Terça, 25 de Dezembro de 2018 - 16:00

Crescimento do Turismo na Bahia

por Luciano Lopes

Crescimento do Turismo na Bahia
Foto: Divulgação

O turismo é um dos setores que mais cresce no Brasil, movimentando direta e indiretamente uma quantia incalculável, gerando emprego e renda e fomentando a economia do país e precisa ser vista como uma aliada para o crescimento do país. Este ano tivemos o fechamento de uma grande rede hoteleira em Salvador, que foi o Othon Palace Hotel, mas em compensação a vinda do Hotel Fasano trouxe novas perspectivas para o trade.

 

A Prima Empreendimentos, empresa brasileira com mais de 13 anos de atuação no mercado turístico e imobiliário, trouxe para Salvador a primeira unidade hoteleira da rede Fasano no Nordeste, implementando um novo conceito de luxo em hospitalidade na Bahia. O Hotel inaugurado recentemente funciona no edifício emblemático que abrigou durante 45 anos, a primeira sede própria do jornal A Tarde, tombado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) como Bem Cultural da Bahia e está localizado na Praça Castro Alves, berço do Centro Histórico.

 

O Hotel Fasano além de fomentar a economia local, gerando 200 empregos diretos e indiretos, revitalizou e valorizou ainda mais o Centro Histórico e está movimentando o turismo na região.

 

Acreditando no crescimento do turismo na Bahia, a Prima está investindo no Destino Baixio, no Litoral Norte Baiano, no município de Esplanada. O projeto de longa duração contempla a construção de um complexo turístico e imobiliário na região, que abrigará imóveis residenciais, centro comercial, hotel boutique, clube, pousadas e mais um Hotel da rede Fasano. A ideia é fazer frente a redutos vizinhos como Praia do Forte e, mais ao Sul, Trancoso. A primeira etapa deste projeto está prevista para ser entregue no final de 2019, e consiste em um condomínio com apartamentos de dois e três quartos, além de casas com até 250 m² e o centro comercial.

 

Aliado a isso, temos o trabalho da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-BA) que realizou este ano diversas ações promocionais como: o Road Show (em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo – Secult), FAM Show de Agentes de Viagem, FAM Show para operadores de viagem, Rodada de Negócios, Hospitality Experience (conhecido como Fórum Baiano da Hotelaria) e trouxe para Salvador o Conotel 2020, tudo isso para divulgar o destino Salvador nos principais pólos emissores, estimular o crescimento e a retomada do setor.

 

Estas ações mostram que estamos no caminho certo, nos 11 primeiros meses (de janeiro a novembro) de 2018 verifica-se ocupação média de 61,93% representando um incremento de 10,41% em relação ao mesmo período do ano anterior de 56,09%. A Diária Média nesse período permaneceu praticamente estável (R$ 226,51 em 2018 e R$ 226,26 em 2017), enquanto o Revpar (indicador ponderado de taxa de ocupação e diária média) cresceu 10,54 %, passando de R$ 126,92 (2017) para R$140,29 (2018). Esta ocupação de janeiro a novembro de 2018 supera a ocupação do ano inteiro de 2017.

 

A Hotelaria Baiana tem muito potencial para continuar crescendo, e a Prima e a ABIH-BA vão continuar investindo no crescimento e no fortalecimento do turismo. Desejo a todos um Feliz Natal e um próspero Ano Novo! 

 

*Luciano Lopes é diretor executivo da Prima Empreendimentos e diretor de Marketing da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia

 

*Os artigos reproduzidos neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do Bahia Notícias

Histórico de Conteúdo