Daniela Mercury fará show em chegada da tocha em Brasília
Foto: Elias Dantas / Ag. Haack / Bahia Notícias
A tocha olímpica chegará ao Brasil, mais especificamente à Brasília, nesta terça-feira (3). A chama, que passará por 83 cidades no território brasileiro, contará com uma recepção especial. Às 21h, a baiana Daniela Mercury fará um show na Esplanada dos Ministérios.

Através de sua conta no Instagram, a própria cantora anunciou a novidade. “Terça-feira, dia 3 de maio, a tocha olímpica chegará em Brasília e será recebida com música brasileira. O evento começa durante a tarde e eu encerro com um show eletrizante, para mostrar a energia do nosso povo e a alegria de receber as Olimpíadas”, postou a cantora, numa montagem na qual ergue o símbolo olímpico.
 
Quinta, 28 de Abril de 2016 - 21:07

Bahia enfrenta o América-MG na segunda fase da Copa do Brasil

por Ulisses Gama

 Bahia enfrenta o América-MG na segunda fase da Copa do Brasil
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia
O Bahia já conhece o seu próximo adversário na Copa do Brasil. Na noite desta quinta-feira (28), o América Mineiro venceu o Red Bull Brasil-SP por 3 a 2 no estádio Independência, em Belo Horizonte, e garantiu a sua passagem para a segunda fase da competição nacional, onde enfrentará o tricolor baiano. As datas das partidas ainda será oficializadas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Bahia faz proposta de compra por zagueiro Jackson, do Internacional
Foto: Divulgação
Depois de acertar a contratação do meia Renato Cajá, o Bahia segue em busca de reforços para o Campeonato Brasileiro da Série B. O nome da vez é o zagueiro Jackson, que atualmente está no Internacional e se destacou em 2014 com a camisa do Goiás.
 
De acordo com informações do jornal Correio, a direção tricolor fez uma proposta de compra e negocia diretamente com a diretoria do clube gaúcho. Com passagens por Criciúma, Ituano e Náutico, Jackson poderá ser o segundo reforço para o setor. Até o momento, o Bahia só contratou Lucas Fonseca na posição.
Botafogo jogará em arena móvel no período das Olimpíadas
C. Eduardo Pereira, presidente do clube e Jeferson | Foto: Vitor Silva/SSPress
O Botafogo anunciou que jogará no Rio de Janeiro durante os Jogos Olímpicos, em agosto. O interessante é que as partidas não serão realizadas nem no Maracanã, em São Januário ou Engenhão. O clube fechou uma parceria para montar uma arena móvel com capacidade para 18 mil pessoas.

De acordo com o UOL Esportes, as instalações serão montadas no estádio da Portuguesa (RJ), no bairro da Ilha do Governador. Contudo, para deixar o espaço em condições de receber os jogos, o Botafogo terá que fazer ajustes na arquibancada e no gramado, o que fará o time jogar em outros locais nesse período.
Quinta, 28 de Abril de 2016 - 19:55

Bahia acerta com o meia Renato Cajá para a disputa da Série B

por Ulisses Gama

Bahia acerta com o meia Renato Cajá para a disputa da Série B
Renato Cajá se destacou na Ponte em 2015 | Foto: Divulgação
O Bahia fechou nesta quinta-feira (28) a sua 13º contratação para a temporada de 2016 e a primeira para a disputa do Campeonato Brasileiro da Série B. Trata-se do meia Renato Cajá, que estava sem time desde que rescindiu contrato com o Sharjah FC, dos Emirados Árabes. O jogador, que estava na pauta de equipes como Ponte Preta, Santa Cruz e Vitória, chega ao Esquadrão com vínculo até o ano de 2017. Revelado nas categorias de base do Mogi Mirim, o jogador de 31 anos acumula passagens por Grêmio, Botafogo, Guangzhou Evergrande, Kashima Antlers  Vitória, Bursaspor e Ponte Preta. No clube de Campinas, o atleta se destacou durante o primeiro turno do Campeonato Brasileiro da Série A do ano passado, quando marcou cinco gols e efetuou duas assistências. Cajá, inclusive, é o responsável por ter marcado o primeiro gol da Arena Fonte Nova, quando vestia a camisa do Vitória. A expectativa é de que o jogador dê início aos trabalhos a partir da próxima semana.
Após declarações, psicólogo critica Dunga: 'Precariedade intelectual de dar dó'
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
O treinador Dunga recebeu duras críticas de um psicólogo após algumas declarações dadas nesta semana. No evento “Somos Futebol”, promovido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o técnico da Seleção Brasileira criticou a atuação dos psicólogos no ambiente do vestiário brasileiro.

Indagado sobre o trabalho da psicologia sobre os jogadores de futebol, Dunga foi taxativo. "Será que o jogador irá abrir o coração para alguém que ele nem conhece? Será que ele [psicólogo] vai contar para o dirigente? Será que ele vai contar para o treinador?", declarou na ocasião. 

Para Renato Miranda, Doutor em Psicologia do Esporte pela Universidade Gama Filho e professor da Universidade Federal de Juíz de Fora (UFJF), Dunga revelou ter ignorância sobre o assunto. Pelo que lemos, o problema é a ignorância total sobre o tema. A crítica que ele faz não é da Psicologia do Esporte. Ele confunde Psicologia Clínica, ou algo próximo disso, com Psicologia do Esporte. Quando o Dunga diz isso e ainda dá suporte a essa ignorância afirmando que ele é autêntico e sincero, desculpe-me, mas isso não tem nada de autenticidade. Nem de sinceridade. Isso na verdade serve como um escudo para proteger a ignorância que a pessoa tem sobre determinado assunto, e por ter um ego muito forte, ser um ególatra, essa pessoa não consegue discernir a ignorância de um tema da sua própria capacidade de julgar algo que desconhece. Eu sou ignorante em vários temas, como Física Quântica, por exemplo. Aí eu vou dizer que Física Quântica é bobagem?”, disse o psicólogo, em entrevista ao GloboEsporte.com. “A discussão do Dunga tem eco porque ele é o técnico de uma das melhores seleções de futebol do mundo. Só que é de uma precariedade intelectual de dar dó”, disse.

Para Renato, o fator psicológico foi fundamental para o fracasso na Copa do Mundo de 2014, quando a Seleção sofreu a goleada mais vexatória de sua história: 7 a 1 contra a Alemanha, no Mineirão, pelas semifinais do torneio. “Temos que ter discernimento para ver o que está acontecendo. Por isso que atleta fica chorando igual criança na hora do hino, em vez de estar feliz por estar participando de uma Copa. Por isso que na hora do pênalti fica tremendo e chorando”, desabafou.
Quinta, 28 de Abril de 2016 - 19:00

Pista de atletismo do Engenhão é entregue e só aguarda homologação

por Marcio Dolzan | Estadão Conteúdo

Pista de atletismo do Engenhão é entregue e só aguarda homologação
Foto: Divulgação
A pista de atletismo que receberá o jamaicano Usain Bolt nos Jogos Olímpicos do Rio, em agosto, já está pronta. A instalação da nova pista, que circunda o gramado do Engenhão, foi concluída no início desta semana e agora espera apenas a homologação da Associação das Federações Internacionais de Atletismo (IAAF, na sigla em inglês), para ser liberada.

A informação foi confirmada à Agência Estado nesta quinta-feira pelo Comitê Rio-2016. "Ficou pronta na segunda-feira. Falta a homologação, que deve acontecer na semana que vem", afirmou Gustavo Nascimento, diretor de Gestão de Instalações do Rio-2016. "Os consultores irão vistoriá-la, e a confirmação (da homologação) vem com a primeira competição."

O local sediará o Campeonato Ibero Americano de Atletismo entre os dias 14 e 16 de maio. A competição servirá como evento-teste da modalidade. O campeonato terá entrada franca, mas contará com restrições de acesso em função de obras pela qual passa o estádio. A principal delas é a instalação de 15 mil assentos temporários nas áreas localizadas atrás dos dois gols.
Quinta, 28 de Abril de 2016 - 18:45

Herói da partida, Wesley celebra triunfo sobre o Vitória: 'Deus me abençoou'

por Glauber Guerra

Herói da partida, Wesley celebra triunfo sobre o Vitória: 'Deus me abençoou'
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
O volante Wesley, do Bahia, foi protagonista no triunfo por 1 a 0 sobre o Vitória, nesta quinta-feira (28), no Barradão, pela primeira partida da final do Campeonato Baiano Sub-20. O camisa 7 foi o autor do gol marcado aos 43 minutos do segundo tempo. Após o jogo, ele expresso sua felicidade.

“Deus me abençoou. Foi uma semana muito forte e professor pedindo dedicação. Eu apareci e pude fazer o gol. Graças a Deus deu tudo certo”, disse o atleta, em entrevista ao Bahia Notícias.

Apesar da felicidade pelo resultado, Wesley não se deixou levar pela empolgação e pediu foco ao time para o jogo de volta marcado para a próxima quinta (5), às 16h, em Pituaçu. Para conquistar o título estadual, o Tricolor pode perder por um gol de diferença.

“Não tem nada ganho. Temos que continuar com o mesmo foco, pois na semana que vem temos outra batalha”, finalizou.
Villarreal, vence Liverpool e joga pelo empate na Liga Europa; Shakhtar e Sevilla empatam
Foto: Reprodução / Europa League
O Villarreal (ESP) conseguiu uma vitória heroica contra o Liverpool (ING) pela primeira partida da semifinal da Liga Europa. Jogando no El Madrigal, o time espanhol atuou melhor durante os 90 minutos, mas só conseguiu a vitória por 1 a 0 aos 48 minutos do segundo tempo, com o gol de Adrián Lopez. 

Com esse resultado, o Submarino Amarelo pode empatar no próximo jogo, em Anfield Road, que se classificará para a final do torneio continental. Para Jurgen Klopp e sua equipe passarem de fase, na próxima quinta-feira (5), têm que vencer por dois ou mais gols de diferença. O Villarreal pode até se classificar com uma derrota, contanto que seja por um gol de diferença e marcando gols.

O vencedor desse confronto enfrenta Shakhtar Donetsk (UCR) ou o atual campeão Sevilla (ESP), que empataram por 2 a 2, na Ucrânia. Destaque para o brasileiro e ex-são-paulino Marlos, que marcou um dos gols dos ucranianos.

Os Sevilla receberá o Shakhtar também na quinta e pode empatar por 0 a 0 ou 1 a 1, que passa para a sua terceira final seguida. Para não seguir para a próxima fase, o atual bicampeão tem que perder, ou empatar com placares acim de três gols. O 2 a 2 leva a partida para os pênaltis
Quinta, 28 de Abril de 2016 - 18:25

Hernane lembra sequência sem vencer Ba-Vi e garante: 'Vai ser uma nova história'

por Ulisses Gama

Hernane lembra sequência sem vencer Ba-Vi e garante: 'Vai ser uma nova história'
Foto: Ulisses Gama / Bahia Notícias
O Bahia entrará em campo pela primeira partida da final do Campeonato Baiano buscando apagar a sequência de jogos sem vencer o Vitória. De 2014 até hoje, foram sete partidas, com três empates e quatro triunfos rubro-negros. Por este motivo, o atacante Hernane aponta um certo favoritismo para o arquirrival, mas garantiu que o tempo sem vencer ficará para trás quando a bola rolar.
 
"Hoje tem sim pela sequência de jogos que o Bahia não ganha do Vitória. Creio que o favoritismo está do lado de lá, não esquecendo que temos a vantagem. Mas o que passou é passado. Agora vai ser uma nova história e uma nova partida. O torcedor do Bahia pode esperar que vamos fazer um resultado positivo", afirmou.
 
Quando vestiu a camisa do Flamengo, Hernane foi efetivo durante os clássicos no Rio de Janeiro. Entrevistado na tarde desta quinta-feira (28), no Fazendão, ele mostrou o seu apreço por esse tipo de partida e revelou a sua expectativa para marcar.
 
 Eu tenho um bom número em clássicos no Rio de Janeiro. Espero marcar aqui também. É um jogo que esperei para jogar. É um jogo que todo jogador prepara o algo a mais. É diferente de qualquer partida. Tem que preparar a semana toda para estar 100% focado para a partida.
 
Nos três primeiros dias de treinamento, o jogador se dedicou ao tratamento de um trauma no pé direito e somente hoje realizou um treinamento com bola (confira). Hernane comentou a sua primeira atividade focada no Ba-Vi.
 
"O primeiro treino foi bem tranquilo, não foi forte. Mas a preparação começa na semana, desde que acabou o jogo da semifinal, o foco já era totalmente no Ba-Vi. Não só eu, mas toda equipe", declarou o jogador, que já se colocou entre os onze e minimizou a lesão que o afastou anteriormente.
 
"Eu vi que só foi uma pancada. Fiz exame e vi que não era nada sério. Era coisa de cinco, seis dias. Já conversei com doutor. Tenho mais dois ou três dias antes do jogo para me preparar e ficar 100% para a partida", completou.
Técnico do Vitória sub-20 considera revés injusto, mas não desanima: 'Vamos reverter'
Vitória sub-2o foi derrotado pelo Bahia| Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
O Vitória perdeu por 1 a 0 para o Bahia nesta quinta-feira (28), no Barradão, pelo primeiro jogo da final do Campeonato Baiano Sub-20. Para Hamilton Mendes o placar foi injusto.

“O placar justo teria sido 0 a 0. Fizemos um jogo bom. O Bahia é um time mais velho, mais forte e mais jogado. É um jogo de 180 minutos. O primeiro tempo já foi. Agora é focar na etapa final”, disse Mendes, em entrevista ao Bahia Notícias.

Com o revés, o Vitória vai precisar vencer o arquirrival Bahia por pelo menos dois gols de diferença para conquistar o título, no jogo de volta marcado para a próxima quinta (5), às 15h, em Pituaçu. Mesmo assim, o treinador Rubro-negro não desanima.

“Não tem nada perdido. A gente tem plena condições de reverter. É ir focado para o jogo em Pituaçu e acredito que vamos reverter esse resultado”, concluiu.
Quinta, 28 de Abril de 2016 - 18:05

Aroldo Moreira comemora triunfo sobre o Vitória, mas ressalta: 'Não tem nada ganho'

por Glauber Guerra

Aroldo Moreira comemora triunfo sobre o Vitória, mas ressalta: 'Não tem nada ganho'
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
O técnico Aroldo Moreira, do Bahia sub-20, comemorou o triunfo por 1 a 0 sobre o Vitória, nesta quinta-feira (28), no Barradão, pela primeira partida da final do Campeonato Baiano da categoria. O resultado positivo só veio aos 43 minutos do segundo tempo com gol marcado pelo volante Wesley.

“Foi um jogo emocionante. O segundo tempo foi bacana. Marcos bem e conseguimos inúmeras oportunidades, mas aproveitamos apenas uma”, disse Aroldo, em entrevista ao Bahia Notícias.

Com o triunfo, o Tricolor aumentou a vantagem e agora pode perder até por 1 a 0 no jogo de volta para ficar com o título. Mas Aroldo Moreira evita o clima de euforia.

“Não tem nada ganho. Temos que respeitar. E saber que clássico é sempre duro. É pedir que Deus nos abençoe e ganhar esse título. Já está na hora do troféu voltar para o sub-20 do Bahia”, finalizou.

Bahia e Vitória voltam a se enfrentar na próxima quinta (5), às 15h, em Pituaçu.
Quinta, 28 de Abril de 2016 - 18:00

Atletismo convoca Murer para evento-teste, mas deixa Thiago Braz de fora

por Estadão Conteúdo

Atletismo convoca Murer para evento-teste, mas deixa Thiago Braz de fora
Foto: Marcos Ribolli / GloboEsporte.com
A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) anunciou nesta quinta-feira (28) a convocação de 94 atletas para a disputa do Campeonato Ibero-Americano, que será realizado de 14 a 16 maio na pista do Engenhão, no Rio, como evento-teste do Estádio Olímpico para os Jogos do Rio. A lista conta com Fabiana Murer, principal nome do atletismo brasileiro na atualidade, mas tem a ausência da Thiago Braz, também do salto com vara.

De forma geral, a convocação contempla os dois melhores brasileiros de cada prova a partir do ranking nacional de 2016. Mas a maior parte dos atletas que têm índice para os Jogos Olímpicos do Rio e não estão na ponta do ranking do ano também foi convocada.

"Os atletas qualificados para os Jogos estão mais empenhados na preparação do que em marcas nesta fase", argumenta Antonio Carlos Gomes, superintendente de Alto Rendimento da CBAt.

Chama a atenção a ausência de alguns nomes, como Vitor Hugo Santos (100m), Thiago Braz (salto com vara) e Ana Cláudia Lemos (100m). Essa última ainda está suspensa preventivamente por doping, ainda que tenha sido apenas advertida em primeiro julgamento. As demais ausências não foram explicadas.

O Ibero-Americano não vai contar com as provas mais longas do atletismo: maratona e marcha atlética 50km. Juntas, essas duas disputas de rua enviarão nove representantes do Brasil para os Jogos Olímpicos do Rio. De resto, a delegação tem 30 atletas com índice - contando Ana Cláudia.

CONFIRA A CONVOCAÇÃO COMPLETA:

Jorge Henrique Vides (Brasil Foods) - 100m e 4x100m
Bruno Lins (FCTE-SP) - 100m, 200m e 4x100m
Ricardo Mário de Souza (BM&FBovespa) - 4x100m
Ailson da Silva Feitosa (Roraima) - 4x100m
Paulo André de Oliveira (Vila Olímpica-ES) - 4x100m
Aldemir Gomes Junior (Vasco da Gama) - 200m e 4x100m
Hugo Balduino de Sousa (BM&FBovespa) - 400m e 4x400m
Pedro Burmann (Sogipa) - 400m e 4x400m
Lucas da Silva Carvalho (Barueri-SP) e 4x400m
Wagner Cardoso (BM&FBovespa) - 4x400m
Hederson Estefani (Pinheiros) - 4x400m
Alexander Russo (BM&FBovespa) - 4x400m
Kleberson Davide (Pinheiros) - 800m
Lutimar Abreu Paes (BM&FBovespa) - 800m e 1.500m
Carlos de Oliveira Santos (Cruzeiro) - 1.500m
André Alberi de Santana (Orcampi) - 3.000m
Willian da Silva dos Santos (Luasa-SP) - 3.000m
Altobeli Santos da Silva (ARPA-SP) - 5.000m e 3.000m c/obstáculos
Ederson Vilela Pereira (ASSEM-SP) - 5.000m
Jean Carlos Dolberth Machado (Pinheiros) - 3.000m c/obstáculos
Eduardo dos Santos de Deus (Orcampi) - 110m c/barreiras
João Vitor de Oliveira (AAARP-SP) - 110m c/barreiras
Gabriel Constantino (Powerade-RJ) - 110m c/barreiras
Eder Antonio de Souza (Orcampi) - 110m c/barreiras
Mikael Antonio de Jesus (FECAM-PR) - 400m c/barreiras
Marcio Soares Teles (Orcampi) - 400m c/barreiras
Hederson Estefani (Pinheiros) - 400m e 400m c/barreiras
Talles Frederico Silva (Pinheiros) - salto em altura
Guilherme Henrique Cobbo (Pinheiros) - salto em altura
Augusto Dutra (BM&FBovespa) - salto com vara
João Gabriel Santos Sousa (Pinheiros) - salto com vara
Mauro Vinicius "Duda" da Silva (BM&FBovespa) - salto em distância
Danylo Santos Martins (ASA São Bernardo) - salto em distância
Jean Cassemiro Rosa (EC Rezende-SP) - salto triplo
Mateus Daniel de Sá (Orcampi) - salto triplo
Darlan Romani (BM&FBovespa) - arremesso do peso
Willian Denilson Dourado (ARPA-SP) - arremesso do peso
Ronald Julião (BM&FBovespa) - lançamento do disco
Carlos Antonino Valle (Pinheiros) - lançamento do disco
Wagner Domingos (BM&FBovespa) - lançamento do martelo
Allan da Silva Wolski (Pinheiros) - lançamento do martelo
Julio Cesar de Oliveira (BM&FBovespa) - lançamento do dardo
Paulo Enrique Alves (ASA São Bernardo) - lançamento do dardo
Alex Aparecido Soares (Orcampi) - decatlo
Anderson Estevão Venâncio (BM&FBovespa) - decatlo
José Alessandro Bagio (AABLU-SC) - 20 km marcha
Moacir Zimmermann (AABLU-SC) - 20 km marcha
Caio Bonfim (CASO-DF) - 20 km marcha

Feminino
Franciela Krasucki (Pinheiros) - 100m, 200m e 4x100m
Bruna Farias (Pinheiros) - 100 m e 4x100 m
Vanusa Henrique dos Santos (BM&FBovespa) - 4x100m
Vitória Cristina Rosa (EMFCA-RJ) - 4x100m
Gabriela Silva Mourão (Brasil Foods) - 4x100m
Kauiza Moreira Venancio (Pinheiros) - 200m e 4x100m
Geisa Coutinho (Orcampi) - 400m - 4x400m
Jailma Sales de Lima (BM&FBovespa) - 400m e 4x400m
Leticia Cherpe de Souza (BM&FBovespa) - 4x400m
Joelma das Neves Sousa (Pinheiros) - 4x400 m
Kamilla Felix Miranda (ASA São Bernardo) - 4x400m
Jessica Roberti da Silva (BM&FBovespa) - 4x400m
Jaqueline Beatriz Weber (AMO-RS) - 800m
Liliane dos Santos Mariano (Pinheiros) - 800m
Erika Oliveira Lima (Pinheiros) - 1.500m e 3.000m c/obstáculos
July Ferreira da Silva (BM&FBovespa) - 1.500m
Juliana Paula dos Santos (BM&FBovespa) - 3.000m
Maria Aparecida Ferraz (LUASA-SP) - 3.000m e 5.000m
Jenifer do Nascimento Silva (Pinheiros) - 5.000 m
Tatiane Raquel da Silva (IPEC-PR) - 3.000m c/obstáculos
Fabiana dos Santos Moraes (Pinheiros) - 100m c/barreiras
Adelly Oliveira Santos (BM&FBovespa) - 100m c/barreiras
Alessandra Santos Silva (AASD-PE) - 400m c/barreiras
Liliane Fernandes (Pinheiros) - 400m c/barreiras
Valdileia Martins (BM&FBovespa) - salto em altura
Julia Cristina Silva (Pinheiros) - salto em altura
Fabiana Murer (BM&FBovespa) - salto com vara
Joana Ribeiro Costa (Pinheiros) - salto com vara
Eliane Martins (Pinheiros) - salto em distância
Jéssica Carolina dos Reis (ASA São Bernardo) salto em distância
Nubia Aparecida Soares (BM&FBovespa) - salto triplo
Tania Ferreira da Silva (BM&FBovespa) - salto triplo
Geisa Arcanjo (Pinheiros) - arremesso do peso
Keely Christinne Medeiros (Pinheiros) - arremesso do peso
Fernanda Borges (BM&FBovespa) - lançamento do disco
Andressa Oliveira de Morais (Pinheiros) - lançamento do disco
Anna Paula Magalhães (Pinheiros) - lançamento do martelo
Mariana Grasielly Marcelino (Orcampi) - lançamento do martelo
Laila Ferrer (Pinheiros) - lançamento do dardo
Lilian Meurer Seibert (ASA São Bernardo) - lançamento do dardo
Tamara Alexandrino de Sousa (Pinheiros) - heptatlo
Giovana Aparecida Cavaleti (BM&FBovespa) - heptatlo
Erica Rocha de Sena (Orcampi/Unimed) - 20 km marcha
Cisiane Dutra Lopes (AASD-PE) - 20 km marcha
Rosangela Santos (Pinheiros) - 100m e 200m
Vitória Cristina Rosa (EMFCA-RJ) - 200m
Flavia Maria de Lima (ASA São Bernardo) - 800m
Keila Costa (BM&FBovespa) - salto em distância e salto triplo
Quinta, 28 de Abril de 2016 - 17:45

FBF define arbitragem para as duas finais do Campeonato Baiano

por Matheus Caldas

FBF define arbitragem para as duas finais do Campeonato Baiano
Fotos: Agência Haack/ Bahia Notícias
A Federação Bahiana de Futebol (FBF) anunciou os árbitros que apitarão os Ba-Vi’s das finais do Campeonato Baiano 2016. Por meio de seu site oficial, nesta quinta-feira (28), foram anunciados os nomes de Anderson Daronco (Fifa/RS) e Leandro Vuaden (Fifa/RS). Para o primeiro jogo deste domingo (1º), no Barradão, Daronco terá a companhia dos assistentes Emerson Augusto de Carvalho (Fifa/SP) e Guilherme Dias Camilo (Fifa/MG). Para a partida da Fonte Nova, no dia 8, Vuaden terá Bruno Raphael Pires (Fifa/GO) e Luiz Claudio Regazone (Asp.Fifa/RJ) como assistentes.
Quinta, 28 de Abril de 2016 - 17:30

Fluminense de Feira anuncia alteração de partida contra a Juazeirense

por Matheus Caldas

Fluminense de Feira anuncia alteração de partida contra a Juazeirense
Foto: Divulgação
Após uma polêmica envolvendo as diretorias de Fluminense de Feira e Juazeirense, em questão da antecipação do primeiro jogo da disputa do terceiro lugar do Campeonato Baiano (leia mais aqui). O jogo, que aconteceria no sábado (30), foi remanejado para o domingo 1º, data inicial do confronto. O Fluminense , por sua vez, anunciou a mudança de data em seu site oficial. A Federação Bahiana de Futebol (FBF) também divulgou a alteração por meio de seu site oficial.

Confira a nota do Flu:

"A diretoria do Fluminense de Feira vem por meio desta comunicar a Bahia Esportiva, que em respeito aos atletas da Associação Desportiva Juazeirense, resolveu concordar com a mudança da partida Fluminense x Juazeirense, anteriormente programada para o próximo sábado (30), para o próximo domingo 1º de maio. Ao contrário do que se foi dito, os dirigentes entendem que os atletas são seres humanos e precisam do mínimo de descanso para desenvolver com dignidade a sua atividade profissional. Entretanto fica claro o descontentamento com as declarações do senhor presidente da Juazeirense que se manifestou sem ao menos ter conhecimento dos reais motivos que levaram os dirigentes a pedirem a antecipação da partida para o dia 30 de abril.

A direção"
Quinta, 28 de Abril de 2016 - 17:15

Com Hernane entre os titulares, Bahia realiza treino tático no Fazendão

por Ulisses Gama

Com Hernane entre os titulares, Bahia realiza treino tático no Fazendão
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia
O Bahia segue a sua preparação para a primeira partida da final do Campeonato Baiano contra o Vitória. Na tarde desta quinta-feira (28), o elenco comandado por Doriva realizou um treinamento tático no Fazendão. As boas novidades ficaram por conta do atacante Hernane Brocador e do lateral-direito Hayner, que desceram ao campo e trabalharam normalmente.
 
Na atividade, o técnico Doriva escalou a seguinte equipe: Marcelo Lomba, Tinga, Lucas Fonseca, Éder e Moisés; Feijão, Danilo Pires, Juninho, Thiago Ribeiro e Edigar Junio; Hernane.
 
Os reservas atuaram com Jean (Douglas Pires); Hayner, Dedé, Robson e João Paulo Gomes; Paulo Roberto, Gustavo Blanco, João Paulo, Luisinho e Henrique; Zé Roberto.
 
No segundo período, o comandante tricolor e seus auxiliares comandaram um treinamento de ataque contra defesa. O treinamento foi acompanhado de perto pelo presidente Marcelo Sant'Ana.

O meia Rômulo foi o único ausente da atividade. Com uma lesão na face posterior da coxa, o atleta ficou em tratamento no departamento médico do clube. Assim como ele, o zagueiro Gustavo, o volante Yuri e o atacante Mário trataram de suas respectivas cirurgias.
 
A equipe volta a treinar na tarde desta sexta-feira (29), às 15h30, no Fazendão.
Bahia Notícias é o primeiro veículo do estado a ter mais de 300 mil seguidores no Twitter
O Bahia Notícias é o veículo de comunicação que é líder de audiência tanto no Facebook (clique aqui e relembre), com mais de 692 mil seguidores, quanto no Twitter, em que também registra uma superioridade grande em relação à concorrência, pois os cerca de 314 mil usuários que acompanham o BN superam em quase 60 mil o segundo colocado. O aumento de 89.682 seguidores na rede dos 140 caracteres nos últimos 28 dias fizeram com que o Bahia Notícias fosse o único veículo do estado com mais de 300 mil seguidores. Como se não bastasse o potencial do Bahia Notícias nas redes sociais, o BN possui ainda aplicativos para Android, iOS e também Windows Phone – um dos poucos serviços disponíveis para a plataforma Microsoft -, uma comodidade para os milhares de leitores que visitam o site diariamente (clique aqui e baixe).
Quinta, 28 de Abril de 2016 - 17:00

Joaquim Cruz, Lúcio e outros 5 de Brasília abrirão revezamento da tocha no País

por Luísa Martins | Estadão Conteúdo

Joaquim Cruz, Lúcio e outros 5 de Brasília abrirão revezamento da tocha no País
Foto: Marcelo D'Sants / Espn
O trajeto que a tocha olímpica percorrerá pelo Brasil tem ponto de partida na capital do País, na próxima terça-feira (3). Sete atletas e ex-atletas nascidos em Brasília, de diversas modalidades esportivas, vão conduzir o símbolo dos Jogos Olímpicos do Rio-2016.

O percurso terá início no Palácio do Planalto e passará por cinco regiões administrativas de Brasília até voltar ao Eixo Monumental, onde haverá a cerimônia de encerramento do evento, na Esplanada dos Ministérios. Participarão do revezamento da tocha Joaquim Cruz (atletismo), Hugo Parisi (saltos ornamentais), Leila Barros (ex-jogadora de vôlei e atual secretária de Esportes do Distrito Federal), Pipoka (basquete), Lúcio (futebol), Leandro Macedo (triatlo) e Joilto Barreto (atletismo).

Entre eles, Joaquim Cruz foi medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1984, enquanto Lúcio foi pentacampeão mundial com a seleção brasileira na Copa de 2002, no Japão e na Coreia do Sul.

A festa vai custar R$ 3,8 milhões ao governo do Distrito Federal. "É um gasto modesto para o benefício que vai trazer para a população de Brasília. É a hora de mostrar a cidade para o mundo", disse o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg. O show de encerramento, na Esplanada, contará com os cantores Diogo Nogueira e Daniela Mercury, além de outros nove artistas locais.

A previsão de chegada da tocha olímpica à Esplanada é às 20h20 de terça-feira, mas desde as 16 horas as atrações musicais ocuparão o palco que será montado na altura da Biblioteca Nacional.

Antes da chegada ao Brasil, a tradicional cerimônia oficial de acendimento da chama olímpica aconteceu no último dia 21, na histórica cidade grega de Olímpia, que foi o berço dos Jogos da Antiguidade e fica a aproximadamente 300 quilômetros de Atenas. A cerimônia, na ocasião, marcou o começo de uma viagem de 15 de semanas do sul da Grécia até o estádio do Maracanã, que será o palco da cerimônia de abertura da Olimpíada do Rio, marcada para 5 de agosto - o evento se encerrará no dia 21.

Após ficar na Grécia por seis dias, a tocha foi entregue às autoridades brasileiras em Atenas na última quarta-feira (27) e, depois de uma breve parada na Suíça, onde passará pela sede da Organização das Nações Unidas e pelo Museu Olímpico, a chama começará a sua viagem pelo Brasil na próxima terça.
Quinta, 28 de Abril de 2016 - 16:58

Bahia bate o Vitória e larga na frente na decisão do Campeonato Baiano Sub-20

por Glauber Guerra

Bahia bate o Vitória e larga na frente na decisão do Campeonato Baiano Sub-20
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
O Bahia venceu o Vitória por 1 a 0, nesta quinta-feira (28), no Barradão, pelo primeiro jogo da final do Campeonato Baiano. O gol tricolor foi anotado aos 43 minutos do segundo tempo pelo volante Wesley. Apesar da grande movimentação dos times, as duas equipes deixaram a desejar nas finalizações. Com o resultado, o time comandado pelo técnico Aroldo Moreira ampliou sua vantagem e agora pode perder até por um gol de diferença para ficar com o título. Já o Rubro-negro precisa vencer por dois gols. A partida de volta está marcada para a próxima quinta (5), às 15h, em Pituaçu.
Quinta, 28 de Abril de 2016 - 16:30

Criticado por Roberto Carlos, presidente do Flu de Feira rebate: 'Deselegante'

por Matheus Caldas

Criticado por Roberto Carlos, presidente do Flu de Feira rebate: 'Deselegante'
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
A disputa entre Fluminense de Feira e Juazeirense, pela vaga de terceiro colocado no Campeonato Baiano, parece ter começado já do lado de fora dos gramados. Após a classificação do Cancão na Copa do Brasil (leia mais aqui), na última quarta-feira (27), o presidente Roberto Carlos, do clube de Juazeiro, fez críticas ao Touro do Sertão. Na opinião do também deputado estadual (PTD), o adversário quis se beneficiar do cansaço da viagem de volta para a Bahia (leia mais aqui). Nesta quinta-feira (28), Gerinaldo Costa, mandatário do Flu, rebateu as declarações.

Acusando Roberto Carlos de ter sido deselegante, Gerinaldo disse que não houve tentativa de se aproveitar da condição da Juazeirense. “O presidente da Juazeirense está sendo deselegante, para não dizer outra coisa. Se ele buscasse um diálogo, esse problema não aconteceria. Não é da índole do clube fazer esse tipo de manobra para se aproveitar. Ele, até de forma deselegante, acabou constrangendo a prefeita de Riachão do Jacuípe [Tânia Regina]”, reclamou o dirigente, em entrevista ao Bahia Notícias. Sobre a possibilidade de mudar a data, o mandatário afirmou que ainda conversa com a prefeitura de Riachão do Jacuípe, mas não com a Juazeirense. Não há possibilidade de conversa", decretou

Irritado com a polêmica, o presidente do Touro endossou que não houve tentativa de aproveitamento. “Se tem uma coisa que não passou por nossa cabeça no momento que decidimos foi essa questão. Esse é um problema deles. O Bahia tem um elenco para jogar duas vezes no mesmo dia. Imagino eu que, ao jogar um torneio nacional, a Juazeirense tenha um elenco”, disparou.

De acordo com o dirigente tricolor, além de um pedido da prefeita de Riachão, por conta de atividades que podem acontecer no domingo no Estádio Eliel Martins, palco da partida, a diretoria do clube também pensou nos torcedores que pretendem curtir a Micareta de Feira, que tem início nesta quinta. “Além do pedido da prefeita de Riachão, nós temos a micareta em Feira. Em nossa avaliação, para torcedor que brinca a micareta é melhor. Dá tempo assistir o jogo e ir para a festa”, comentou.

Por hora, a partida entre Fluminense de Feira e Juazeirense acontecerá neste sábado (30), às 16h. O Cancão tem a vantagem nos confrontos, por ter feito melhor campanha na primeira fase, e tem a possibilidade de obter dois resultados iguais para faturar a terceira colocaçã
Quinta, 28 de Abril de 2016 - 16:15

Lutador do UFC, Leleco aparece no Barradão e crava: 'Vitória vai ser campeão'

por Glauber Guerra

Lutador do UFC, Leleco aparece no Barradão e crava: 'Vitória vai ser campeão'
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
Atleta do Vitória, o lutador Leonardo Augusto, integrante do UFC, apareceu no Barradão na manhã desta quinta-feira (28), no Barradão, e acompanhou o treino do time Rubro-negro, que se prepara para a primeira partida da final do Campeonato Baiano, contra o Bahia, neste domingo (1º), dentro de casa. Leleco, como é conhecido, revelou uma conversa com alguns jogadores e esbanjou confiança na conquista do título estadual do seu clube de coração.
 
“Estive aqui hoje e conversei com alguns jogadores. Bati um papo com Caíque, com Amaral, com Dagoberto... Estão todos focados nesse jogo importante contra o Bahia. Mas eu não tenho dúvida que o Vitória vai ser campeão. Esse time é muito unido”, disse o lutador, em entrevista ao Bahia Notícias.
 
Leleco ainda falou da sua derrota na estreia do UFC, sofrida em 21 de fevereiro, por decisão unânime para o norte-americano Anthony Smith, em Pittsburgh, nos Estados Unidos.
 
“Infelizmente não foi a estreia que eu planejava. Me preparei bastante, mas não deu. Agora já estou preparado para a minha próxima luta. Ainda não sei a data. Deve ser em julho ou agosto lá nos Estados Unidos. Já estou focado e vou com tudo para conseguir essa vitória”, finalizou.
Quinta, 28 de Abril de 2016 - 15:45

'Não podemos mudar o nosso jogo porque temos o regulamento', afirma Tinga

por Ulisses Gama

'Não podemos mudar o nosso jogo porque temos o regulamento', afirma Tinga
Foto: Ulisses Gama / Bahia Notícias
Por ter tido a melhor campanha durante todo o Campeonato Baiano, o Bahia entra nas finais do estadual com vantagem diante do Vitória. Mas não é por isso que a equipe tricolor irá mudar a forma de atuar. É o que afirma o lateral-direito Tinga, que lembrou o revés para o Santa Cruz na Copa do Nordeste e indicou empenho para as duas partidas.
 
"A gente tem que fazer o nosso jogo. Não podemos mudar o jogo porque temos o regulamento. Temos que jogar com a bola no pé, fazendo tudo que vínhamos fazendo. A gente só pode pensar no regulamento no fim do jogo. Tivemos o regulamento contra o Santa Cruz e não deu certo. Temos que fazer tudo para conseguir duas vitórias", afirmou.
 
Contratado pelo Esquadrão em fevereiro, o atleta ficou fora do primeiro Ba-Vi do ano por causa de uma lesão. Desta vez, ele está apto e se diz preparado para ajudar a equipe comandada por Doriva.
 
"A minha cabeça está pronta. Estou muito feliz. Espero que eu vá para o jogo, mas estou focado. Sei que serão dois grandes jogos. Vai ser muito difícil.  Estamos treinando ao máximo para sair com o resultado positivo", destacou.
 
Em 2015, Tinga foi campeão cearense com a camisa do Fortaleza. Ele espera repetir a dose com a camisa do Bahia.
 
"É importante para o currículo. Sou um jogador jovem e ganhando títulos vou ganhar experiência. Estou feliz e espero conseguir o título estadual. Espero que o tricolor ganhe", completou.
 
Bahia e Vitória se enfrentam no próximo domingo (1º), às 16h, no Barradão.
Quinta, 28 de Abril de 2016 - 15:30

Hummels avisa o Borussia que quer se transferir para o arquirrival Bayern

por Estadão Conteúdo

Hummels avisa o Borussia que quer se transferir para o arquirrival Bayern
Foto: Reprodução/Getty
As especulações a respeito do futuro do zagueiro Mats Hummels se confirmaram. O defensor, apontado como um dos melhores da atualidade, pediu oficialmente ao Borussia Dortmund para se transferir para o arquirrival Bayern de Munique. A revelação foi feita nesta quinta-feira pelo próprio Borussia.

"O conselho do Borussia Dortmund decidiu que para fazer tal troca, Bayern de Munique e Dortmund precisam chegar a um valor correspondente ao nível extraordinário do jogador. Até agora o Bayern de Munique não fez uma oferta", informou o Borussia.

Ainda de acordo com a direção do time de Dortmund, Hummels, como todos os outros jogadores do elenco, não tem uma cláusula rescisória em seu contrato, que vence em 30 de junho de 2017. Assim, a única possibilidade para o Bayern é aceitar pagar o valor que o Borussia vier a pedir.

Hummels foi formado nas categorias de base do Bayern de Munique e deixou o clube aos 19 anos para jogar no Borussia. Antes da transferência, fez só uma partida pelo time principal do Bayern. No Borussia, teve enorme sucesso, a ponto, de, aos 27 anos, estar na sua sétima temporada como titular.

Atualmente, Hummels também é titular absoluto da seleção alemã, tendo ajudando-a a conquistar a Copa do Mundo de 2014. Também o Manchester City teria interesse na contratação do jogador, que seria um pedido de Pep Guardiola, futuro técnico do time inglês. Mas o Bayern, onde Guardiola ainda está, parece ter saído na frente nessa disputa.

Recentemente, o Bayern tirou outros dois ídolos de Dortmund: Lewandowski, ao fim da temporada 2013/2014, e Götze, após a temporada 2012/2013. O primeiro saiu de graça, com o contrato encerrado, mas o segundo rendeu cerca de 37 milhões de euros.
Quinta, 28 de Abril de 2016 - 14:45

'Vamos pegar o Bahia no Barradão e ir para cima', avisa Victor Ramos

por Glauber Guerra

'Vamos pegar o Bahia no Barradão e ir para cima', avisa Victor Ramos
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
Ir para cima do Bahia. Segundo o zagueiro Victor Ramos, essa é a postura que o Vitória vai entrar em campo no clássico de domingo (1º), às 16h, no Barradão, válido pela primeira partida da final do Campeonato Baiano.

"Estou muito contente. Vamos trabalhar, com humildade. Domingo teremos uma guerra. Vamos pegar o Bahia no Barradão e ir pra cima”, disse o defensor, em entrevista à Rádio Metrópole FM.

Apesar de esperar uma postura ofensiva diante do arquirrival, Victor Ramos garante que a equipe vai com “os pés no chão”.
 
"Humildade. Vamos com pé no chão. Pensar no Ba-Vi domingo. Clássico importante, temos que descansar para conquistar os três pontos e chegar na final com o pé direito", emendou.
Depois de críticas, Flamengo pede desculpas com crianças de Manaus
Foto: Reprodução/Twitter
A atitude de deixar os mascotes para trás e fincar um bandeira no gramado da Arena da Amazônia, nas semifinais do Campeonato Carioca 2016, ainda repercute para o elenco do Flamengo. Depois de criticas de torcedores e jornalistas, o clube rubro-negro procurou os pais das crianças para se desculpar.

“Não posso falar por outras crianças que foram mascote no jogo do Flamengo, aqui em Manaus. Posso falar pelo que eu vi e pelo o que meu neto viveu e sentiu no dia de ontem (domingo, 24). Tão encantado ele estava com tudo, com a grande nação presente ao estádio, com a felicidade de estar ali, de estar tão o próximo dos nossos jogadores, da emoção quando recebeu um afago em seu cabelo do seu ídolo, o Guerrero, do carinho demonstrado pelo Gabriel, enquanto meu neto esteve perto dele. E, segundo ele disse, todos os jogadores foram atenciosos com as crianças antes de entrarem correndo. Deram autógrafos, cumprimento de bate mão com mão, e tudo o mais“, afirmou Dalva Ferreira, mãe de um dos garotos presentes no gramado. Segundo o Flamengo, a maioria dos pais não relataram reclamações de seus filhos momentos antes do inicio da partida.

Apesar da resposta do clube, ex-atletas como Zico não aprovaram o ato realizado pelos jogadores do time carioca. “Achei um grande desrespeito a tudo que cerca uma partida de futebol. A gente sabe que tem as crianças rubro-negras que querem ter essa oportunidade, e deixar elas plantadas ali esperando, não levá-las para dentro do campo, acho que já é um desrespeito”, opinou o ídolo ao canal Esporte Interativo.
Após classificação, Marinho afirma: 'Entramos na Copa do Brasil para brigar pelo título'
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
Autor de dois gols no triunfo do Vitória 3 a 1 (leia aqui) sobre o Náutico-RR, nesta quarta-feira (27), na Arena Fonte Nova, o atacante Marinho comemorou a classificação para a próxima fase da Copa do Brasil e garantiu que o Rubro-negro vai lutar pelo título do certame.
 
“Nossa equipe está de parabéns. Era um jogo que muita gente não estava dando valor. Mas o importante é que passamos de fase. Entramos na Copa do Brasil para brigar pelo título”, disse o atleta, em entrevista à Rádio CBN.

Na segunda fase, o Rubro-negro vai pegar a Portuguesa. As datas do confronto ainda foram definidas pela CBF.

O próximo compromisso do Vitória é contra o Bahia, domingo (1º), às 16h, no Barradão, pela primeira partida da final do Campeonato Baiano.
Atleta do Liverpool é suspenso por 30 dias por conta de exame antidoping
Foto: Getty Images
O defensor do Liverpool, Mamadou Sakho, está provisoriamente suspenso por 30 dias em virtude de ter testado positivo em um exame antidoping na partida contra o Manchester United, realizada no dia 17 de março pela Liga Europa.

A informação foi divulgada nesta quinta-feira (28) pela Uefa, que marcará uma audiência para julgar o caso do atleta. Sakho, que utilizou um queimador de gordura, afirma que agiu de boa fé e não tinha conhecimento sobre o suplemento utilizado para a perda de peso.

Nesta quinta, o Liverpool enfrenta o Villarreal pela primeira partida das semifinais da Liga Europa 2014/2015. 
Quinta, 28 de Abril de 2016 - 13:25

Éder prega atenção em relação ao atacante Kieza: 'Tem qualidade'

por Ulisses Gama

Éder prega atenção em relação ao atacante Kieza: 'Tem qualidade'
Foto: Divulgação / EC Bahia
O Ba-Vi do próximo domingo (1º) não marcará apenas pela primeira partida da final do Campeonato Baiano. No gramado do Barradão, o Bahia e a sua torcida vão reencontrar o atacante Kieza, que agora usa a camisa do arquirrival Vitória. Agora adversário do ex-tricolor, o zagueiro Éder apontou a qualidade do jogador rubro-negro e indicou uma marcação pesada no confronto.
 
"Sei da qualidade dele. Tenho que ficar com a atenção redobrada sempre. O Kieza tem qualidade, é um atacante que se deixar ele faz gol, assim como temos o Hernane. É ter atenção, foco. É chegar junto, não deixar ele driblar e finalizar", afirmou, durante participação no programa "Os donos da bola", da Band Bahia.
 
O atleta revelado nas divisões de base do Bahia pediu o apoio dos torcedores e prometeu empenho do grupo em busca da taça do estadual.
 
"Quero dizer ao torcedor que continue apoiando a gente, como vem apoiando sempre. A gente teve como base o jogo contra o Fortaleza e até o próprio Ba-Vi, mesmo com os resultados adversos eles foram lá e mostraram. Quando a gente ouve o grita da arquibancada, é uma sensação incrível. O grupo está dedicado demais em conquistar esse título. Quem estiver em campo dará garra e o que for para conquistar o título", garantiu.
 
O primeiro jogo da final acontecerá no Barradão, às 16h. Como teve melhor campanha na competição, o Bahia terá a vantagem dos dois resultados iguais contra o Vitória.
Quinta, 28 de Abril de 2016 - 13:05

Caíque lamenta situação de Fernando Miguel, mas se diz pronto para o clássico

por Glauber Guerra

Caíque lamenta situação de Fernando Miguel, mas se diz pronto para o clássico
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
O goleiro Fernando Miguel é dúvida para o clássico contra o Bahia. O camisa 1 se queixou de uma dor na panturrilha minutos antes da partida contra o Náutico-RR, na noite da última quarta-feira (27), na Arena Fonte Nova. Reserva de Fernando, Caíque lamentou a situação do seu companheiro, mas se diz preparado para o clássico contra o Bahia caso seja necessário. O Ba-Vi será disputado neste domingo (1º), às 16h, pelo primeiro jogo da final do Campeonato Baiano.
 
“É chato. Semana de Ba-Vi e sentir um desconforto na panturrilha que o impede de jogar uma partida. O grupo está focado e logo ele estará de volta. Pode ser no domingo, se não for, estou preparado”, disse Caíque, em entrevista coletiva nesta quinta-feira (28).
 
Caíque, de 18 anos, revelou que agora é reconhecido na rua e sofre gozações de de alguns torcedores do Bahia.
 
“Mudou muita coisa. Sou reconhecido na rua, no shopping... Alguns torcedores do Bahia me zoam”, comentou.
 
Titular na meta Rubro-negra, Fernando Miguel realizou exames médicos na manhã desta quinta (28), em uma clínica particular de Salvador. A tendência é que o resultado seja divulgado na sexta (29).
Quinta, 28 de Abril de 2016 - 13:00

Doping de Sharapova foi por concentração maior que permitida, revela ministro

por Estadão Conteúdo

Doping de Sharapova foi por concentração maior que permitida, revela ministro
Foto: Getty Images
A tenista Maria Sharapova, uma das estrelas do esporte mundial, pode ficar um bom tempo afastada das quadras. Nesta quinta-feira, o ministro do Esporte da Rússia, Vitaly Mutko, revelou que a concentração de Meldonium no exame de sangue da jogadora colhido durante o Aberto da Austrália, em janeiro, excedia o nível passível de anistia.

Há duas semanas, a Agência Mundial Antidoping (Wada, na sigla em inglês) anunciou que, ao julgar os casos positivos de doping para Meldonium, vai equiparar o resultados com baixa concentração da substância proibida (menos de 1 micrograma) até 1.º de março com as ocorrências com esta droga que ocorreram antes de 1º de janeiro, data em que o Meldonium se tornou proibido.

Na prática, isso significa que a Wada vai admitir que quem caiu no doping entre janeiro e fevereiro com baixa concentração de Meldonium utilizou o medicamento antes de ele se tornar proibido. Sharapova sempre alegou que se encaixa nesse perfil.

Agora, entretanto, sabe-se que não é bem assim. "O caso dela é mais complicado. A concentração no seu sangue estava acima do estabelecido. Ela tomou o remédio por muitos anos a partir de prescrição médica. Eu não estou anunciando se ela está apta a ser punida ou não. Nós apenas queremos restaurar a posição dela no esporte", disse Mutko, em entrevista ao canal público de esportes da Rússia.

O Meldonium, também conhecido como Mildronato, é uma substância produzida na Letônia para melhorar fluxo sanguíneo e que ajuda a aumentar a resistência, sendo mais comum em países do Leste Europeu e que fizeram parte da União Soviética.

Na Rússia, que concentra vários dos casos de doping envolvendo a substância, é formalmente recomendado para problemas cardíacos e era bastante utilizado por atletas de diversas modalidades. Sharapova está suspensa desde 12 de março. Há duas semanas, a Federação Internacional de Tênis (ITF, na sigla em inglês) disse que julgará Sharapova apesar da anistia e que não faria nenhum outro pronunciamento até o fim do julgamento.

Histórico de Conteúdo