Funceb celebra cinquentenário de morte do crítico de cinema Walter da Silveira
Foto: Reprodução / Setaro's Blog

A Fundação Cultural do Estado da Bahia, através da Cinemateca da Bahia, coordenação de sua Diretoria de Audiovisual (Dimas/Funceb), promove durante os meses de outubro e novembro uma programação especial para marcar a memória do fundador e programador do Clube de Cinema da Bahia, Walter da Silveira, que este ano completa 50 anos de morte.

 

O soteropolitano Walter da Silveira foi crítico de cinema, militante político, professor, historiador, cineclubista, ensaísta e advogado formado pela Faculdade de Direito da Bahia em 1935, sendo reconhecido como advogado das causas populares. Em 1950 fundou o Clube de Cinema da Bahia, além de ter organizado festivais de cinema e um Curso de Cinema em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA).

 

Conhecido como o “guru” do cinema novo da Bahia, Walter da Silveira foi um agente fundamental na formação de cineastas e pesquisadores do período que ficou conhecido como o Ciclo Baiano de Cinema. Ele nomeia a Sala de Cinema Walter da Silveira, administrada pela Diretoria de Audiovisual da Funceb, única sala de cinema gratuita em funcionamento no estado.

 

PROGRAMAÇÃO
A programação do evento é divida em duas partes. A primeira é a Sessão Cinemateca da Bahia – O legado de Walter da Silveira, que exibirá o filme “A Grande Feira” (1961), dirigido por Roberto Pires. A Sessão acontece no dia 25 de outubro, às 21h, na TVE Bahia.

 

A segunda parte da programação será os webinários “Diálogos Audiovisuais – Ano III – O legado de Walter da Silveira”, que acontecem de 3 a 5 de novembro, sempre às 19h, no canal da Funceb no youtube. No primeiro dia será lançado o livro “Walter da Silveira e o cinema moderno no Brasil”, organizado por Cyntia Nogueira, professora da Universidade Federal do Recôncavo Baiano.

 

A programação segue nos dias seguintes com debates e diálogos acerca do legado cinematográfico deixado por Walter da Silveira. Os eventos acontecem em parceria com a Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba), com o curso de Cinema e Audiovisual da Universidade do Recôncavo Baiano (UFRB) e com a TV Educativa da Bahia. 

 

Confira a programação:

O que: Sessão Cinemateca da Bahia – O legado de Walter da Silveira
Quando: 25 de outubro (domingo), às 21h
Local: TVE (www.tve.be.gov.br)
Filme: “A Grande Feira” (1961), de Roberto Pires

 

O que: Webnários - Diálogos Audiovisuais – Ano III – O legado de Walter da Silveira
Lançamento de livro e debates | Apresentação de Flávia Goulart Rosa (Edufba)
Quando: 3 de novembro (terça-feira), às 19h
Mesa 1 - Lançamento livro “Walter da Silveira e o cinema moderno no Brasil”, organizado pela professora da UFRB, Cyntia Nogueira
Apresentação: Flávia Goulart Rosa (Edufba)
Participantes: Cyntia Nogueira e Euclides Santos Mendes (comentador) (UESB)
Mediação: Rafael Carvalho (UNEB)

 

O que: Webnários - Diálogos Audiovisuais – Ano III – O legado de Walter da Silveira
Debates
Quando: 4 de novembro (quarta-feira), às 19h
Mesa 2 - A crítica e os caminhos do cinema brasileiro: diálogos de Walter da Silveira com Alex Viany, Paulo Emílio Sales Gomes e Glauber Rocha
Participantes: Arthur Autran (Ufscar), Adilson Mendes (Anhembi/Morumbi) e Cláudio Leal (jornalista).
Mediação: Manuela Muniz (UNEB)

 

O que: Webnários - Diálogos Audiovisuais – Ano III – O legado de Walter da Silveira
Debates
Quando: 5 de novembro (quinta-feira), às 19h
Mesa 3 - Walter da Silveira, o Clube de Cinema e a invenção do cinema na Bahia
Participantes: Izabel Melo (UNEB), Cyntia Nogueira (UFRB), Luís Alberto Rocha Melo (UFJF).
Mediação: Milene Gusmão (UESB)

Histórico de Conteúdo