Terça, 21 de Fevereiro de 2017 - 22:00

Após ouro inédito, Robson Conceição fica fora de premiação do COB

por Estadão Conteúdo

Após ouro inédito, Robson Conceição fica fora de premiação do COB
Foto: Roberto Castro / Brasil2016

A nota enviada anteriormente continha um erro no último parágrafo. As confederações nunca apontaram diretamente os vencedores do prêmio do COB em cada modalidade. Segue a versão corrigida:

Primeiro brasileiro a ganhar uma medalha de ouro no boxe, Robson Conceição não aparece entre os três concorrentes do troféu principal do Prêmio Brasileiro Olímpico de 2016. A premiação, realizada anualmente pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) foi adiada e vai acontecer apenas no dia 29 de março, na Cidade das Artes, no Rio.

Quando anunciou que não realizaria o evento em dezembro, como de costume, o COB alegou que, naquele mês, não poderia organizar o Prêmio Brasil Olímpico no Theatro Municipal do Rio. Fazia questão do local. Nesta terça-feira, ao anunciar o local da cerimônia, porém, revelou que ela será num auditório na Barra da Tijuca.

Lá, serão premiados os atletas brasileiros que mais se destacaram em 2016. Entre os homens, concorrem Isaquias Queiroz (canoagem velocidade), Serginho (vôlei) e Thiago Braz (atletismo). Além da ausência de Robson, chama atenção a opção do COB por não listar Alison e Bruno Schmidt, ouro no vôlei de praia.

No feminino a lista tem as campeãs olímpicas Martine Grael/Kahena Kunze (vela) e Rafaela Silva (judô), além da maratonista aquática Poliana Okimoto, medalhista da bronze no Rio. Ficaram de fora Ágatha e Bárbara Seixas, prata no vôlei de praia.

De acordo com o COB, os vencedores já foram escolhidos por um júri formado por jornalistas, dirigentes, ex-atletas e personalidades do esporte. Mas os nomes só serão anunciados durante a premiação.

Outra premiação, a do Atleta da Torcida, permite a votação online. No início de março, o COB anunciará os atletas ou duplas que concorrerão ao troféu e dará início à votação popular pela internet.

Por fim, nesta terça-feira o COB divulgou os vencedores do prêmio de melhor atleta por modalidade. Cada confederação listou três nomes e o júri escolheu o vencedor por meio de um colégio eleitoral do comitê.

Apesar da dificuldade, lateral crê que triunfo mantém Juazeirense viva na Copa do Nordeste
Foto: Look Assessoria de Comunicação
A Juazeirense está praticamente preparada para seu próximo compromisso na Copa do Nordeste. De folga do Campeonato Baiano, o Cancão receberá o Sampaio Corrêa nesta quarta-feira (22), às 19h30, no Adauto Moraes, pela quarta rodada do grupo C da competição.

O lateral-esquerdo Elton Lira acredita numa classificação do clube à segunda fase, apesar da diferença de pontos para a zona de classificação. “Os líderes já somam sete pontos, mas ainda é possível chegar. E qualquer possibilidade de classificação passa por uma vitória diante do Sampaio. Esses três pontos ainda são fundamentais para que a gente possa ter mais tranquilidade para trabalhar no Carnaval e nos recuperarmos também no Baiano”, disse.
 
O clube baiano é o lanterna do grupo, com nenhum ponto conquistado. Para alcançar o segundo colocado Sport, precisará de uma combinação improvável de resultados.
Terça, 21 de Fevereiro de 2017 - 19:30

Baianão: Em cinco rodadas, mais de 50% dos times mudaram de treinador

por Matheus Caldas

Baianão: Em cinco rodadas, mais de 50% dos times mudaram de treinador
Odilon pediu para sair do Galícia | Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
O futebol vem mudando ao longo dos anos. Neste processo7 de evolução, ideias e conceitos foram modificados. A manutenção do treinador, como forma de investir num trabalho a longo prazo, é um dos assuntos mais consolidados na modalidade. No Campeonato Baiano, no entanto, essa revolução ainda caminha a passadas lentas.

Em cinco rodadas do atual estadual, seis técnicos já saíram de seus cargos, entre demissões e pedidos de desligamento. Nada mais que 54, 54% dos times do segundo estadual mais antigo do país já trocaram seu comando técnico.

O número é o mesmo do Baianão 2016, quando seis agremiações praticaram tal mudança no banco de reservas.

Neste ano, o mais novo time órfão de um técnico é o Jacobina. Ricardo Silva pediu para sair e deixou o Jegue da Chapada sem um comandante pela segunda vez na temporada – dias antes do início da competição, Paulo Sales já havia aceitado uma proposta do futebol paraibano - pouco depois, ele acertou com a Juazeirense.

Coincidentemente, apenas os quatro primeiros colocados da tabela e o Jacuipense, com Clebson Beleza, mantiveram seus treinadores desde o início de suas pré-temporadas – o Vitória com Argel Fucks; o Bahia, com Guto Ferreira; o Fluminense de Feira mantém Arnaldo Lira; e o Vitória da Conquista segue com Eduardo Bahia, campeão da Copa Governador do Estado 2016.

Confira o comparativo abaixo:
 
2016
Juazeirense – Sérgio Araújo (Evandro Guimarães)
Colo Colo – Fernando Dourado (Gilmey Aimberê)
Jacobina – Edson Ferreira (Paulo Sales)
Jacuipense – Clebson Beleza (Paulo Foiani)
Feirense – Henry Lauar (Ionay da Luz)
Vitória da Conquista – Evandro Guimarães (Sérgio Araújo)

2017
Bahia de Feira – Jaelson Marcelino (Quintino Barbosa)
Atlântico – George Santos (Roberto Gaúcho)
Juazeirense - Quintino Barbosa (Paulo Sales)
Flamengo de Guanambi – Duzinho (Fernando Dourado)
Galícia – Sérgio Odilon (?)
Jacobina – Ricardo Silva (?)
 
Terça, 21 de Fevereiro de 2017 - 18:30

No Fazendão, Bahia finaliza preparação para enfrentar o Fluminense de Feira

por Matheus Caldas

No Fazendão, Bahia finaliza preparação para enfrentar o Fluminense de Feira
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia

O Bahia finalizou sua preparação para enfrentar o Fluminense de Feira , às 21h45 desta quarta-feira (22), no Joia da Princesa, pela sexta rodada do Campeonato Baiano. O elenco tricolor realizou um treinamento na tarde desta terça (21), no Fazendão, fechado à imprensa.

Antes das atividades no campo, os jogadores assistiram vídeos do adversário, para saberem os pontos fortes e os caminhos para tentar um resultado importante em Feira.

Em seguida, o técnico Guto Ferreira realizou um trabalho tático com o time que deve ser titular neste duelo.

Novato, o atacante Maikon Leite treinou normalmente com bola, junto aos outros jogadores.

O atacante Edgar Junio e os laterais Wellington Silva e Matheus Reis fizeram a transição pós-lesão no campo principal do CT. O volante Yuri segue em tratamento na fisioterapia.

Na tabela do Baianão, o Tricolor é o vice-líder, com 10 pontos ganhos, mesma pontuação do adversário feirense, que é o terceiro, e perde nos critérios de desempate.

Terça, 21 de Fevereiro de 2017 - 18:25

Cárdenas é relacionado para duelo contra o Bragantino

por Glauber Guerra

Cárdenas é relacionado para duelo contra o Bragantino
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
O meio-campista Cárdenas, do Vitória, foi a novidade na lista de relacionados para o duelo contra o Bragantino, quarta-feira (22), às 19h30, no Barradão, pela segunda fase da Copa do Brasil. O atleta estava em negociação com o São Paulo e Coritiba, mas as conversas emperraram. O colombiano ficará como opção no banco de reservas.
 
Ao todo, o técnico Argel Fucks convocou 20 jogadores. Para a partida, o comandante Rubro-negro não poderá contar com o meio-campista Dátolo, vetado pelo departamento médico por conta de uma entorse no tornozelo.
 
O Vitória deve ir a campo com: Fernando Miguel; José Welison, Kanu, Fred e Euller; Uillian Correia, Willian Farias e Cleiton Xavier; Pineda, Kieza e André Lima.
 
Confira a lista completa:

Goleiros: Caíque e Fernando Miguel;
Zagueiros: Alan Costa, Fred e Kanu;
Laterais: Euller, Geferson e Leandro Salino;
Volantes: Bruno Ramires, Uillian Correia, Willian Farias e José Welison;
Meias: Cárdenas, Jhemerson  e Cleiton Xavier 
Atacantes: André Lima, David, Kieza, Paulinho e Pineda.
Terça, 21 de Fevereiro de 2017 - 18:05

Com Pineda no time titular, Vitória fecha preparação para pegar o Bragantino

por Glauber Guerra

Com Pineda no time titular, Vitória fecha preparação para pegar o Bragantino
Pineda bate um papo com Kanu| Foto: Glauber Guerra/ Bahia Notícias
“O time que treina é o time que joga”. Essa é uma frase que o técnico Argel Fucks repete a exaustão durante as entrevistas coletivas. Desta forma, o Vitória terá duas novidades para o duelo contra o Bragantino, quarta-feira (22), às 19h30, no Barradão. O atacante chileno Pineda e o lateral-esquerdo Euller trabalharam na equipe principal na atividade desta terça (21).
 
Antes de começar os trabalhos, o técnico Argel Fucks conversou por cerca de 15 minutos com o time principal.
 
Em seguida, o comandante Rubro-negro orientou um trabalho tático em campo reduzido com a presença de apenas do grupo titular. O restante da equipe fez um treino de finalizações.

O time principal treinou com: Fernando Miguel; José Welison, Kanu, Fred e Euller; Uillian Correia, Willian Farias e Cleiton Xavier; Pineda, Kieza e André Lima.
 
Os laterais Norberto e Patric e o meio-campista Gabriel Xavier também participaram do treino de finalizações, mas pouco tempo depois realizaram um trabalho físico e deram voltas ao redor do gramado.
 
O duelo contra o Bragantino é jogo único. Em caso de empate, a classificação será decidida nos pênaltis.
Terça, 21 de Fevereiro de 2017 - 17:30

Ex-Vitória, Edson Magal é novo reforço do Galícia; clube contrata outros 2 atletas

por Matheus Caldas

Ex-Vitória, Edson Magal é novo reforço do Galícia; clube contrata outros 2 atletas
Foto: Divulgação / EC Vitória
O Galícia contratou três nomes para tentar fugir da incômoda lanterna do Campeonato Baiano. Nesta terça-feira (21), o volante Edson Magal, ex-Vitória, bem como o zagueiro Murilo e o meia Marlon. 

Todos tiveram seus nomes publicados no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e reúnem condições de jogo para estrear pela equipe soteropolitana.

O defensor Murilo já atuou pelo Camaçari, em 2012, enquanto Marlon teve o Jacuipense como sua última equipe.

O mais conhecido do torcedor baiano é Magal. Campeão da Copa do Brasil Sub-20 pelo Vitória, em 2012. Aos 23 anos, ele atuou pela última vez pelo Teixeira de Freitas, em 2016.

A estreia do ex-rubro-negro pode ser justamente contra a equipe pela qual surgiu no futebol. Galícia e Vitória se enfrentam no próximo dia 2 de março, às 19h30, em Pituaçu, pela sexta rodada do Baianão.

Na tabela do campeonato, o Granadeiro é o último colocado, com apenas um ponto conquistado.
Folia tricolor: Guto Ferreira relembra tempos de criança e mostra interesse em curtir o Carnaval
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia
É inevitável. Às vésperas do Carnaval de Salvador, a folia se torna assunto em todos os lugares da capital baiana. Não é diferente no Fazendão, centro de treinamentos do Bahia. Nesta terça-feira (14), o técnico Guto Ferreira foi questionado sobre a grande festa na cidade, lembrou dos tempos de criança e até se ofereceu para curtir os trios elétricos de camarote.
 
"No tempo de moleque, de guri, em Piracicaba, a gente brincava. Em Piracicaba, era mais brincadeira de salão, na época. Esse tempo já passou. Carnaval a gente costuma curtir dentro de casa com a família. Agora a gente está em Salvador, uma festa popular, uma das festas mais tradicionais de Salvador, festa mundial. Se pintar convite para alguma coisa em termo de camarote, alguma coisa, seria bem-vindo [risos]. Uma noite só para mostrar para a família", declarou. 
 
No meio do Carnaval, uma mudança na programação tricolor. No sábado (25), o Esquadrão vai desafiar o Paraná, em Curitiba, pela segunda fase da Copa do Brasil. Guto lamentou o adiamento no reencontro com os seus familiares.
 
"Judiaram da gente na Copa do Brasil. A família está chegando no sábado, depois de quase 40 dias sem vê-los. No sábado acho que vai bater quase 50 dias. A família chega no sábado, e eu só chego no domingo. Mas faz parte", disse.
 
E os jogadores? Vão poder participar do Carnaval? De acordo com Guto, eles terão uma folga somente no próximo domingo (26), quando retornam da capital paranaense.
 
"Folia? Eles têm uma imagem a zelar. Mas também são filhos de deus. Dentro da nossa programação, no retorno de Curitiba, tem um pessoal que não vai a Curitiba e trabalha no domingo de carnaval. E o pessoal que vai a Curitiba tem o retorno na terça-feira. Então o que eles fizerem no domingo está valendo. Vão ter a segunda para descansar, porque terça tem que trabalhar sério, porque quinta tem que estar em campo. Infelizmente, esse é o preço. E todo mundo fala que jogar futebol é maravilhoso, que jogador de futebol só tem mordomia. É nesses momentos que você vê as privações, o preço que cada um paga. Enquanto todo mundo aí tem, aqui na Bahia, duas semanas de carnaval, os caras têm um dia, às vezes meio dia de carnaval, porque no outro dia tem que cuidar", explicou.
 
O Bahia volta a jogar nesta quarta-feira (22), contra o Fluminense de Feira, em Feira de Santana, pela sexta rodada do Campeonato Baiano.
Terça, 21 de Fevereiro de 2017 - 16:45

Guto descarta estreia de Maikon Leite e mantém mistério para pegar o Flu de Feira

por Ulisses Gama

Guto descarta estreia de Maikon Leite e mantém mistério para pegar o Flu de Feira
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia
Apesar de ter treinado a parte tática na última segunda-feira (20) e já ter sido regularizado junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o atacante Maikon Leite ainda não fará a sua estreia pelo Bahia.

Em entrevista coletiva realizada nesta terça-feira (21), o técnico Guto Ferreira descartou a entrada do jogador no duelo contra o Flu de Feira, nesta quarta-feira (22), pela sexta rodada do Campeonato Baiano. Segundo o comandante, o mais recente contratado do Esquadrão só deve entrar em campo após o Carnaval.
 
"Maikon no nosso projeto é pós-carnaval. Fez um treino com bola ontem, hoje vai repetir e vai no processo cumulativo e progressivo até chegar no momento. Ainda é precoce. Gostaríamos. É um jogador de velocidade incrível, tem muito a acrescentar...", declarou.
 
Questionado sobre a equipe que entrará no campo do Joia da Princesa, Guto Ferreira manteve a sua tradicional postura misteriosa.
 
"Quarta-feira, 21h45", resumiu.
 
Em sua análise sobre o adversário, o treinador fez elogios ao Touro do Sertão e indicou um jogo complicado, mas projetou que a sua equipe vai "fazer o melhor" para conquistar um bom resultado.
 
"É um time maduro, com bom nível técnico, com jogadores que já figuraram em grandes cluves, vive um bom momento... Tende a ser um nível de dificuldade grande, mas vamos fazer o nosso melhor, independente de quem estiver na partida", indicou.
Terça, 21 de Fevereiro de 2017 - 16:35

Kanu confia em classificação na Copa do Brasil, mas diz: 'Será uma partida difícil'

por Glauber Guerra

Kanu confia em classificação na Copa do Brasil, mas diz: 'Será uma partida difícil'
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
A partida é de jogo único. Com isso, só o triunfo o interessa ao Vitória nesta quarta-feira (22), às 19h30, no Barradão, diante do Bragantino, pela segunda fase da Copa do Brasil. O zagueiro Kanu demonstra confiança na classificação, mas prevê um jogo difícil.
 
“Uma partida difícil, contra um adversário que tem qualidade. Já estudamos um pouco o adversário. Sabemos da dificuldade que vamos encontrar aqui. Mas estamos jogando em casa, precisamos ganhar. É um jogo eliminatório, não tem jogo de volta, a Copa do Brasil mudou. Então precisamos fazer um bom resultado aqui, nem que ganhemos de meio a zero, mas temos que ganhar. Acredito que a gente tem um plantel bom, focado. Acredito que a gente vai fazer um bom jogo e, com certeza, vamos sair com a classificação”, comentou o jogador.
 
Kanu ainda elogiou a zaga Rubro-negra, que atualmente conta com Fred, Alan Costa, Bruno Bispo e Vinícius na equipe profissional.
 
“A gente tem quatro ou cinco bons zagueiros, e todos têm qualidade para jogar. Tem que mostrar no treinamento. Argel deixou bem claro que quem se escala é o jogador. É durante o treinamento, durante o trabalho. Argel dá oportunidades a todos nós. Temos que chegar e mostrar, que é o mais importante. “E Fred é um grande jogador, jogou em grandes clubes, fora do Brasil, tem qualidade, tem uma técnica normal, bate bem falta. Alan é um jogador que tem força, é agressivo, é bom de jogo aéreo, jogador vigoroso. Então temos bons zagueiros, jogadores de qualidade. Eu acredito que quem ganha é o Vitória, que está cheio de bons zagueiros. Tem tudo para fazer um bom ano”, declarou.
Terça, 21 de Fevereiro de 2017 - 16:30

Ricardo Silva anuncia saída do Jacobina: 'Gosto de trabalhar com pessoas profissionais'

por Matheus Caldas

Ricardo Silva anuncia saída do Jacobina: 'Gosto de trabalhar com pessoas profissionais'
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
A passagem do técnico Ricardo Silva pelo Jacobina durou menos de um mês. O treinador anunciou sua saída do Jegue da Chapada nesta terça-feira (21), por conta de um desentendimento com um membro da comissão técnica, que não teve o nome revelado. “Eu sou muito profissional e gosto de trabalhar com pessoas profissionais. Lá no Jacobina não estava tendo um entendimento com esse membro. Onde trabalhei, sempre tiver amizade com pessoal da comissão. Estou saindo não pela cidade e pelas torcida, que me abraçaram. Eu deveria ter levado alguém de confiança. O presidente [Rafael Damasceno] jogou aberto comigo nesse sentido. Errei nisso e não levei ninguém para me acompanhar”, explicou, em entrevista ao Bahia Notícias. O ex-treinador do Vitória também revelou ter recebido uma proposta do Atlântico, o que poderia ter abreviado sua passagem por Jacobina. No entanto, ele não aceitou, mesmo com o problemas que já vinham acontecendo. “Fui chamado para ir ao Atlântico. Mas, pela minha palavra, e pelo pessoal que me abraçou, não aceitei. O torcedor nem se fala, e a cidade... Me trataram super bem. Dei minha palavra. Infelizmente, não deu certo”, lamentou. Ricardo Silva deixa o Jegue com uma vitória, dois empates e duas derrotas no Campeonato Baiano e 33,33% de aproveitamento. Com esse retrospecto, a equipe é a quinta colocada na tabela, com cinco pontos conquistados. 
Com Hulk, Oscar e Elkeson, Shanghai SIPG estreia com triunfo na Champions Asiática
Foto: Reprodução
Na sua estreia pela AFC Champions League 2017, o Shanghai SIPG contou com a ajuda de seus atletas brasileiros para iniciar com pé direito na competição internacional.

Com gol do atacante Hulk, os chineses derrotaram o Seoul FC por 1 a 0 e conseguiram os três primeiros pontos no Grupo F do torneio.

Assim como Hulk, outros brasileiros que atuam no time são o ex-vitória Elkeson e o meia Oscar. Com o resultado, o Shanghai se encontra na segunda posição da chave, com o Urawa Red Diamonds liderando o grupo com três pontos e saldo de quatro gols.
Coreia do Norte sinaliza participação nos Jogos de Inverno na Coreia do Sul
Foto: Divulgação
Diferente do que aconteceu nos Jogos Olímpicos de Seul 1988, a Coreia do Norte sinalizou positivamente com a participação nos Jogos Olímpicos de Inverno 2018, que serão realizados na cidade sul-coreana de Pyeongchang.

"Não há nada que nos impeça de participar dos Jogos de Pyeongchang e nenhum motivo pelo qual nós não possamos. Vamos agir conforme prega a Carta Olímpica", afirmou um oficial do Comitê Olímpico da Coreia do Norte à agência de notícias Kyodo News.

Países rivais na Guerra da Coreia, os dois países vivem uma relação turbulenta desde a assinatura do armistício de 1953. Entretanto, as duas nações já efetuaram movimentos de aproximação no esporte. Nos Jogos Olímpicos de 2000, em Sidney, as duas delegações entraram juntas carregando a mesma bandeira.
Futebol feminino: Reforços do Vitória fazem exames e aguardam aval por anúncio
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
O Vitória está próximo de oficializar a contratação de seis jogadoras para a equipe de futebol feminino que irá disputar o Campeonato Brasileiro. As meias-campistas Katherine Pulucena, Thayne Silva e Hendriele Karen, a zagueira Isabela Aparecida e as atacantes Juliana Regina, conhecida como Ronaldinha e Dilene Cristina.

As seis atletas já iniciaram os exames médicos e aguardam apenas o aval do DM para serem anunciadas.

“Espero que o grupo – que já está forte e foi campeão baiano – fique ainda melhor, pois vamos enfrentar grandes times no Brasileirão. Então, com certeza, vamos melhorar o nível da equipe”, disse Many Gleize, coordenadora geral dos esportes olímpicos.
 
No Campeonato Brasileiro, a equipe comandada pelo técnico Quinho integra o Grupo 2, ao lado de Flamengo, São José, Foz Cataratas, Ferroviária, Rio Preto, Santos e Ponte Preta. A competição começa no dia 12 março e se encerra em agosto deste ano. O certame reúne 16 equipes.

O Vitória estreia na competição contra o Flamengo, no Barradão, no dia 13 de março.
No Bragantino, Guilherme Mattis espera servir de ‘espião’ contra o Vitória
Foto: Gazeta Press
Próximo rival do Vitória na Copa do Brasil 2017, o Bragantino tem em seu elenco um rosto conhecido da torcida rubro-negra. Trata-se do zagueiro Guilherme Mattis, que espera auxiliar o treinador Alberto Félix com dicas sobre o Leão, mesmo com as atuais mudanças ocorridas no time baiano.

“Muita coisa mudou no Vitória. Foram muitas contratações. Do time titular, conheço pouca coisa. Mas o nosso time está estudando, está se informando sobre essas mudanças. A maioria dos clubes gosta de contar com esse espião e estou à disposição para ajudar. Temos que estar capacitados para fazer um bom jogo. Não tem segredo: é fazer um bom jogo”, afirmou o atleta em entrevista ao globoesporte.com, no qual também demonstrou felicidade em reencontrar a equipe que o ajudou na carreira.

“Fico feliz de retornar a Salvador e encontrar um clube que me ajudou na carreira, principalmente no ano passado. Será muito importante jogar contra um grande clube. Para muitos, será a oportunidade da vida”, completo Mattis, que também explicou que fará uma comemoração comedida em caso de marcar um gol pelo Massa Bruta contra o Leão.

“Eu tenho que dar valor ao clube que me abriu as portas, no clube que paga os meus salários. A comemoração, se vier, não será uma forma de desrespeito com o Vitória, clube que também me ajudou muito. Mas estou preocupado e focado em fazer uma partida segura e ajudar os meus companheiros”.

Vitória e Bragantino se enfrentam na próxima quarta-feira (22), às 19h30, no Barradão. Na segunda fase da Copa do Brasil, as equipes se enfrentam em jogo único com o vencedor garantindo a classificação. Em caso de empate, o resultado será definido na disputa de penalidades.

Terça, 21 de Fevereiro de 2017 - 11:45

Euller projeta jogo ‘muito perigoso’ contra o Bragantino

Euller projeta jogo ‘muito perigoso’ contra o Bragantino
Foto: Bruno Concha/ Ag. Haack/ Bahia Notícias
O Vitória encara o Bragantino nesta quarta-feira (22), às 19h30, no Bragantino, em jogo válido pela segunda fase da Copa do Brasil. O lateral-esquerdo Euller espera um jogo muito perigo e pediu atenção redobrada ao seu time.

“Vai ser um jogo muito perigoso para nossa equipe. Vamos procurar fazer um grande jogo para sair com a classificação para a próxima fase da Copa do Brasil, que está muito equilibrada neste ano. Temos que nos impor para buscar a vitória. Não podemos dar espaços para eles. Queremos evitar surpresas”, declarou.
 
Euller ainda garantiu que a equipe vem ganhando confiança a cada jogo disputado.
 
“Estamos ganhando confiança, crescendo de produção e fazendo bons jogos. Mas queremos mais. Temos que manter o foco para continuarmos vencendo os jogos. Isso vai dar ainda mais motivação a equipe para a sequência da temporada. O mais importante é que o trabalho que vem sendo realizado é muito bom”, completou.

A partida contra o Bragantino é jogo único. Em caso de empate, a classificação será decidida nos pênaltis.
Aleixo Belov e a tripulação do navio-escola Fraternidade seguem sua viagem para o Alasca
Foto: Divulgação
Depois de passar pela Ilha de Granada, ultrapassar o canal do Panamá e a Ilha de Cocos, o ucraniano radicado Aleixo Belov na Bahia chega às Ilhas Galápagos, terra das iguanas e das tartarugas gigantes. Conhecido como “Navegador Solitário”, Belov já deu a volta ao mundo em quatro oportunidades e agora leva o seu barco para uma região ainda inédita para o navegador (clique aqui e leia mais sobre ele).

“Esse é mais um projeto apenas. Eu já fiz quatro voltas ao mundo, três em solitário e uma com 26 alunos que eu treinei. Depois disso fui à Antártida, com mais nove tripulantes, e sempre pensando no dia de amanhã. Então, antes de voltar eu já estava pensando em mais uma viagem e foi assim que aconteceu”, afirmou em entrevista ao Bahia Notícias, na qual detalhou um pouco seu atual projeto.

“As quatro voltas ao mundo que dei foram pelos trópicos. Claro que fui pelo Cabo da Boa Esperança, já tive pela Europa, no Mar Negro. Mas, quando fui para a Antártida, fui para o gelo, lá no Sul. E está faltando o Norte, por isso quero ir ao Alasca”, confessou. A intenção da tripulação é chegar ao estado norte-americano entre os meses de junho e agosto de 2017.
Terça, 21 de Fevereiro de 2017 - 11:05

Maikon Leite aparece no BID e fica à disposição para estrear pelo Bahia

por Ulisses Gama

Maikon Leite aparece no BID e fica à disposição para estrear pelo Bahia
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / Bahia
O atacante Maikon Leite está regularizado para atuar com a camisa do Bahia. Nesta terça-feira (21), ele teve o seu nome publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Com isso, ele deve fazer a sua primeira partida nesta quarta-feira (22), quando o Esquadrão enfrenta o Fluminense de Feira, pela sexta rodada do Campeonato Baiano. Na última segunda-feira (20), ele realizou o seu primeiro treinamento tático (leia mais aqui).
Diretor de futebol da CBF explica mudanças para o Campeonato Brasileiro 2017
Foto: Rafael Ribeiro / CBF
Após a reunião do conselho técnico, realizado na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) na última segunda-feira (20), o diretor de competições da entidade, Manoel Flores, explicou sobre as mudanças que acontecerão na edição 2017 do Campeonato Brasileiro da Série A. Foi decidido que está proibida a venda de mandos de campo para outros estados, uma maior fiscalização aos estádios e a transição para a retirada de grama sintética para a edição 2018.

“Os clubes saíram satisfeitos. Obviamente tem uma questão ou outra polêmica, não dá para agradar a todos, mas isso é uma decisão que cabe ao conselho e aos membros que fazem as suas votações e conclusões. Mas estamos satisfeitos com o resultado”, explicou o dirigente, que enfatizou a decisão da venda de mando de campo.

“Isso foi votado. A CBF ano passado soltou uma resolução dizendo que na reta final da competição não deveria ter clubes saindo de seu estado de origem. Pelo que incluímos, ficaria proibido que nas últimas cinco rodadas, os clubes ocasionassem a ‘venda’ do mando de campo. Hoje, os clubes optaram por ampliar isso para todo o campeonato”, afirmou Flores, que comentou sobre a ampliação da capacidade mínima permitida para os estádios.

“12 mil, mas olhando mais de perto a qualidade. A gente restringia por quantidade, mas agora também será qualitativa com avaliação de vestiário, gramado, cabine de imprensa, placar eletrônico, sistema de som. Nada que inviabilize, mas com itens que precisam ser analisados até para o futuro”, completou. Outro fator de mudança é a exclusão da grama sintética, processo que será realizado totalmente para a temporada 2018.

“Grama sintética foi uma questão levantada, uma proposta colocada na mesa, e ficou decidido que em 2017 teremos uma transição e em 2018 não se use mais o gramado artificial”, completou.

Outra determinação foi o aumento dos “mascotes”, as crianças que entram em campo com suas equipes, de 22 para 44 jovens torcedores. 
Terça, 21 de Fevereiro de 2017 - 10:15

Patric enaltece elenco e minimiza pressão: 'É normal em todas as equipes grandes'

por Glauber Guerra

Patric enaltece elenco e minimiza pressão: 'É normal em todas as equipes grandes'
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
Novo contratado do Vitória, o lateral-direito Patric está disposto a corresponder com a expectativa colocada em cima de sua transferência. Cedido pelo Atlético-MG até o fim da temporada, o jogador exaltou o grupo de atletas que encontrou na Toca do Leão e se diz preparado para cobranças.

“Estou ciente que o torcedor cobra bastante. É normal em todas as equipes grandes. E todos os laterais que aqui estão fazendo o melhor. Estamos em início de temporada. Espero que possa agradar a todos, que possa ganhar os títulos que ganhei em outros clubes também, que possa dar assistências, fazer uns golzinhos e tentar ajudar. A gente está aqui para vencer e para deixar o nome registrado na galeria, que eu já vi. Eu espero que a gente espera cumprir com todas as obrigações”, disse o jogador, em entrevista coletiva.

Patric ainda revelou que já foi apelidado de Cedric e ‘Salininho’ pelos companheiros por conta da semelhança física com os dois atletas.

“Cedric, Salininho, saiu de tudo já [risos]. Eu raspo a cabeça e deixo a barba crescer”, comentou.
Terça, 21 de Fevereiro de 2017 - 09:45

Mário prega foco e elogia equipe do Flu de Feira: 'Uma das melhores da competição'

por Ulisses Gama

Mário prega foco e elogia equipe do Flu de Feira: 'Uma das melhores da competição'
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia
Autor do gol que deu o triunfo do Bahia sobre a Juazeirense no último domingo (19), o atacante Mário quer uma equipe atenta para enfrentar o Fluminense de Feira nesta quarta (22), pela sexta rodada do Campeonato Baiano. Na opinião do jogador, a equipe comandada pelo técnico Arnaldo Lira é uma das melhores do estadual.
 
"Todos nós sabemos que a equipe do Fluminense é uma das melhores da competição. Vamos estudar a equipe deles e ir focados para buscar o triunfo. Não sei a equipe que vai enfrentar eles, mas é trabalhar firme para estar preparado quando a oportunidade aparecer", declarou.
 
Ganhando chances para jogar em meio ao rodízio que é promovido dentro do elenco, Mário pregou trabalho para conseguir espaço dentro do grupo tricolor.
 
"Sabemos que na equipe tem outros atacantes de qualidade. Não só eu como o Kaynan vem buscando a oportunidade. Estamos trabalhando para agarrar as oportunidades com unhas e dentes", indicou.
 
Com dez pontos conquistados em quatro partidas, o Bahia ocupa o segudo lugar da competição.
FBF altera dia de confronto entre Jacuipense e Flamengo de Guanambi
Foto: Ulisses Gama/Bahia Notícias
Em nota divulgada na última segunda-feira (20), a Federação Bahiana de Futebol (FBF) divulgou uma alteração na partida entre Jacuipense e Flamengo de Guanambi, que será realizada pela sétima rodada do Campeonato Baiano 2017. Anteriormente marcada para o dia 5 de março, o jogo foi reprogramado para o dia 12 do mesmo mês.

Apesar da reprogramação, a partida segue marcada para o mesmo local e horário, prevista para ser realizada no estádio de Pituaçu às 16h. Com cinco pontos, o Leão do Sisal se encontra na sétima colocação do Baianão, enquanto o Beija-Flor do Sertão se encontra em décimo lugar com apenas dois pontos. 
Terça, 21 de Fevereiro de 2017 - 08:45

Sinval Vieira defende Geferson e diz que críticas são injustas

por Glauber Guerra

Sinval Vieira defende Geferson e diz que críticas são injustas
Geferson em ação pelo Vitória| Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
O lateral-esquerdo Geferson, do Vitória, tem sido alvos de críticas por parte da torcida e imprensa. Com cinco partidas disputadas e ainda sem apresentar com um futebol convincente, o atleta Rubro-negro com um defensor ferrenho: o diretor Sinval Vieira.  

“O Vitória não tem feito boas apresentações e eu tenho visto as críticas. Tem caído muita crítica sobre Geferson. O Vitória não está jogando bem porque causa do lateral esquerdo. Naquele lado mesmo não está acontecendo nada contra o Vitória. Eu tenho visto que começaram a falar dessa posição, mas quando a gente assiste ao jogo do Vitória, com muito equilíbrio, atenção, o Vitória não deixa de fazer boa partida por causa do lateral esquerdo. Ali a gente não está vendo o Vitória ser bombardeado, nem tomar gol por aquele lado. Essa é minha análise. Eu só estou aproveitando a oportunidade para dizer que está ocorrendo muitas críticas de um jogador que não tem dado causa para o Vitória tomar gol, que é a primeira razão da função dele. Eu não estou vendo isso. O Vitória não toma gol pelo lado dele. Não estou entendendo porque tanta crítica sobre esse rapaz”, disse Sinval.

Geferson, de 22 anos, pertence ao Internacional e foi cedido por empréstimo até o fim da temporada. Além dele, o técnico Argel Fucks conta com Euller para a posição.

O próximo compromisso do Vitória é contra o Bragantino, nesta quarta-feira (22), às 19h30, no Barradão, válido pela segunda fase da Copa do Brasil.
Terça, 21 de Fevereiro de 2017 - 08:30

Após deixar o Galícia, Dudu Fontes dispara: ‘A condição do clube é muito precária’

por Matheus Caldas / Edimário Duplat

Após deixar o Galícia, Dudu Fontes dispara: ‘A condição do clube é muito precária’
Foto: Ulisses Gama/Bahia Notícias
Após anunciar o seu desligamento do Galícia, o ex-diretor de futebol do clube, Dudu Fontes, explicou os motivos que fizeram deixar a equipe granadeira na disputa do Campeonato Baiano 2017. De acordo com o profissional, as dificuldades técnicas e financeiras do clube foram fundamentais para a tomada de decisão.“Os motivos são muitos. O principal é que montaram um time ruim. Quando cheguei, encontrei 38 jogadores, mandei 20 embora e ainda tinha que mandar mais cinco por conta do nível muito baixo. Contratei cinco jogadores, tinha contratado mais quatro na segunda-feira da semana passada (13) esperando que ficassem regularizados para enfrentar o Jacobina (no último domingo, 19). Precisava deles prontos na quinta (16), não deu tempo e isso foi a gota d’agua”, afirmou em entrevista ao Bahia Notícias, na qual também denunciou outras situações adversas vividas pela equipe. “A condição do clube é muito precária. Local para treinamento é muito difícil, condições de pagar a folha de salário também é difícil. O Parque Santiago está destruído, o que não é culpa dessa diretoria e sim da anterior. Foram muitas essas dificuldades. Algumas já sabia, outras eu descobri no percurso, mas a gota d’agua mesmo foi o amadorismo em relação a regularização dos atletas. Não que com esses jogadores o time ganhasse do Jacobina,  mas fortaleceríamos o plantel. Isso que me fez chegar a decisão de entregar o cargo na sexta-feira à noite (17)”. Com apenas um ponto, o Galícia é o lanterna do Baianão 2017. A equipe azulina volta a campo no dia 2 de março, quando enfrenta o Vitória em Pituaçu.
Terça, 21 de Fevereiro de 2017 - 08:15

Diego Pombo Lopez apita jogo entre Fluminense de Feira e Bahia

Diego Pombo Lopez apita jogo entre Fluminense de Feira e Bahia
Foto: Marcelo Oliveira
A Federação Bahiana de Futebol (FBF) sorteou o árbitro Diego Pombo Lopez para comandar o duelo entre Fluminense de Feira e Bahia, nesta quarta-feira (22), pela sexta rodada do Campeonato Baiano.
 
Lotado na Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o juiz será auxiliado por Paulo de Tarso Bregalda Gussen e Cláudio Antônio Dias Aragão. Ademilton Piedade Carigé foi escalado para ser o quarto árbitro.
 
Com dez pontos conquistados, o Bahia ocupa o segundo lugar do estadual. Com a mesma pontuação, o Fluminense de Feira está no terceiro lugar do certame.
Vereador apresenta projeto de lei para batizar via expressa com o nome de Mário Sérgio
Foto: Divulgação/ Fox Sports
A Via Expressa Barradão, que ligará a Avenida Paralela ao Estádio Manoel Barradas, poderá ser batizada com o nome do ex-jogador Mário Sérgio, que se tornou ídolo do Vitória após uma passagem marcante pelo time Rubro-negro na década de 1970. Ele encerrou a carreira de atleta  em 1987, no arquirrival Bahia. Logo depois de pendurar as chuteiras, Mário retornou ao Rubro-negro baiano para ser treinador. Em 2001, Vesgo, como era conhecido, voltou a comandar o Leão. Ele faleceu no trágico acidente envolvendo a delegação da Chapecoense em novembro do ano passado. O projeto de lei é de autoria do vereador Paulo Magalhães Júnior (PV). “Mário Sérgio era um jogador reconhecido por sua grande habilidade e criatividade. Não por menos, ganhou o apelido de “Vesgo” pelo fato de olhar para um lado e dar o passe pelo outro. Tornou-se ídolo do Vitória, defendendo a equipe por quatro anos. No rubro-negro, formou um trio de ataque histórico, junto a André Catimba e Osni, sendo premiado com a Bola de Prata nos Brasileirões de 1973 e 1974. É considerado um dos maiores jogadores da história do clube”, justifica o edil no projeto. A preposição seguirá para discussão no plenário da Câmara Municipal de Salvador. Se aprovada, precisará ser sancionada pelo prefeito ACM Neto (DEM).
CBF divulga tabela do Brasileirão Feminino; confira jogos de São Francisco e Vitória
Foto: Francisco Galvão / Vitória
Além da divulgação da tabela do Campeonato Brasileiro Masculino de 2017 (veja aqui), a Confederação Brasileira de Futebol divulgou na última segunda-feira (20) a tabela do Brasileirão Feminino da Primeira Divisão, que terá como representantes baianos as equipes do São Francisco e Vitória.

O Vitória, atual campeão baiano, estreia em casa no dia 13 de março contra o Flamengo, enquanto o São Francisco, quarto time do ranking nacional, inicia a jornada também em seu estádio contra o Corinthians.

Divididos em dois grupos de 10, os 20 clubes jogam em partidas de ida e volta dentro de suas chaves. Os quatro melhores de cada grupo avançaram para a fase de mata-mata. O último colocado de cada grupo da primeira fase caíram à Série A2 do ano seguinte.
Confira as duas primeiras rodadas da competição:

1ª rodada (12/03)

Grupo 1

Audax-SP x Sport Recife-PE
Grêmio-RS x Vitória-PE
São Francisco x Corinthians-SP
Kindermann-SC x Iranduba-AM

Grupo 2

Vitória x Flamengo-RJ
São José-SP x Ponte Preta-SP
Ferroviária-SP x Rio Preto-SP
Santos-SP x Foz Cataratas-PR

2ª rodada (19/03)

Grupo 1

Vitória-PE x Audax-SP
Iranduba-AM x São Francisco
Corinthians-SP x Kindermann-SC
Sport Recife-PE x Grêmio-RS

Grupo 2

Flamengo-RJ x São José-SP
Foz Cataratas-PR x Ferroviária-SP
Rio Preto-SP x Santos-SP
Ponte Preta-SP x Vitória
Segunda, 20 de Fevereiro de 2017 - 22:00

Toto Wolff e Niki Lauda acertam renovação de contrato com a Mercedes até 2020

por Estadão Conteúdo

Toto Wolff e Niki Lauda acertam renovação de contrato com a Mercedes até 2020
Foto: Divulgação
Principais lideres da Mercedes, Toto Wolff e Niki Lauda acertaram nesta segunda-feira (20) a renovação contratual com a mais forte equipe da Fórmula 1 na atualidade. Dois dos responsáveis pelo sucesso da escuderia que dominou a categoria nas últimas três temporadas, tanto entre os pilotos quanto entre os construtores, eles assinaram novos vínculos até 2020.

"É uma grande notícia que o Toto e Niki renovaram seus acordos", celebrou o presidente e CEO da Daimler AG, grupo que controla a Mercedes, Dieter Zetsche. "Em 2013, reestruturamos a liderança da equipe com o objetivo de melhorar nosso desempenho. Desde então, no entanto, os resultados superaram nossa expectativa. Um fator chave para isso foi a combinação da habilidade empreendedora do Toto com a experiência do Niki."

Um dos mais talentosos pilotos da história da Fórmula 1, Niki Lauda conquistou três títulos da categoria, em 1975, 1977 e 1984. Ele chegou à Mercedes no fim de 2012 e desde 2013 ocupa o cargo de presidente não-executivo, além de deter 10% das ações da equipe.

"Os últimos anos foram alguns dos mais divertidos que já tive na Fórmula 1. Toto e eu formamos uma parceria perfeita na Mercedes e nós temos uma grande equipe em cada nível, o que nos entregou bons resultados. Eu preciso agradecer o Dieter e os outros membros da direção da Daimler AG por renovar a confiança em nós", comentou.

Já Wolff chegou à Mercedes em fevereiro de 2013 após quatro anos na Williams. Atual chefe da equipe, além de diretor esportivo, ele possui 30% das ações da escuderia. "Vencer nunca é algo individual, é sobre ter o grupo certo de pessoas trabalhando juntas, se alinhando com objetivos em comum e combinando seus talentos para atingi-los. Todo dia que venho para a fábrica, fico lisonjeado pelo privilégio de representar este grupo de pessoas", declarou.

Em 2014, 2015 e 2016, a Mercedes faturou o Mundial de Construtores e o de Pilotos (nos dois primeiros com Lewis Hamilton e depois com Nico Rosberg). Nesta pré-temporada, os dirigentes tiveram trabalho após a saída de Rosberg, que dará lugar a Valtteri Bottas na disputa de 2017.
Segunda, 20 de Fevereiro de 2017 - 20:30

Sílvio exalta motivação do Conquista após goleada sobre o Atlântico

por Matheus Caldas

Sílvio exalta motivação do Conquista após goleada sobre o Atlântico
Foto: Blog do Anderson
A goleada do Conquista por 5 a 0 sobre o Atlântico trouxe uma motivação a mais ao elenco, de acordo com o experiente zagueiro Sílvio. Com o resultado, a equipe conquistense se manterá no G4 do Baianão, independente do resultado da próxima rodada.

O defensor alviverde comentou sobre a partida. “Nos traz mais confiança. Quando goleamos e jogamos bem, nos traz confiança. Mas não pode ser exagerada. Mas quarta já tem outro jogo. Encaramos assim. Cada jogo é uma final”, disse, em entrevista ao Bahia Notícias.

Para se firmar mais ainda no grupo dos quatro primeiros, o próximo compromisso frente ao Jacobina será importante. Sílvio analisou as possibilidades. “É um confronto direto. Nosso pensamento é, em casa, ganhar. Até pra distanciarmos desse pessoal que está lá atrás. Nesse confronto direto, abriríamos sete pontos. Seria um passo importante para uma possível classificação, concluiu.

O duelo contra o Jegue da Chapada será realizado nesta quarta-feira (22), às 20h30, no Lomanto Júnior.
 
Roberto Cunha vence em etapa de abertura do Campeonato Brasileiro de Rally 4x4
Foto: Divulgação
O piloto Roberto Cunha, da Equipe Rally Bahia, começou a temporada 2017 com vitória na categoria Protótipo durante a abertura do Campeonato Brasileiro de Rally 4x4. A etapa foi  em Sergipe, no último final de semana. Roberto também subiu ao pódio na Categoria Extra-Livre, ficando na segunda colocação. "Nossa intenção é tentar manter a regularidade obtida em 2016 e chegar disputando os títulos. O carro se comportou muito bem com as novas alterações. Estou feliz e satisfeito", declarou o piloto. A próxima etapa da Competição será disputada nos dias 18 e 19 de março, na cidade de Serra Talhada, em Pernambuco.

Histórico de Conteúdo