festas por todo o país – fala sobre de um dos mais importantes elementos das celebrações, dando dicas que tornam a comemoração inesquecível. “O buffet é uma das principais colunas da festa. A gastronomia encanta os convidados. Daí o porquê de nos preocuparmos com cada detalhe”, frisa Fernanda.
Blog do Preto no BN

Blog do Preto: Especialista fala sobre o trabalho e a eficácia do Personal Trainer a distância
23/04/2021 17:13
Imagino que, nesta pandemia, o medo de se expor na rua somado às restrições de funcionamento das academias esteja tornando a tarefa de cuidar do corpo uma missão quase impossível. As funções de quase todos nós, ao menos, se duplicaram - em especial as dos homens casados e com filhos -, andamos exaustos e, muitos de nós, engordamos bastante. Trata-se, portanto, mais de uma necessidade de cuidar da saúde, do bem-estar e do emocional do que de cultuar o corpo.