'Olorum': Mateus Aleluia entra na parada de rádios mundiais com novo álbum

O álbum "Olorum", do músico baiano Mateus Aleluia, está na lista de mais tocados nas rádios de world music e das rádios independentes norte-americanas. Lançado este ano, o disco é o terceiro álbum solo da carreira do ex-tincoã de 77 anos.
Segundo o portal El Cabong, Aleluia entrou, neste mês de setembro, na Transglobal World Music Chart, uma parada de álbuns mais tocados por radialistas de world music pelo mundo. Ele entrou na parada pela primeira vez esse mês com "Olorum" ocupando a 26ª posição. O primeiro lugar em setembro ficou com a cantora persa Mahsa Vahdat.
Além de Mateus Aleluia, outra personalidade brasileira que aparece na lista é a cantora Céu, que emplacou seu disco "Apká!" há algumas semanas. O disco foi gravado em estúdio e lançado em 2019. Céu já havia North American College and Community Radio Chart (NACC), lista de mais tocados das rádios universitários e comunitárias dos EUA.
Aleluia também aparece na lista de mais tocados de world music na NACC este mês. A estreia dele foi na 10ª posição, junto com Toots and The Maytals, Tamikrest e Modou Toré. A parada das rádio norte-americanas de world music foi liderada em setembro pela cantora Nahawa Doumbia, do Mali.
Notícias relacionadas
Notícias Mais Lidas da Semana
Buscar
GastrôBahia - por Cris Montenegro

GastrôBahia: Workshop de hambúrguer em Salvador
18/01/2021 15:00
Evento da Bons de Fogo será ministrado pelo chef Tadeu do Canal Rango.
Utopia Pop - por Deivide Sacramento

Utopia Pop: Com 40 anos de carreira, Björk continua sendo esnobada pelo Grammy
17/09/2020 11:30
O no Grammy encerrou recentemente o prazo para as submissões da premiação que será realizada em 2021, e a coluna está dando oficialmente a largada para falar sobre as apostas desta que é considerada o Oscar da música.
Raça, Saúde e Sociedade - Por Adelmo Filho

Coluna Raça: Quilombos de afeto - o dengo que toda mulher negra precisa ter
17/12/2020 14:20
Um dos assuntos mais importantes para discutirmos, é sobre o AFETO. Então, o que é o afeto? Ele tem cor? Gênero ou classe social? Sexualidade ou medida corporal? Para entender melhor convidamos a Doutora em Sociologia Bruna Cristina Jaquetto Pereira, que se debruça no estudo das trajetórias afetivo-sexuais de mulheres negras. Enquanto realizava pesquisas sobre violência contra mulheres negras, pôde perceber que a violência contra a mulher estava além das agressões físico-corporais, como por exemplo, o fato de muitos homens se recusarem a dar as mãos às mulheres, sendo mais uma forma de violência, que gera sofrimento psíquico. Isso a levou a aprofundar-se na temática das relações afetivo-sexuais, com foco no corpo da mulher negra.
Dose de Conhecimento - por Raimundo Freire

Dose de Conhecimento: Você sabe cozinhar com cachaça?
17/12/2020 10:50
A cachaça é um ícone brasileiro e já conquistou o status de um bom destilado ao redor do mundo. Deixou de ser uma bebida popular e hoje circula em diversos ambientes – da mesa dos bares mais simples até ao setor de ingredientes das cozinhas mais requintadas. Confira algumas dicas importantes de como aproveitar o melhor desse verdadeiro patrimônio nacional.