Carreiras UniFTC: A Telemedicina na Medicina Veterinária
Vivemos em um mundo tecnológico. Atualmente praticamente tudo que fazemos envolve o uso de tecnologia. A tecnologia transforma continuamente o nosso modo de viver, permitindo facilidades e, ao mesmo tempo, tornando a rotina mais complexa.
Com os avanços tecnológicos conseguimos pagar as contas, comprar alimentos, roupas, sapatos, assistir e ministrar aulas, sem estar fisicamente em bancos, shoppings, mercados ou salas de aula. Basta ter acesso a um celular, tablet ou computador com acesso a internet. Na área da Saúde não seria diferente, já que a tecnologia invade cada vez mais os procedimentos médicos como um agente facilitador e otimizador de resultados.
A primeira experiência do Brasil com a Telemedicina foi no início da década de 1990, embora nos últimos anos esta modalidade tenha avançando de forma significativa, como demonstrado durante a pandemia da Sars-Cov-2 (Covid-19).
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Telemedicina é a oferta de serviços ligados aos cuidados com a saúde, nos casos em que a distância é um fator crítico. Em sentido mais amplo, podemos dizer que a Telemedicina é o uso de tecnologias de informação e comunicação na saúde, viabilizando a oferta de serviços ligados aos cuidados com a saúde, ampliando a atenção e a cobertura ao paciente, principalmente nos casos da impossibilidade da presença física do profissional no local de atendimento, devido à distância ou a condições climáticas adversas.
A Telemedicina Veterinária foi regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária através da resolução n° 1.465, de 27 de junho de 2022. Dentro das modalidades podemos citar a teleconsulta, o telemonitoramento, a teletriagem, a teleorientação, a teleinterconsulta e o telediagnóstico, que permitem que os pacientes sejam consultados, triados, orientados, monitorados ou recebam laudos de exames de imagem, auxiliando no diagnóstico de forma remota.
Para a validação legal da teleconsulta é necessário que em algum momento tenha ocorrido um atendimento presencial devidamente registrado em prontuários, estabelecendo uma relação prévia entre o veterinário, o animal e o tutor.
Nem todos os atendimentos podem ser realizados através da Telemedicina: as principais limitações são os casos de emergência devido às manobras específicas que precisam ser realizadas no paciente, os equipamentos necessários e as medicações de uso controlado que devem ser usadas apenas em âmbito hospitalar.
*Gisele Batista Carvalho é Médica Veterinária especializada em Clínica Médica de Pequenos Animais e docente da Rede UniFTC.
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