Quinta, 19 de Janeiro de 2017 - 19:30

Ex-Vitória, atacante Marquinhos é apresentado no Sport

Ex-Vitória, atacante Marquinhos é apresentado no Sport
Foto: Williams Aguiar/Sport Club do Recife
O Sport segue se reforçando para a temporada 2017. Nesta quinta-feira (19), o clube pernambucano apresentou dois reforços: o lateral-direito Raul Prata, e um velho conhecido da torcida do Vitória: o atacante Marquinhos, revelado nas categorias de base do Leão.

O ex-atleta rubro-negro assinou com o Leão da Ilha até o final de 2017. No entanto, seu destino poderia ter sido sua antiga casa. No final de 2016, o diretor de futebol do Vitória, Sinval Vieira, admitiu que conversou com o atacante (leia mais aqui). Contudo, o negócio esfriou e ele foi para o futebol pernambucano. 
Quinta, 19 de Janeiro de 2017 - 18:35

Apresentado após estreia, Fred cita 'objetivos novos' para ter acertado com o Vitória

por Matheus Caldas

Apresentado após estreia, Fred cita 'objetivos novos' para ter acertado com o Vitória
Foto: Divulgação / EC Vitória
Apesar de ter atuado no triunfo por 2 a 1 do Vitória no amistoso contra o Atlântico na última quarta-feira (18), no Barradão, o zagueiro Fred foi apresentado somente nesta quinta (19). Titular no jogo, ele tratou a chegada no Rubro-Negro como uma forma de não se acomodar. “É uma satisfação estar aqui vestindo essa camisa. Falar do projeto que me foi passado. Seria muito bom para mim permanecer mais um ano em Porto Alegre, no Grêmio, mas a gente sabe que o jogador não pode se acomodar e tem que procurar objetivos novos. Eu sou um cara que não sou acomodado, então decidi vir para cá. Estou com o pensamento positivo de que teremos um grande ano”, disse, em entrevista coletiva.
Quinta, 19 de Janeiro de 2017 - 18:25

No Fazendão, trabalho com bola marca tarde de treinamento do Bahia

por Ulisses Gama

No Fazendão, trabalho com bola marca tarde de treinamento do Bahia
Elenco trabalhou finalizações | Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia
Após o trabalho matutino, o elenco do Bahia voltou a treinar na tarde desta quinta-feira (19), no Fazendão. Sob o comando do técnico Guto Ferreira, foi orientada uma atividade com bola.
 
No primeiro momento, os atletas tricolores, que se dividiram em grupos, realizaram um trabalho técnico e tático de posicionamento. Logo depois, auxiliares técnicos André Luiz, Alexandre Faganello e Preto Casagrande coordenaram o treino de cruzamentos e finalizações.
 
O volante Feijão não esteve presente na atividade para tratar de um incômodo no músculo adutor da coxa. Outro que segue ausente é o lateral-esquerdo Armero, que está na Colômbia para poder tirar o visto de trabalho.
 
Na tarde desta sexta-feira (20), às 15h30, o grupo tricolor retorna aos trabalhos, novamente no Fazendão.
Quinta, 19 de Janeiro de 2017 - 17:30

Flu de Feira: Após grave lesão, Alysson vive expectativa para retornar aos gramados

por Matheus Caldas

Flu de Feira: Após grave lesão, Alysson vive expectativa para retornar aos gramados
Alysson na premiação do Baianão 2016 | Foto: Matheus Caldas / Bahia Notícias
Integrante da seleção do Campeonato Baiano 2016 como um dos melhores zagueiros (leia mais aqui), Alysson está próximo de voltar a jogar pelo Fluminense de Feira. Após uma lesão séria que o tirou dos gramados em meados da Série D do ano passado (leia mais aqui), ele segue em recuperação. No entanto, nenhuma data foi estipulada para seu retorno às partidas de futebol.

Para o defensor, a evolução em sua recuperação é fundamental para voltar o quanto antes a trabalhar. “No começo tive muita dificuldade, mas evolução começou a ser grande. No início eles estavam receosos. Só que preferiram não estipular data. Aos poucos estou sendo inserido no trabalho. Ainda não participei de coletivo, essas coisas, mas tudo pode acontecer, até na estreia. Só que eu também prefiro não trabalhar com data. Estou tranquilo, esperando e evoluindo. Sei que não adianta voltar com 70% ou 80%, pois foi uma lesão grave. Então, tenho que pensar na minha recuperação 100% para dar continuidade na carreira. Não estamos trabalhando com data, mas a evolução está grande. Pode ser que, a qualquer momento, eu estreie”, disse, em entrevista ao Bahia Notícias.

Para Alysson, porém, o mais difícil é segurar a ansiedade. Para isso, a equipe do Flu de Feira disponibilizou um acompanhamento psicológico para o atleta. “Eles até estão segurando um pouco e conversando comigo, trabalhando o lado psicológico. Por mim, eu queria estar voltando já. Mas não é bom pular nenhuma etapa, né? Mas penso todos os dias, sonho com esse dia da estreia, onde pode ser, em qual rodada pode acontecer, se pode ser aqui na estreia no Joia, na segunda, na terceira... ou na quinta rodada contra o Bahia. Mas acredito que Deus está preparando a hora certa, e esse frio na barriga passa quando a bola rola, e tudo fica tranquilo”, concluiu.

Enquanto Alysson não volta, o Touro se prepara para sua estreia no dia 4 de fevereiro. A equipe feirense visitará o Galícia, em Pituaçu.
Quinta, 19 de Janeiro de 2017 - 17:15

No BID: Gustavo e Eduardo são registrados e ficam aptos para jogar pelo Bahia

por Ulisses Gama

No BID: Gustavo e Eduardo são registrados e ficam aptos para jogar pelo Bahia
Foto: Divulgação / EC Bahia
Um dos novos contratados do Bahia para a temporada de 2017, o atacante Gustavo está apto para atuar. O vínculo do atleta com o Esquadrão de Aço foi registrado no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nesta quinta-feira (19). Ele foi emprestado pelo Corinthians até o fim do ano.
 
O lateral-direito Eduardo, que renovou contrato com o Bahia, também teve o seu novo contrato registrado no BID nesta quinta. O jogador, que atuou em 20 partidas pelo clube em 2016, foi uma das peças que ajudou o Tricolor no retorno à Série A do Campeonato Brasileiro. 

O Bahia faz a sua primeira partida oficial no ano contra o Fortaleza, na próxima quinta-feira (19), na Arena Castelão, pela Copa do Nordeste.
 


Fotos: Reprodução / CBF
Quinta, 19 de Janeiro de 2017 - 16:30

Destaque em 2016, Diego Ceará exalta ambiente familiar da Juazeirense

por Matheus Caldas

Destaque em 2016, Diego Ceará exalta ambiente familiar da Juazeirense
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
Peça importante na reta final da Série D 2016, com cinco gols em seis jogos, o atacante Diego Ceará permaneceu na Juazeirense para a temporada 2017. Adaptado à cidade e ao grupo, o jogador traçou suas expectativas para este ano.

“Começar mais um ano aqui na Juazeirense. Cheguei na Série D e fui muito bem recebido esse ano, como em 2016. Então, estou feliz em trabalhar com esse grupo. As expectativas são as melhores possíveis. Todo mundo focado e trabalhando feliz. Todos nós temos um objetivo. Abraçamos a ideia do professor. Temos duas competições bastante difíceis. Vamos fazer um bom trabalho e bons jogos para alcançar nossos objetivos”, ressaltou, em entrevista ao Bahia Notícias.

De acordo com o centroavante de 23 anos, o entrosamento do plantel de jogadores é fundamental para o bom andamento da temporada. “Aqui é uma família. Vamos passar um longo tempo juntos. Então, procuramos ser uma família, para que, juntos, possamos conseguir nossos objetivos futuramente”, finalizou.

Oficialmente, o primeiro confronto do Cancão de Fogo acontecerá pela Copa do Nordeste. No dia 26 de janeiro, o adversário será o River-PI, fora de casa. Já pelo estadual a equipe comandada pelo técnico Quintino Barbosa receberá o Vitória, dia 29, no Estádio Adauto Moraes, em Juazeiro.
Quinta, 19 de Janeiro de 2017 - 15:45

Régis rasga elogios a Matheus Sales e Allione: 'Vão chegar para somar'

por Ulisses Gama

Régis rasga elogios a Matheus Sales e Allione: 'Vão chegar para somar'
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia
Com passagem pelo Palmeiras, Régis reencontrou antigos companheiros no Bahia ao retornar dos Estados Unidos. Para esta temporada, o Esquadrão contratou o volante Matheus Sales e o meia-atacante Allione, que foram campeões brasileiros pelo alviverde paulista. O meia, remanescente da temporada de 2016, fez questão de elogiar os atletas.
 
"São excelentes pessoas, trabalhadores, excelentes jogadores. Vão chegar para somar e quem vai ganhar com isso é o Bahia", declarou, em entrevista realizada nesta quinta-feira (19), no Fazendão.
 
O jogador destacou as contratações realizadas pelo clube e apontou a importância de um elenco grande para o ano, que terá quatro competições para o Esquadrão: Campeonato Baiano, Copa do Nordeste, Copa do Brasil e a Série A do Campeonato Brasileiro.
 
"A comissão técnica e a diretoria sabem pontuar bem os jogadores que vem para o Bahia. Os que vieram tem condições de fazer um ótimo trabalho... Um grupo qualificado, um elenco grande porque o ano é longo, temos muitas competições e tenho certeza que vamos entrar em todas para conquistar títulos", projetou.
 
Régis, que se destacou na fase final da Série B do ano passado, recebeu algumas propostas, mas preferiu permanecer no Fazendão. Ele explicou o motivo.
 
"Pela grandeza do Bahia, por tudo que o Bahia representa e pela organização que é esse clube, não pensei duas vezes em ficar", finalizou.
 
O Bahia faz a sua estreia na Copa do Nordeste na próxima quinta-feira (26), contra o Fortaleza, na Arena Castelão.
Brasil perde para a Rússia e avança em quarto lugar no Mundial de Handebol
Foto: Divulgação
Classificado antecipadamente para as quartas de final do Mundial de Handebol, O Brasil foi derrotado pela Rússia na última rodada da fase de grupos do Mundial de Handebol 2017, que está sendo realizado na França. Com o placar de 28 a 24, a seleção verde e amarela se classificou em quarto lugar da chave para as quartas do torneio internacional.

O Brasil somou duas vitórias na primeira fase, diante de Polônia e Japão, e duas derrotas, para a anfitriã França, na abertura do Mundial, e a Noruega. Além dos brasileiros e russos, francos e escandinavos também se garantiram a próxima fase.

Com esse resultado, o Brasil ficou em quarto lugar e com a última vaga destinada ao Grupo A na próxima fase do Mundial. E agora terá como rival o primeiro colocado do Grupo B, que será determinado ainda nesta quinta (19), através do duelo entre Espanha e Eslovênia.
CBF divulga os participantes do Brasileirão Feminino; Vitória e São Francisco confirmados
Foto: Divulgação/Vitória
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou na última quarta-feira (18) os 16 participantes da primeira divisão do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino 2017, que terá novo formato a partir desse ano. Assim como já adiantado pela Federação Bahiana de Futebol (FBF), Vitória e São Francisco serão os representantes baianos na primeira divisão nacional.

Para a Série A1, que terá início em março e final para agosto, teve como selecionado os melhores do ranking nacional, além do campeão do Campeonato Brasileiro (Flamengo) e da Copa do Brasil (Corinthians e Grêmio Osasco Audax, que atuavam como clube único). As novidades ficaram por conta de Ponte Preta, Sport Recife e Grêmio, novatos na competição.

O sorteio dos grupos da Primeira Fase do torneio será realizado na próxima segunda-feira, 23, na sede da CBF, no Rio de Janeiro. Veja abaixo a relação dos times que vão integrar a primeira divisão:

Flamengo (RJ)
Audax (SP) 
São José (SP)
Vitória de Santo Antão (PE)
São Francisco (BA)
Foz Cataratas (PR)
Ferroviária (SP)
Iranduba (AM)
Rio Preto (SP)
Kindermann (SC)
Santos (SP)
Corinthians (SP)
Ponte Preta (SP)
Grêmio (RS)
Sport (PE)
Vitória (BA)
Martine Grael e Kahena Kunze faturam primeiro título após ouro no Rio-2016
Foto: Divulgação/Rio-2016
Campeões olímpicas da classe 49er FX, as brasileiras Martine Grael e Kahena Kunze conquistaram o título do Miami Mid Winters, realizado nos Estados Unidos. Vencendo sete das onze regatas, as atletas venceram o torneio com larga vantagem e apenas 13 pontos perdidos.

Evento preparatório para a Copa do Mundo de Vela, o Miami Winters também teve a estreia do velejador Robert Scheidt na classe 49er, na qual o medalhista olímpico terminou na 11ª posição.

Este foi o primeiro título de Grael e Kunze após o ouro dos Jogos de 2016 e o segundo da dupla na competição norte-americana.
Vitória divulga nova numeração para 2017; Dátolo fica com a 10 e Kieza mantém a 9
Foto: Divulgação/Vitória
No amistoso contra o Atlântico, realizada na última quarta-feira (18), o Vitória divulgou a nova numeração que será utilizada na temporada 2017.

Recém-contratado pelo Leão, o meia Dátolo ficou com a camisa 10, enquanto Cleiton Xavier herdou a 11 e Pisculichi a 15. Entre os atacantes, Pineda ficou com 19 enquanto Kieza manteve a 9.

Confira abaixo a numeração do Rubro-Negro para 2017:

Goleiros
1# Fernando Miguel
12# Ronaldo
23# Caíque
34# Wallace
 
Laterais 
6# Geferson
16# Euller
22# Norberto
30# Leandro Salino
 
Zagueiros
3# Ramon
4# Alan Costa
13# Vinícius
25# Kanu
28# Fred
37# Bruno
 
Meio-campistas
5# Willian Farias
7# Uillian Correia
11# Cleiton Xavier
14# José Welison
29# Marcelo
10# Dátolo
18# Gabriel Xavier
8# Cárdenas
#17 Jemerson
#15 Pisculichi
 
Atacantes
19# Pineda
9# Kieza
27# David
Quinta, 19 de Janeiro de 2017 - 11:30

Flamengo de Guanambi apresenta novo lateral para disputa do Baianão 2017

por Edimário Duplat

Flamengo de Guanambi apresenta novo lateral para disputa do Baianão 2017
Foto: Divulgação/Flamengo de Guanambi
Ainda se reforçando para o Campeonato Baiano 2017, o Flamengo de Guanambi apresentou nesta quinta-feira (19) o lateral Gerônimo, jogador que teve passagens por equipes da primeira divisão nacional e que atualmente defendia o J. Mallucelli, do Paraná.

“Contratamos o Gerônimo por conta das belas passagens por equipes como Ponte Preta e Atlético Paranaense. Com isso, o elenco já está quase formado e vamos agora atrás de um atacante”, informou o diretor de futebol Armando Filho, em entrevista ao Bahia Notícias.

O Beija-Flor do Sertão estreia no dia 29, às 16h (horário da Bahia), contra o Galícia no estádio 02 de julho.
Quinta, 19 de Janeiro de 2017 - 11:15

Em primeira bateria de treinos do dia, Bahia trabalha parte física e técnica

por Ulisses Gama

Em primeira bateria de treinos do dia, Bahia trabalha parte física e técnica
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia
No Fazendão, o elenco do Bahia deu seguimento na manhã desta quinta-feira (19) ao seu trabalho visando a estreia da Copa do Nordeste, na próxima quinta-feira (26), contra o Fortaleza.
 
O primeiro período do dia foi marcado pelo trabalho focado na parte física e técnico. Inicialmente, os atletas fizeram uma atividade de condicionamento e, em seguida, realizaram um treinamento com bola, sob o comando do técnico Guto Ferreira.
 
A atividade contou com a presença do zagueiro Tiago, que retornou após se ausentar na última quarta-feira (18).
 
Os goleiros Anderson, Deijair, Felipe e Jean treinaram a parte específica da posição sob o comando do preparador Thiago Mehl.
 
Na parte da tarde, às 15h30, o grupo tricolor volta a treinar no Fazendão.
Quinta, 19 de Janeiro de 2017 - 10:45

Régis faz avaliação positiva da Florida Cup e prevê Bahia 'inteiro' no Nordestão

por Ulisses Gama

Régis faz avaliação positiva da Florida Cup e prevê Bahia 'inteiro' no Nordestão
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia
Com o objetivo de expandir a sua marca e se preparar para o ano de 2017, o Bahia passou alguns dias da pré-temporada nos Estados Unidos para a disputa da Florida Cup. Em campo, o Esquadrão não conseguiu resultados positivos, mas a avaliação é positiva para o meia Régis, que crê em um bom início de temporada contra o Fortaleza, na próxima quinta-feira (26), pela Copa do Nordeste.
 
"Foi um período em que tivemos muitas coisas produtivas. Os triunfos não vieram, mas em termos de treinamento e posicionamento, creio que fizemos o jogo em que o professor nos pediu. Mostramos que, pelo pouco tempo, estamos bem fisicamente. Acredito que com o restante da pré-temporada vamos chegar na Copa do Nordeste inteiros para fazer um bom jogo", disse o jogador, que valorizou o período intenso de treinamentos.
 
"A pré-temporada é momento de se preparar, de se condicionar, ouvir bem o professor para que a gente possa começar bem e tenho certeza que vamos começar bem", indicou.
 
No Bahia desde o ano passado, Régis conseguiu se destacar na parti final da Série B do Campeonato Brasileiro. A previsão do jogador é de uma temporada para se firmar no clube.
 
"No que depender de mim, trabalhando bem, obedecendo as instruções do professor, acredito que vou ter um ano brilhante no Bahia", indicou.
Quinta, 19 de Janeiro de 2017 - 10:20

Com atletas que atuam no Brasil, Tite convoca Seleção para Jogo da Amizade

por Edimário Duplat

Com atletas que atuam no Brasil, Tite convoca Seleção para Jogo da Amizade
Foto: Reprodução/CBF
O treinador Tite convocou nesta quinta-feira (19), os jogadores que representarão o Brasil no Jogo da Amizade, amistoso que será realizado na próxima quarta (25) no Estádio do Engenhão, no Rio de Janeiro. A partida, que terá a renda revertida para ajudar as famílias das vítimas do acidente que vitimou a equipe da Chapecoense, comissão técnica e jornalistas, terá apenas atletas que atuam no futebol dos dois países sul-americanos. Com isso, a convocação da Seleção Brasileira tem os seguintes jogadores para enfrentar a Colômbia:

Goleiros

Alex Muralha (Flamengo)
Danilo Fernandes (Internacional)
Weverton (Atlético-PR)

Zagueiros

Pedro Geromel (Grêmio)
Luan (Vasco)
Rodrigo Caio (São Paulo)
Vitor Hugo (Palmeiras)

Laterais

Fábio Santos (Atlético-MG)
Fagner (Corinthians)
Jorge (Flamengo)
Marcos Rocha (Atlético Mineiro)

Meias

Camilo (Botafogo)
Diego (Flamengo)
Gustavo Scarpa (Fluminense)
Henrique (Cruzeiro)
Lucas Lima (Santos)
Rodriguinho (Corinthians)
Walace (Grêmio)
Willian Arão (Flamengo)

Atacantes

Diego Souza (Sport Recife)
Dudu (Palmeiras)
Luan (Grêmio)
Robinho (Atlético-MG)
Djokovic perde para número 117 do mundo e faz pior Australian Open em dez anos
Foto: Divulgação/ATP
Seis vezes campeão do torneio, Novak Djokovic deu adeus ao Australian Open de Tênis. Na manhã desta quinta-feira (19), o sérvio foi surpreendido pelo uzbeque Denis Istomin, número 117 do mundo, e foi derrotado por 3 sets a 2 (parciais de 7-6 (10-8), 5-7, 2-6, 7-6 (7-5) e 6-4)

Caindo na segunda rodada, este foi o pior resultado de Djoko na competição desde 2006, quando foi eliminado na estreia do torneio. Entretanto, naquele ano, o competidor tinha apenas 18 anos e não passou da primeira fase.

Empatado em títulos com Roy Emerson, o sérvio entrou em 2017 com a oportunidade de se tornar o maior vencedor do Grand Slam de Melbourne.

Na terceira rodada, Istomin terá pela frente o espanhol Pablo Carreno Busta, que venceu o britânico Kyle Edmund por 3 a 0 (6-2, 6-4 e 6-2).
Fábio Carille comemora goleada do Corinthians e não esconde surpresa pelo resultado
Foto: Divulgação
Em amistoso realizado na noite da última quarta-feira (18) nos Estados Unidos, o Corinthians não tomou conhecimento do Vasco e goleou a equipe carioca por 4 a 1 pelo mata-mata da Florida Cup. Para o treinador Fábio Carille, o resultado foi maior que o esperado e o comportamento dos paulistas foi o grande destaque do jogo amigável.

“Muito feliz pelo comportamento da equipe e resultado. Foi muito mais que eu esperava. Estou usando esse torneio como preparatório mesmo, quero chegar em São Paulo, para o Campeonato Paulista, com as coisas definidas”, afirmou o técnico, que também aproveitou o momento para falar da desconfiança da torcida em relação a formação do elenco.

“Tenho certeza que, com um trabalho alinhado e muita dedicação, vamos mudar a imagem perante torcedor e imprensa. É um início, mas já dá para perceber que vai ser diferente”, concluiu.

Com o resultado, o Corinthians agora espera o vencedor da partida entre São Paulo e River Plate, que será realizada nesta quinta (19) em São Petersburgo, Flórida. 
Quinta, 19 de Janeiro de 2017 - 07:40

Argel analisa amistoso contra o Atlântico e vê exibição do Vitória dentro do esperado

por Edimário Duplat

Argel analisa amistoso contra o Atlântico e vê exibição do Vitória dentro do esperado
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
Em seu primeiro jogo na temporada 2017, o Vitória passou por sufoco para derrotar a equipe do Atlântico, clube novato no Campeonato Baiano. Depois de estar perdendo por 1 a 0, o Leão da Barra virou o placar na segunda etapa com gols de Cleiton Xavier e Euller, em partida realizada na noite da última quarta-feira (18) no Barradão. Para o treinador Argel Fucks, o time jogou dentro do que era esperado para um início de pré-temporada e agora precisa melhorar o seu desempenho para as competições oficiais. "São apenas sete dias, temos ainda um longo caminho a ser percorrido. Precisamos melhorar muito ainda. É normal, é o começo, pré-temporada, a perna está pesada. Isso faz parte. Não dá para cobrar muita coisa. É bom por questão de estreia, até para tirar aquele friozinho. O que menos importa, nesse momento, é a exibição, o resultado também. Temos que melhorar no aspecto tático, técnico, físico. Rodamos o time hoje. Acho que está no caminho, naquilo que a gente pensava, principalmente para o primeiro jogo”, concluiu o treinador, que também falou sobre os novos jogadores e enfatizou a importância do confronto como um teste para a criação da equipe titular. “A gente está formando o elenco. Temos dois jogadores para cada posição. Precisamos engrenar agora esse time. Esse time só vai engrenar com os jogos. Temos uma espinha dorsal definida. Primeira vez que o futebol do Vitória está passando pelo processo de montar o time já pensando para o ano todo. Agora, isso precisa de tempo. Temos que procurar o encaixe, deixar os jogadores em uma parte física aceitável. O mais importante é que a gente está montando o elenco com jogadores de capacidade, rodados”, finalizou. O Vitória retorna a campo na próxima quinta (26), quando enfrenta a equipe do Sergipe pelo Nordestão 2017.
Quarta, 18 de Janeiro de 2017 - 22:00

Juazeirense: Ávine tem nome publicado no BID e pode jogar oficialmente

por Matheus Caldas

Juazeirense: Ávine tem nome publicado no BID e pode jogar oficialmente
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias

Principal reforço da Juazeirense para a temporada 2017, o lateral-esquerdo Ávine teve seu nome publicado nesta quarta-feira (18) no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Com isso, ele está apto a estrear oficialmente pelo Cancão de Fogo.

 

O ex-jogador do Bahia jogará pela Juazeirense na Copa do Nordeste e Campeonato Baiano. O primeiro compromisso será pela competição regional. No dia 26 de janeiro, o adversário será o River-PI, fora de casa. Já pelo certame estadual a equipe comandada pelo técnico Quintino Barbosa vai pegar o Vitória, dia 29, no Estádio Adauto Moraes, em Juazeiro.

Ex-dupla Ba-Vi, Dudu Fontes é novo diretor de futebol do Galícia
Foto: Hilton Oliveira / Galícia
Em processo de reformulação para 2017, o Galícia anunciou o nome do seu novo diretor de futebol. Trata-se de Dudu Fontes, ex-preparador físico de Bahia e Vitória, e conhecido do torcedor baiano. A informação foi divulgada pelo site oficial do clube de Salvador.
 
Além da dupla Ba-Vi, Dudu passou por clubes como Botafogo, Santos, Santa Cruz, América-RN, Vila Nova-GO e Fluminense de Feira. No Tricolor de Aço, ele chegou a exercer o cargo de coordenador de futebol.
 
No Campeonato Baiano, o Galícia fará sua estreia fora de casa. No Estádio 2 de Julho, o adversário será o Flamengo de Guanambi, na cidade homônima do rival.
Técnico do Conquista, Eduardo Bahia pretende 'fazer história' em 2017
Foto: Reprodução / Blog do Anderson
Campeão da Copa Governador 2016, no seu primeiro ano como treinador, Eduardo Bahia, do Vitória da Conquista, já pensa em mais um título em 2017: o Campeonato Baiano. Citando a base do ano passado como ponto forte, o comandante vê o estadual como chance de conseguir um troféu nesta temporada.
 
“Todos aqui sabem do equilíbrio do Campeonato Baiano, mas nosso objetivo é chegar à final da competição e trabalhar pelo título dela. O Vitória da Conquista merece isso pela evolução que teve nos últimos anos em todos os seus setores. Vamos batalhar para alcançar isso”, disse.
 
Bahia também analisou o trabalho feito pelo grupo e destacou que pretende marcar a história do Alviverde. “A base foi mantida e isso tem dado muita confiança à todos aqui no Vitória da Conquista. O comprometimento do grupo e a união dentro do clube podem fazer a diferença em 2017. O trabalho realizado até aqui é muito bom. A ideia aqui é fazer história nesta temporada”, projetou.
 
No Baianão, o primeiro compromisso conquistense será logo em casa. No dia 29 de janeiro, no Lomanto Júnior, o adversário será o Bahia de Feira.
Quarta, 18 de Janeiro de 2017 - 18:30

Flu de Feira e Bahia de Feira farão amistoso neste domingo

Flu de Feira e Bahia de Feira farão amistoso neste domingo
Duelo acontecerá no Joia da Princesa | Foto: Reprodução / Youtube
Os clubes do interior seguem forte na pré-temporada, visando o Campeonato Baiano. Em Feira de Santana, os dois clubes da elite estadual se enfrentarão num amistoso neste domingo (22). Bahia de Feira e Fluminense de Feira medirão forças no Joia da Princesa, às 16h.

Para o vice-presidente de futebol do Touro, Luiz Paolilo Filho, será a oportunidade para a torcida prestigiar os novos contratados do clube. “Vai ser um amistoso muito interessante porque estamos ajustando o nosso time, o Bahia de Feira também se preparando para o Campeonato Baiano, sem falar que será a grande chance do nosso torcedor ver de perto os novos contratados, principalmente o Jorge Wagner, que a despeito de estar parado há algum tempo participou muito bem do amistoso do último domingo contra o Jacuipense [derrota por 2 a 1], inclusive marcando um gol”, disse, em entrevista ao site oficial.

No Baianão, o Flu de Feira fará sua estreia contra o Galícia, em Pituaçu, no dia 4 de fevereiro. O Tremendão, por sua vez, jogará na primeira rodada contra o Vitória da Conquista, no Lomanto Júnior.
Quarta, 18 de Janeiro de 2017 - 18:00

Dirigente da Fifa, Van Basten sugere fim dos pênaltis, impedimento e prorrogação

por Estadão Conteúdo

Dirigente da Fifa, Van Basten sugere fim dos pênaltis, impedimento e prorrogação
Foto: Reprodução / Sky Sports
Ex-atacante da seleção holandesa e atual diretor técnico da Fifa, Marco van Basten quer aproveitar seu cargo na entidade para implementar uma série de mudanças nas regras do futebol. Nesta quarta-feira (18), ele falou sobre suas ideias revolucionárias para a modalidade e revelou que vai sugerir alterações como o fim dos pênaltis, da prorrogação e do impedimento.

"Eu falei com muitos técnicos e jogadores", comentou Van Basten, que defendeu que estas mudanças auxiliarão na preservação do futebol em entrevista à agência The Associated Press. "Nós precisamos promover a qualidade, ao invés da quantidade. Temos que defender os jogadores."

Van Basten se mostrou preocupado com o cansaço dos jogadores. Por isso, sugeriu que cada um deles possa disputar no máximo 60 partidas por temporada. Além disso, quer acabar com as prorrogações após as partidas, e também com os pênaltis. No lugar deles, um sistema de "shootout", utilizado pela Major League Soccer (MLS) em seu início, em que os jogadores são posicionados a 25 metros do gol e tem oito segundos para arrancar e marcar.

"Eu acho que todo mundo está bastante cansado depois de 120 minutos", comentou Van Basten. "Talvez os jogadores pudessem começar a 25 metros do gol e, então, você pode driblar o goleiro ou finalizar antes. Mas você precisa marcar o gol em até oito segundos. Exige mais habilidade e menos sorte. É um pouco mais de espetáculo. É mais futebol, mas você ainda está nervoso pelo jogador."

Também para diminuir o cansaço dos jogadores, o holandês sugeriu que as partidas sejam disputadas em quatro quartos, ao invés dos dois tempos atuais. "Estamos tentando ajudar o jogo, deixá-lo se desenvolver de uma forma boa. Nós queremos um jogo honesto, que seja dinâmico e um bom espetáculo, então precisamos fazer de tudo para ajudar. Os técnicos teriam três momentos com os jogadores durante o jogo."

Mas nem todas as mudanças pensadas por Van Basten têm relação com a preocupação com o desgaste dos jogadores. O ex-atleta, por exemplo, também pediu o fim da regra do impedimento, alegando que a medida tornaria o futebol mais atraente para os espectadores.

"Eu acho que um futebol sem impedimento pode ser muito interessante. Hoje em dia, o futebol parece muito com o handebol, com nove ou dez defensores na frente do gol. É difícil para o adversário marcar um gol ou criar algo no pequeno espaço que é dado. Então, se você jogar sem impedimento, terá mais possibilidades de marcar um gol", defendeu.

Por fim, Van Basten ainda sugeriu a introdução de um cartão laranja, entre o amarelo e o vermelho, que tiraria o jogador punido de campo por 10 minutos. "Talvez um cartão laranja pudesse ser mostrado e fazer o jogador ficar fora do jogo por 10 minutos por incidentes que não são pesados o suficiente para o cartão vermelho."
Quarta, 18 de Janeiro de 2017 - 17:55

Após retorno da Florida Cup, elenco do Bahia se reapresenta e treina no Fazendão

por Ulisses Gama

Após retorno da Florida Cup, elenco do Bahia se reapresenta e treina no Fazendão
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia
Após o retorno dos Estados Unidos, onde o Bahia disputou a Florida Cup, todo o elenco se reuniu pela primeira vez na tarde desta quarta-feira (18), no Fazendão, visando o início da temporada de 2017. 
 
O foco inicial do trabalho para a equipe foi direcionado para a parte física. Sob a orientação do preparador físico Valdir Júnior, os atletas tricolores tiveram que correr nos obstáculos.
 
Logo depois, o técnico Guto Ferreira e seus auxiliares entraram em ação. Divididos em quatro grupos, os atletas fizeram um trabalho em campo reduzido. 
 
As únicas ausências do trabalho ficaram por conta de Tiago e Armero. O defensor se encontra na Itália para conseguir a dupla nacionalidade, enquanto o lateral-esquerdo foi à Colômbia para tirar o visto de trabalho.
 
O grupo retorna ao batente na manhã desta quinta-feira (19), novamente no Fazendão. Também há uma atividade marcada para o período da tarde.
Campeão da Champions Asiática fica fora de torneio por manipulação de resultados
Foto: Reprodução/Twitter
Atual campeão asiático, o Jeonbuk Motors não disputará a atual edição do torneio continental. Em decisão da Confederação Asiática de Futebol (AFC), o clube sul-coreano foi suspenso de torneios internacionais por participação indireta em um caso de manipulação de resultados na K-League, a liga principal do seu país.

De acordo com informações da imprensa local, um olheiro do clube efetuou pagamentos a árbitros na temporada 2013, o que fez com que a equipe perdesse nove pontos na última edição da competição nacional.

Com o resultado, Jeju United e Ulsan foram beneficiados com a decisão, já que o primeiro ganhou a vaga na fase de grupos e o segundo entrou na fase de playoffs no torneio continental.
Após polêmica, Atlético-GO decide manter Marcelo Cabo como treinador
Foto: Divulgação
Após a polêmica envolvendo o técnico Marcelo Cabo, o Atlético-Go decidiu pela permanência do treinador nesta quarta-feira (18). A decisão foi divulgada pelo diretor de futebol do Dragão, Adson Batista. “Ele cavou a própria sepultura, mas vamos dar uma segunda chance. Ele sabe que vai trabalhar na corda bamba, não há margem para erro”, cravou. “Ele me comunicou que teve uma discussão familiar e um surto. Disse que bebeu muito e que já passou por essa situação”, emendou. Cabo, por sua vez, não se pronunciou sobre o fato. O treinador esteve desaparecido entre a madrugada do domingo (15) e a tarde da segunda (16). Quando foi visto chegando ao condomínio onde mora, na capital de Goiás. Em seguida, ele saiu novamente e só foi encontrado num motel (leia mais aqui). 
Diego Cerri revela antigo interesse em Robson, mas destaca: 'Não estamos conversando'
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia
Diretor de futebol do Bahia, Diego Cerri falou nesta quarta-feira (18) sobre a possibilidade do Bahia contratar o atacante Robson Fernandes, que está atualmente no São Paulo e pertence ao Paraná Clube (entenda aqui). O dirigente tricolor fez elogios ao atleta, revelou um antigo interesse, mas destacou que este não é o alvo do clube para reforçar o elenco comandado pelo técnico Guto Ferreira, sem descartar uma possível contratação no futuro. 
 
"Robson é um bom jogador, cheguei a conversar há algum tempo. Hoje, não é o jogador que estejamos conversando. Mas é um grande jogador. Se lá na frente sentirmos a necessidade, voltaremos a conversar", declarou. 
 
Em sua primeira entrevista coletiva após assumir o cargo de Nei Pandolfo, demitido em janeiro, Cerri falou com otimismo sobre a temporada tricolor. 
 
"Expectativa é muito otimista. A gente está partindo de uma base que ficou. Os jogadores que a gente quis renovar, tivemos sucesso. É importante que se consiga manter uma base. Estreamos no torneio da Flórida com uma equipe que já tinha uma cara. Ainda mais ficando com o treinador, podemos aperfeiçoar alguns pontos e otimizar ainda mais esse elenco. A gente tem a chance de contratar jogadores pontuais. Acho que a gente sai na frente nessa questão de manter uma base e um treinador. E mesmo eu, que já era da casa, fui gerente nos ultimos seis anos. Estamos pegando um atalho, digamos assim", indicou o dirigente, que reforçou o interesse em mais duas contratações.
 
"Buscamos mais um goleiro e um atacante. Estamos com dois goleiros, e não é possível continuar com dois goleiros. Os goleiros da base, a gente acha que estão no ponto de começar o trabalho", completou.

O Bahia faz a sua estreia na temporada contra o Fortaleza, no dia 26 de janeiro, pela Copa do Nordeste.
Quarta, 18 de Janeiro de 2017 - 15:45

Matheus Sales evita polêmica com Abel e se diz 'bem tranquilo' com concorrência

por Ulisses Gama

Matheus Sales evita polêmica com Abel e se diz 'bem tranquilo' com concorrência
Foto: Ulisses Gama / Bahia Notícias
Novo reforço do Bahia para a temporada, o volante Matheus Sales foi apresentado nesta quarta-feira (18), no Fazendão. Na última semana, foi atribuída ao jovem atleta de 21 anos a declaração do técnico Abel Braga, que disse que um jogador "poderia ter trocado uma BMW por um Audi, mas preferiu um Fusca" (relembre aqui). Em seu primeiro contato com a imprensa, ele evitou a polêmica."Até porque ele não citou nome, nem o meu ou do clube, mas achei que o projeto do Bahia seria melhor. Não sei se foi para mim. Respeito Abel e o Fluminense. O Abel é um grande técnico e o Fluminense é um grande clube, mas escolhi o Bahia e são as cores dele que vou defender", declarou. Segundo volante contratado em 2017, Sales disse estar tranquilo e preparado para a alta concorrência na posição. Junto com ele, Juninho, Renê Júnior, Edson, Feijão, Yuri e Júnior Ramos estarão na briga pela escolha do técnico Guto Ferreira. "Briga sempre vai existir. Sempre dentro do campo, em treinamento. Quem tiver melhor, vai jogar. Isso é normal. Quanto a isso, fico bem tranquilo. Procuro treinar, dar o meu máximo para corresponder", indicou o atleta, que elencou fatores importantes para conseguir uma vaga. "Cada um tem sua característica, seu estilo. Acima de tudo, disposição não pode faltar nunca. Marcação forte tem que ter, uma boa saída de jogo, um bom passe. Isso é essencial", completou. Matheus Sales tem contrato com o Bahia até o fim de 2017. 
Quarta, 18 de Janeiro de 2017 - 15:35

Sinval Vieira brinca com extracampo de Paulinho e avisa: 'Faça eu ganhar jogo'

por Matheus Caldas

Sinval Vieira brinca com extracampo de Paulinho e avisa: 'Faça eu ganhar jogo'
Foto: Divulgação / EC Vitória
Último jogador oficializado pelo Vitória, o atacante Paulinho chegou à Salvador para assinar contrato e conversar com a diretoria rubro-negra nesta quarta-feira (18). Com fama de baladeiro, alguns torcedores torceram o nariz com sua chegada. No entanto, a direção do clube baiano parece não se importar muito com o antepassado do jogador. Em tom descontraído, o diretor de futebol do Vitoria, Sinval Vieira, opinou sobre a vida extracampo do atleta. “Não quero saber de sua vida, não. Não quero saber de nada que você faz aqui. Eu quero saber é aí [campo do Barradão], nessa porra aí. Faça eu ganhar jogo, meu filho. Faça eu ganhar jogo. O resto eu estou cagando e andando. Não quero nem saber “, disse, num vídeo gravado pela assessoria do Leão. Paulinho levou na brincadeira e riu com a piada feita pelo dirigente. Dentro de campo, ele ficará em solo soteropolitano até o final do ano, prazo estipulado para terminar seu empréstimo. Ele pertence ao Flamengo. Veja o vídeo abaixo:
Daniel Dias leva prêmio de melhor nadador paralímpico em revista internacional
Foto: Divulgação
O brasileiro Daniel Dias, que levou nove medalhas nos Jogos Paralímpicos 2016 (quatro de ouro, três de prata e duas de bronze), foi eleito pela quinta vez como o melhor nadador paralímpico da temporada pela revista Swimming World. O maior vencedor do país na modalidade já havia faturado o prêmio nos anos de 2009, 2010, 2011 e 2013.

Em 2017, Daniel volta às piscinas na disputa do Mundial da modalidade, que será realizada em setembro na Cidade do México. Na última edição, o competidor levou sete medalhas de ouro, três de prata e duas de bronze em Glasgow.

No feminino, a vencedora foi a canadense Aurélie Rivard. A Swimming World é uma das maiores publicações de natação do mundo.

Histórico de Conteúdo