Viver Bem: 30% dos trabalhadores brasileiros sofrem de 'esgotamento profissional'
Exaustão emocional, dores de cabeça e musculares, trabalho excessivo são alguns dos sintomas associados constantemente ao estresse do dia a dia. Se esse fosse o principal problema o tratamento até seria mais fácil, mas todas essas características podem ser alguns dos sinais da síndrome de Burnout, que é conhecida como a síndrome do esgotamento profissional. De acordo com pesquisa realizada pela International Stress Management Association (Isma), 30% dos mais de 100 milhões de trabalhadores brasileiros sofrem com o problema.

Leia mais

Viver Bem: Relação de avós e netos faz bem para a saúde e aumenta a longevidade
Pesquisas em todo o mundo comprovam: a relação de avós e netos faz bem para a saúde e aumenta a longevidade. Esse contato tem um efeito bastante positivo na vida dos dois. As crianças se tornam mais bondosas, generosas e apresentam menores taxas de ansiedade e depressão no futuro, além de aumentar o desempenho escolar, a autoestima, a inteligência emocional e ajuda a fazer ou manter amigos.

Leia mais

Viver Bem: Pacientes com transtorno bipolar desconhecem doença por negligenciar sintomas
O transtorno bipolar, tradicionalmente designada Doença Maníaco-Depressiva, é uma doença psiquiátrica caracterizada por variações acentuadas do humor, com crises repetidas de depressão e mania. Essas oscilações de humor podem ser muito rápidas e podem ocorrer com muita ou pouca frequência, podendo ser graves, moderadas ou leves.

Leia mais

Viver Bem: Quando prevenir é o melhor remédio - a importância de consultas regulares
Não há "dito" mais literal: prevenir é o melhor remédio. Desde os primeiros dias de vida até a fase adulta, cuidar da saúde por meio da prevenção é o melhor caminho para manter uma vida saudável e evitar idas a emergências de hospitais, um fato comum quando consultas regulares a clínicas médicas são ignoradas. Doenças mais graves como câncer, diabetes, problemas vasculares e cardiológicos são alguns dos males que, se diagnosticados precocemente, podem salvar vidas.

Leia mais

Quinta, 06 de Julho de 2017 - 10:00

Viver Bem: Bacalhau é fonte de vitaminas e minerais

Viver Bem: Bacalhau é fonte de vitaminas e minerais
Com baixo nível de colesterol e rico em ferro, magnésio e fósforo, o bacalhau é um dos ingredientes mais consumidos na gastronomia de todo o mundo. Sabe-se, que o consumo de peixes é mais saudável e ele são importantes fontes de proteínas de alto valor biológico.

Leia mais

Quinta, 29 de Junho de 2017 - 10:00

Viver Bem: Você está preparado para adotar?

Viver Bem: Você está preparado para adotar?
O Brasil é um dos países que mais tem crianças em situação de vulnerabilidade ou para a adoção, resultado das desigualdades sociais que marcam a sociedade e aprofundam as mazelas. Segundo o Cadastro Nacional de Adoção (CNA), existem cerca de 5.500 crianças em condições de serem adotadas e 30.000 famílias na lista de espera.

Leia mais

Fogueiras e fogos de artifícios podem causar ou agravar problemas respiratórios
No mês do São João, pode-se desfrutar de muitas delícias gastronômicas e de festas para lá de divertidas, mas cuidados devem ser tomados durante o arraiá. Nessa época, as fumaças das fogueiras e dos fogos de artifícios podem causar sérios problemas à saúde. Dr. Sidney Souteban, alergologista do Hapvida, alerta que essa fumaça – que é um misto de gases nocivos à saúde - pode provocar quadros de asma ou até mesmo um grave estado de intoxicação.

Leia mais

Viver Bem: Saiba como aproveitar as 'tentações' juninas sem problemas para a saúde
Junho é, sem dúvida, um dos meses mais festivos e alegres do ano, especialmente no Nordeste brasileiro, onde as festas em homenagem a Santo Antônio, São João e São Pedro mexem com as pessoas e com a economia local. Os arraiais contam com apresentações de quadrilhas, bandas de forró e sertanejo, e, claro, comidas típicas, as deliciosas tentações juninas.

Leia mais

Viver Bem: Glaucoma atinge pessoas de todas as idades e pode levar à cegueira irreversível
Com a saúde não se brinca, principalmente quando se trata de um dos sentidos mais importantes para o ser humano: a visão. O glaucoma é uma das doenças oftalmológicas de maior incidência em todo o mundo e a maior causa de cegueira irreversível, de acordo com a Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG). A doença costuma atingir pessoas a partir dos 40 anos, mas, em regra, a patologia pode ocorrer em qualquer idade, dependendo apenas de uma causa que aumente significativamente a pressão intraocular.

Leia mais

Viver Bem: Previna-se das doenças características do outono
O outono é o período de transição do verão para o inverno e caracteriza-se pela redução gradativa das temperaturas e diminuição da umidade do ar. Desta forma, a estação, que segue até o dia 21 de junho, aumenta o número de casos de doenças respiratórias infecciosas, inflamatórias e alérgicas, tais como gripes, rinites, sinusites, bronquite e asma, dentre outras. O ar mais frio, as mudanças bruscas de temperatura, e a convivência em ambientes fechados são os grandes responsáveis pelo aumento do número de casos destas doenças nessa época do ano.

Leia mais

Histórico de Conteúdo