Quinta, 29 de Junho de 2017 - 12:30

Três seleções são substituídas no Intermunicipal

Três seleções são substituídas no Intermunicipal
Foto: Geovan Santos / Ligeirinho no Esporte

A placa de substituição subiu no Intermunicipal. Biritinga, Palmas de Monte Alto e Vitória da Conquista vão participar do torneio amador de futebol nos lugares de Cipó, Conceição do Jacuípe e Laje (leia mais). As três seleções não conseguiram regularizar a inscrição e foram cortadas da disputa, que segue com 65 equipes.

 

Dos três novos participantes, apenas Palmas de Monte Alto vai estrear na competição. Depois de ficar fora da disputa em 2015 e 2016, o Biritinga está de volta ao certame. Já o Vitória da Conquista é uma das seleções mais tradicionais do Intermunicipal, com dois títulos conquistados nos anos de 1979 e 1984.

 

A Federação Bahiana de Futebol (FBF) ainda vai divulgar a tabela de jogos com as datas e os locais. No entanto, a previsão é que o torneio começe no final de julho.

 

Confira a lista com os novos participantes: Alagoinhas, Arataca, Barreiras, Biritinga, Brumado, Cachoeira, Caldeirão Grande, Camaçari, Camamu, Canudos, Casa Nova, Catu, Conceição do Coité, Cruz das Almas, Euclides da Cunha, Eunápolis, Feira de Santana, Guanambi, Ibicaraí, Ibirapitanga, Ichu, Ilhéus, Ipiaú, Ipirá, Iramaia, Itabela, Itaberaba, Itabuna, Itamaraju, Itambé, Itapé, Itapetinga, Itarantim, Ituberá, Jitaúna, João Dourado, Juazeiro, Lauro de Freitas, Luís Eduardo Magalhães, Madre de Deus, Nazaré, Palmas de Monte Alegre, Paratinga, Pau Brasil, Riachão do Jacuípe, Santa Cruz, Cabrália, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, Santo Estevão, São Félix, São Francisco do Conde, São José da Vitória, Saubara, Senhor do Bonfim, Serrinha, Teixeira de Freitas, Terra Nova, Ubaitaba, Ubatã, Uma, Uruçuca, Valença, Valente, Vera Cruz e Vitória da Conquista.

Quinta, 29 de Junho de 2017 - 11:45

Com o fim do time sub-18 do Vitória, Ferreira se torna auxiliar técnico

por Glauber Guerra

Com o fim do time sub-18 do Vitória, Ferreira se torna auxiliar técnico
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
O treinador Ferreira, que dirigia o sub-18 do Vitória, agora tem outra função no clube Rubro-negro. Com o término da categoria (saiba mais aqui), ele será auxiliar técnico dos times sub-20 e sub-17, comandados por Laelson Lopes e Rodrigo Chagas, respectivamente. 
 
“Tivemos uma reunião com Nelsinho [Góes, coordenador da base] e ele me informou que eu ficarei auxiliando o sub-20 e o sub-17. Estou pronto para esse novo desafio e vou continuar trabalhando com o mesmo empenho e dedicação. Estou gostando muito de trabalhar com a base”, disse Ferreira, em entrevista ao Bahia Notícias.
 
No comando do sub-18, Ferreira terminou em segundo lugar no Campeonato Baiano Sub-20, representando pelo Atlântico. Sua equipe perdeu na final para o Vitória sub-20. 
 
Ferreira tem uma história longa no futebol baiano. Já foi campeão estadual de profissionais em 2006, quando dirigia o Colo Colo e superou o Vitória. O técnico também dirigiu o Rubro-negro baiano na Série C daquele mesmo ano, mas foi demitido antes do término da competição. Ele ainda foi presidente do Atlético de Alagoinhas e treinador. Além de ter comandado equipes como o Vitória da Conquista, Fluminense de Feira, Confiança-SE, Catuense, entre outros.
Alisson sai frustrado após Cruzeiro tomar empate do Palmeiras quando vencia por 3 a 0
Foto: Marcello Zambrano / Cruzeiro

O jovem atacante Alisson saiu bastante frustrado com o empate de 3 a 3 do Cruzeiro com o Palmeiras. A Raposa vencia por  3 a 0 até os seis minutos do segundo tempo quando começou a sofrer três gols. Autor de um dos gols, o jogador, 24 anos, que renovou contrato por mais quatro anos com o clube mineiro, disse que o resultado era inadimissível.

 

"Equipe que faz 3 a 0 não pode, de forma alguma, tomar o empate no segundo tempo, com todo respeito à equipe do Palmeiras, que tem muita qualidade. Fazer três gols aqui é muito difícil, é como a gente diz: conversar para que não aconteça mais isso e para que a gente consiga uma vitória no clássico", afirmou.

 

As duas equipes vão decidir a vaga na semifinal da Copa do Brasil no dia 26 de julho, no estádio do Mineirão. O próximo compromisso cruzeirense será no clássico contra o Atlético-MG, domingo (2), no estádio do Independência, pelo Campeonato Brasileiro. A equipe celeste é a décima colocada com 14 pontos.

É amanhã! RBN Digital sorteia ingressos para show de Paul McCartney em Salvador

Falta pouco! Nesta sexta-feira, 30 de junho, a rádio RBN Digital vai sortear o segundo par de ingressos para o show de Paul McCartney em Salvador, que acontecerá no dia 20 de outubro, na Arena Fonte Nova. O sorteio vai acontecer às 11h, ao vivo, na página da RBN Digital no Facebook. Vão concorrer aos ingressos todos aqueles que baixarem o aplicativo da rádio no seu smartphone ou tablete e responderem, através do fale conosco, à pergunta: "Por que você merece assistir a um Beatle?". Quer participar? Então corre! Baixe o aplicativo para iPhone https://appsto.re/br/40Rrjb.i, ou para Android https://goo.gl/gXprSH. Você também pode ouvir a RBN Digital pelo www.rbndigital.com. E atenção, a promoção é cumulativa e você ainda tem mais chances de ganhar! Ou seja, a partir do momento em que você enviar sua frase, você concorrerá ao sorteio de mais três pares de ingressos, que acontecerão todo dia 30 do mês até setembro. Aproveite para acompanhar nossa programação diária, com música e informação de qualidade 24h. A cada uma hora, boletins com as principais notícias do momento, além de programetes sobre automóveis, tecnologia, tendências das paradas de sucesso, esportes e ainda comentários do editor-chefe do Bahia Notícias, Fernando Duarte. Os ingressos já estão esgotando. Não perca a chance de acompanhar esse eterno Beatle em sua passagem pela capital baiana!

Petkovic anuncia fim das categorias sub-18 e 16 do Vitória: ‘Não tem necessidade’
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
O Vitória encerrou o time sub-18 e 16. A primeira equipe foi implantada no início desta temporada com o objetivo de dar mais ritmo de jogo aos atletas que não eram aproveitados no sub-17 e sub-20. A categoria disputou o Campeonato Sub-20 representado pelo Atlântico e ficou em segundo lugar. Já o sub-16 disputava torneios tradicionais como a Copa do Nordeste e Carpina.
 
Gestor de futebol do Vitória, Petkovic justificou o fim do sub-18, mas não entrou em detalhes sobre o time sub-16.

“Vamos ter cinco categorias. O sub-13, 14, 15, 17 e 20. A gente tem uma idade que vai sair, não vai poder jogar a Taça São Paulo. O Sub-20 vai ser formado por jogadores que vão poder jogar a Taça São Paulo, e também por aqueles que a gente acha que vão poder completar o profissional. A gente entende que não tem necessidade de ter a categoria sub-18, a gente entende que o sub-20 pode suprir isso”, declarou.
 
Com isso, alguns jogadores serão dispensados e outros remanejados. Assim como treinadores, preparadores físicos e outros profissionais.
'Joguei neles a confiança que a gente tem', revela Cuca sobre reação do Palmeiras
Foto: Cesar Greco / Ag. Palmeiras / Divulgação

O Palmeiras foi para o vestiário após o primeiro tempo com placar mostrando a desvantagem de 3 a 0, na última quarta-feira (28), diante do Cruzeiro. No entanto, o clube paulista reagiu e arrancou o empate de 3 a 3, na Arena Allianz Parque, pelas quartas de final da Copa do Brasil. O técnico Cuca elogiou a mudança de postura do time após a etapa inicial.

 

"Começamos bem, criamos oportunidades com menos de um minuto. Conseguimos finalizar, estávamos tomando conta do jogo. Aí tivemos um rebote e tomamos um contra-ataque de 5 contra 3. Fizeram o primeiro gol, e nós nos perdemos no jogo. Eles encaixaram três bolas perfeitas e fizeram três gols", disse. "Fizemos a mexida e mudamos a atitude, passamos a disputar as jogadas de maneira a ganhar, diferente do que foi no primeiro tempo. Pressionamos o adversário e tivemos mais de 20 conclusões ao final do jogo. Entraram três, mas poderíamos ter buscado o quarto, o quinto gol. Depois do terceiro gol, parece que fica a sensação de dever cumprido, aquele medinho de tomar outro", completou.

 

Ele revelou a conversa que teve com os jogadores no vestiário durante o intervalo do jogo.

 

"Nessa hora, eu aprendi que que tem está por baixo e está apanhando, a última coisa que precisa é que alguém bata mais nele. Eu fiz o contrário. Joguei neles a confiança que a gente tem. "Podemos perder, eu vou assumir tudo quando acabar, estamos há quase um ano sem perder, eu sou o responsável, vocês são isentos. Vamos ter confiança no futebol que a gente tem. Vamos nos organizar como tem que ser e buscar o jogo naturalmente. Quando sai o gol a torcida vem, vocês vão crescer", contou.

 

O segundo jogo entre as duas está marcado para o dia 26 de julho, no Mineirão. Porém, neste sábado (1º), Cuca e companhia enfrentam o Grêmio, no estádio do Pacaembu, pelo Campeonato Brasileiro. O Verdão ocupa a quarta posição com 16 pontos.

Quinta, 29 de Junho de 2017 - 09:45

Pedro Henriques dá crédito ao elenco do Bahia e mira poucas contratações

por Ulisses Gama

Pedro Henriques dá crédito ao elenco do Bahia e mira poucas contratações
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia
Apesar da fase negativa dentro do Campeonato Brasileiro, o elenco do Bahia está sendo bem visto pela diretoria tricolor. Em entrevista ao programa de rádio oficial do clube, o vice-presidente Pedro Henriques afirmou que o plantel é "qualificado" e que tem condições de estar em uma posição melhor no certame nacional. O dirigente também citou que falta "eficácia" ao time, que não sabe o que é marcar gols há duas rodadas."A gente sabe que o elenco é qualificado. Temos plenas condições de estar em um lugar melhor na tabela e o torcedor sabe disso. Ninguém é ignorante. Ao final do último jogo [contra o Flamengo], a reação da torcida não foi parecida com que um time que perdeu em casa. Confiamos no grupo, estamos jogando um bom futebol, mas o futebol requer eficácia. O fato de estar jogando bem nos dá confiança para estar em um lugar melhor na tabela", indicou Henriques, que citou um plano de poucas contratações para a sequência da competição. "Mas sabemos que precisamos de uma ou duas peças para conseguir nossos objetivos", completou. Com dez pontos conquistados e o 17º lugar no Brasileirão, o Bahia volta a jogar no próximo domingo (2), contra o Vitória, no Barradão.
Quinta, 29 de Junho de 2017 - 09:35

Laelson Lopes valoriza empate com o Vasco, mas admite: ‘Gosto de derrota’

por Glauber Guerra

Laelson Lopes valoriza empate com o Vasco, mas admite: ‘Gosto de derrota’
Foto: Maurícia da Matta/ Divulgação / Vitória
O Vitória empatou em 1 a 1 com o Vasco, nesta quarta-feira (28), no Barradão, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro Sub-20. O time Rubro-negro vencia até os 40 do segundo tempo, quando cedeu o empate. O técnico Laelson Lopes, do Leão, valorizou o resultado, mas admitiu que teve “gosto de derrota”.
 
“Foi um jogo em que as duas equipes se alternaram no comando. Houve momentos que a gente foi superior e houve momentos que o Vasco foi melhor. Foi um jogo muito equilibrado. Fizemos um gol, mas cedemos o empate aos 40, em um vacilo da marcação. Campeonato Brasileiro é assim mesmo. Quem errar menos ganha”, disse o treinador, em entrevista ao Bahia Notícias.
 
O próximo compromisso do Vitória é contra o Palmeiras, no dia 12 de julho, às 15h, no Estádio Martins Pereira, em São José dos Campos (SP).
'Pés no chão', pede Zé Ricardo após boa vitória do Flamengo sobre o Santos
Foto: Gilvan de Souza / Flamengo

Com dois belos gols marcados por Everton e Cuéllar, o Flamengo abriu boa vantagem sobre o Santos no confronto pelas quartas de final da Copa do Brasil. Jogando no estádio da Ilha do Urubu, o rubro-negro carioca venceu o Peixe por 2 a 0, na última quarta-feira (28). No entanto, o técnico Zé Ricardo pediu calma e que a equipe mantivesse os pés no chão e lembrou que ainda tem o jogo de volta no dia 26 de julho, na Vila Belmiro.

 

"É uma partida difícil, Santos tem muita mobilidade. Tem zagueiros altos, laterais inteligentes, que jogam por fora e por dentro. Equipe do Fla fez isso. Fomos consistentes defensivamente e aproveitamos momentos que tínhamos para jogar no ataque. Vantagem boa, mas temos jogo de volta. Vila é sempre difícil. Pés no chão. Volta é só em um mês", ponderou.

 

O comandante ainda elogiou a atuação do atacante Berrío. Para ele, o colombiano foi um dos destaques da equipe na partida.

 

"A partida de hoje exige que jogue nesse limite. Fomos bem, uma partida positiva. O Berrío foi bem, fez o que queríamos. Participou bastante dos lances de ataque. Enquanto teve gás fez o que a gente esperava. Conseguimos volume na partida pelo lado direito", afirmou.

 

O próximo compromisso do Flamengo será pelo Campeonato Brasileiro, no duelo de domingo (2) contra o São Paulo, no mesmo local. O clube do Rio de Janeiro ocupa a terceira colocação com 17 pontos.

'Amanhã é um novo dia', despista Diego Souza deixando futuro em aberto no Sport
Foto: Williams Aguiar / Sport Club do Recife

A novela Diego Souza ainda não chegou ao fim. Após a conquistar o título estadual de Pernambuco com o Sport, na última quarta-feira (28), ao bater o Salgueiro por 1 a 0 na final, no estádio Cornélio de Barros, o camisa 87 despistou sobre o seu futuro. O meia e atacante virou alvo do Palmeiras na última semana (leia mais).

 

"Estou muito feliz de estar realizando isso. Todo lugar que fui eu conquistei. E aqui não seria diferente. Graças a Deus hoje saímos vitoriosos porque é uma equipe que merece muito pelo trabalho que a gente tem. Minha posição é que vou comemorar muito. Estou muito feliz hoje. É um dia especial e não vou deixar nada atrapalhar o que estou vivendo com os meus companheiros. Amanhã é um novo dia e veremos o que vai acontecer", declarou com a voz embargada.

 

Esta foi a 41ª conquista do Leão da Ilha no Campeonato Pernambucano. Agora, as atenções do clube se voltam para o Campeonato Brasileiro. O rubro-negro do Recife ocupa a 15ª colocação com 12 pontos. O próximo compromisso será domingo (2), no Estádio da Ilha do Retiro, contra o Atlético-PR.

Quinta, 29 de Junho de 2017 - 08:15

Zé Rafael quer Bahia atento na bola parada do Vitória

por Ulisses Gama

Zé Rafael quer Bahia atento na bola parada do Vitória
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia
No Bahia desde o início da temporada, Zé Rafael já tem vivência na disputa dos clássicos Ba-Vi. Na opinião do meia, que é um dos destaques tricolores no Campeonato Brasileiro, a equipe precisa ter cuidado com as jogadas de bola parada do Vitória, adversário do próximo domingo (2), no Barradão, pela 11ª rodada da comeptição nacional.
 
"Acredito que eles têm a bola forte dele a parada. Temos que tomar muito cuidado com isso. São jogadores que são fortes. Tenho certeza que essa semana a gente vai trabalhar muito para domingo fazer partida impecável e sair dessa zona", declarou.
 
O jogo na casa rubro-negra não contará com a torcida tricolor. Por recomendação do Ministério Público da Bahia, o jogo só contará com adeptos do Vitória. Para Zé, o fato não irá afetar o desempenho da equipe.

"Eu acho que, para nós, dentro de campo, fora de casa, não interfere em nada. Nosso ponto forte é jogar em casa com nossa torcida, que tem comparecido sempre. A gente fez um bom jogo contra o Grêmio, contra o Corinthians. O resultado não condiz com o que foi o jogo. Domingo a gente vai tentar fazer boa performances com triunfo", indicou.
 
O Esquadrão de Aço segue a preparação para o duelo na tarde desta quinta-feira (29), às 15h, no Fazendão.
Quinta, 29 de Junho de 2017 - 07:30

Carlos Eduardo quer jogar em alto nível no Vitória e sonha com retorno à Seleção

por Glauber Guerra

Carlos Eduardo quer jogar em alto nível no Vitória e sonha com retorno à Seleção
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
O meia Carlos Eduardo disputou seis partidas pela Seleção Brasileira de 2009 a 2010, quando o time canarinho era dirigido por Mano Menezes. Agora, sete anos depois de seu último jogo com a “amarelinha”, o atleta acredita que ainda tem muita lenha para queimar e sonha em voltar a representar o Brasil. Ele foi apresentado pelo Vitória na última quarta-feira (28).
 
“Vim para cá com muita determinação. Meu objetivo é voltar a jogar em alto nível. Sei que posso voltar à Seleção Brasileira. Com certeza quero me doar ao máximo a esse clube para conseguir bastantes vitórias para nós”, afirmou.
 
Carlos Eduardo, de 29 anos, já foi regularizado (saiba mais aqui) e pode estrear no Vitória diante do Bahia, domingo (2), às 16h, no Barradão, válido pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Quinta, 29 de Junho de 2017 - 07:00

No STJD, Bahia é absolvido por atraso no jogo contra o Coritiba

por Ulisses Gama

No STJD, Bahia é absolvido por atraso no jogo contra o Coritiba
Foto: Divulgação / EC Bahia
Em julgamento realizado na última quarta-feira (28), no Rio de Janeiro, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) decidiu não punir o Bahia por causa do atraso no jogo contra o Coritiba, no último dia 15 de junho, pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro. Assim como o clube, o massagista Sergio Salles, que foi expulso naquele jogo, também foi absolvido. As duas situações haviam sido denunciadas pela procuradoria do STJD após o relato do árbitro Wagner Reway. Com isso, o único punido tricolor foi o volante Edson, que precisará cumprir cinco jogos de suspensão (entenda aqui).
Quarta, 28 de Junho de 2017 - 23:05

Carlos Eduardo entra no BID e fica à disposição de Gallo para o Ba-Vi

por Glauber Guerra

Carlos Eduardo entra no BID e fica à disposição de Gallo para o Ba-Vi
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
O meio-campista Carlos Eduardo, do Vitória, teve o seu nome publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) na noite desta quarta-feira (28). Com isso, o atleta está à disposição do técnico Alexandre Gallo para o Ba-Vi, domingo (2), às 16h, no Barradão. Seu contrato é válido até o fim desta temporada. Cadu, como também é conhecido, tem 29 anos e acumula passagens pelo Grêmio, Hoffenheim (ALE), Rubin Kazan (RUS), Flamengo e Atlético-MG. Com oito pontos, o time Rubro-negro ocupa a 18ª posição no Campeonato Brasileiro.
Quarta, 28 de Junho de 2017 - 22:10

Chapecoense perde na estreia da Sul-Americana com gol aos 49 minutos do 2º tempo

por Estadão Conteúdo

Chapecoense perde na estreia da Sul-Americana com gol aos 49 minutos do 2º tempo
Foto: Divulgação
Desta vez faltou um pouquinho de sorte à Chapecoense. O time catarinense estreou na Copa Sul-Americana, nesta quarta-feira, em sua segunda fase, com uma derrota dolorosa porque o gol decisivo saiu somente aos 49 minutos do segundo tempo. Atual campeão, o time brasileiro entrou nesta etapa da competição por ter sido eliminado na fase de grupos da Copa Libertadores e arrancava um importante empate por 0 a 0 com o Defensa y Justicia, na partida de ida no estádio Norberto Tomaghello, em Buenos Aires, na Argentina.

Os brasileiros atuaram com um jogador a menos durante praticamente todo o segundo tempo, após a expulsão do volante Andrei Girotto. Com o resultado, a Chapecoense precisa de uma vitória por dois ou mais gols de diferença na partida de volta, no dia 25 de julho, na Arena Condá, em Chapecó (SC), para se classificar no tempo normal. Se devolver o 1 a 0, a vaga vai ser definida nos pênaltis, mas qualquer empate favorece o time argentino.

Em um primeiro tempo bem disputado, as melhores chances saíram de jogadas de bola parada do time argentino e nos contra-ataques dos brasileiros. O goleiro Jandrei foi seguro nas poucas vezes em que foi exigido, enquanto que o lateral-direito Apodi era a principal válvula de escape da Chapecoense, com rápidas investidas ao campo de ataque que só eram contidas com faltas.

Tentando evitar riscos, a Chapecoense atuava com um meio de campo mais defensivo, com Lucas Marques e Lucas Mineiro como titulares, e as defesas prevaleceram até o intervalo.

A partida se complicou para os brasileiros no início da segunda etapa. Andrei Girotto recebeu cartão amarelo aos três minutos e voltou a cometer falta apenas quatro minutos mais tarde, quando recebeu o vermelho e deixou a Chapecoense com um homem a menos.

Avantagem numérica resultou em pressão do time da casa, que abusava dos levantamentos para a área, mas não conseguia levar a melhor sobre a defesa formada por Douglas Grolli e Fabrício Bruno.

Se defendendo como pôde, a Chapecoense segurou o resultado até o último minuto dos acréscimos. Apodi não evitou o cruzamento do seu lado e a bola foi levantada na área. O baixinho Stefanelli se abaixou para desviar a bola para as redes. Não houve mais tempo para nada.
Quarta, 28 de Junho de 2017 - 22:05

Grêmio faz 4 no Atlético-PR e fica perto da semifinal da Copa do Brasil

por Estadão Conteúdo

Grêmio faz 4 no Atlético-PR e fica perto da semifinal da Copa do Brasil
Foto: Lucas Uebel/ Grêmio
Mais do que fazer a lição de casa, o Grêmio cumpriu com todos os seus objetivos na noite desta quarta-feira, ao golear o Atlético Paranaense por 4 a 0, em casa, pela ida das quartas de final da Copa do Brasil. O bom placar, além de gerar ampla vantagem para o jogo da volta, dá tranquilidade ao time de Renato Gaúcho, deixa para trás a derrota para o Corinthians e pode permitir até poupar titulares em Curitiba.

Com o resultado, o Grêmio avança à semifinal mesmo se perder por dois gols de diferença na partida da volta do confronto, marcada para o distante 27 de julho, na Arena da Baixada, em Curitiba. Antes disso, o time gaúcho terá pela frente jogos decisivos, pelas oitavas de final da Copa Libertadores, e confrontos importantes no Brasileirão, com a meta de seguir entre os primeiros colocados.

É por conta desta "maratona" que o largo placar desta quarta pode ajudar Renato Gaúcho a escalar o Grêmio pelas próximas semanas. Ele poderá revezar melhor seu elenco, mantendo a confiança de que, com força máxima, costuma resolver bem os jogos. Foi o caso desta quarta. No sábado, ele já avisou que terá reservas contra o Palmeiras, no Pacaembu, pelo Brasileirão.

Para buscar a vitória sobre o Atlético, o Grêmio só precisou de um tempo nesta noite. Todos os três gols foram marcados na etapa inicial, e todos num intervalo de apenas 10 minutos. Lucas Barrios foi o herói da partida, ao marcar dois dos quatro gols dos anfitriões.
Quarta, 28 de Junho de 2017 - 22:00

Seis pessoas são formalmente acusadas pela Tragédia de Hillsborough em 1989

por Estadão Conteúdo

Seis pessoas são formalmente acusadas pela Tragédia de Hillsborough em 1989
Foto: Getty Images

A promotoria britânica acusou formalmente seis pessoas, nesta quarta-feira (28), pela Tragédia de Hillsborough em 15 de abril de 1989, quando 96 pessoas morreram em um estádio de Sheffield, a maior parte delas esmagadas, na semifinal da Copa da Inglaterra entre Nottingham Forest e Liverpool.

Entre os acusados está o policial responsável pela operação do estádio naquele dia, David Duckenfield, acusado de homicídio por negligência grave. O ex-chefe da polícia de South Yorkshire, Norman Bettision, foi acusado de má conduta em um cargo público por mentir sobre o desastre e suas consequências.

O advogado da polícia de South Yorkshire foi acusado de atuar "com intenção de desviar o curso da justiça pública" por mudanças nas declarações de testemunhas durante uma investigação sobre a tragédia. "O processo penal começou agora e os acusados têm o direito a um julgamento justo", disse Sue Hemming, promotor-chefe para crimes especiais e antiterrorismo.

A tragédia, em Sheffield, se produziu quando um portão foi aberto e mais de 2 mil torcedores do Liverpool entraram no setor atrás de um dos gols do estádio, que já estava lotado para o jogo contra o Nottingham Forest. As vítimas morreram esmagadas contras as cercas do alambrado do estádio, pisoteadas ou sufocadas.

Naquele período, o comportamento violento no futebol era comum, e houve tentativas imediatas de defender o trabalho da polícia e de culpar os torcedores do Liverpool. Circulou uma falsa versão que culpava torcedores desordeiros sem ingressos, uma interpretação que as famílias rejeitaram por décadas.

A investigação original classificou as mortes como acidentais. Mas as famílias recorreram da decisão e conseguiram revogá-la em 2012 depois de uma extensa investigação que analisou documentos anteriormente secretos e revelou, através do "relatório Taylor", más praticas e erros da polícia. Os promotores haviam considerado um grupo de 23 suspeitos, incluindo indivíduos e organizações.

Os eventos em Hillsborough resultaram em uma ampla modernização dos estádios na Inglaterra. Nas principais divisões, eles se tornaram mais seguros, sem setores para torcedores ficarem em pé e alambrados.

Por dívida com Ex-Bahia, Coritiba tem seu CT penhorado pela Justiça
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias

Por causa de uma dívida milionária com o ex-jogador Lincoln, o Coritiba teve o seu Centro de Treinamento da Graciosa penhorado. A decisão foi do juiz do trabalho Rosiris Rodrigues de Almeida Amado Ribeiro. O Coxa deve R$ 7 milhões ao meia-atacante. O clube tenta entrar em acordo com ele.

 

Lincoln foi contratado pelo time curitibano em dezembro de 2011 e deixou o clube em 2014. O hoje empresário, Lincoln foi revelado pelo Atlético-MG e já teve passagens pela Europa, em clubes como o Kaiserslautern e Schalke 04, ambos da Alemanha, e Galatasaray, da Turquia. Ele também já atuou com a camisa do Bahia na temporada de 2014, onde foi o seu último clube como atleta.

Quarta, 28 de Junho de 2017 - 20:45

Blanco vai ao Atlético-MG por empréstimo e renovará com o Bahia até 2019

por Ulisses Gama

Blanco vai ao Atlético-MG por empréstimo e renovará com o Bahia até 2019
Foto: Divulgação
O volante Gustavo Blanco deve mudar mesmo de destino na temporada de 2017. Na noite desta quarta-feira (28), o vice-presidente do Bahia, Pedro Henriques, confirmou a negociação pelo empréstimo do jogador ao Atlético Mineiro até o fim de 2018. Além disso, o dirigente indicou a renovação contratual do atleta com o Esquadrão até o fim de 2019. "A gente sempre evita falar, mas esse tipo de situação que envolve muita gente acaba que as coisas vazam. No primeiro momento, houve uma situação negativa, mas a coisa evoluiu. Está bem próximo de acontecer o empréstimo até o final do ano que vem. Vamos fazer um novo contrato até o fim de 2019. O América [Mineiro] fica com 10% de taxa de vitrine", disse, em entrevista ao Programa do Esquadrão, da Sociedade FM. Blanco, que foi emprestado ao América-MG no início da temporada, se destacou e foi premiado como um dos melhores volantes do estadual.
Chapecoense confirma amistoso com o Barcelona e participação na Copa Suruga
Foto: Reprodução / Twitter

A Chapecoense confirmou o amistoso com o Barcelona e a participação na Copa Suruga, no Japão. O clube brasileiro corria o risco de não poder participar por causa da agenda. A Chape está na disputa do Brasileirão e Copa Sul-americana.

 

O amistoso contra o Barça está marcado para o dia 7 de agosto, na Espanha. Na semana seguinte, o time segue para o Japão para a disputa do torneio amistoso. O interesse em cumprir esses compromissos se deve pela importância histórica e o apelo internacional.

 

A agremiação catarinense ainda divulgou que está negociando detalhes para a realização de um amistoso com a Roma, na Itália, em setembro, durante uma das datas Fifa. Durante a estadia em solo italiano, a delegação do clube se encontraria com o Papa Francisco.

 

Recentemente, o Benfica cancelou o Troféu Eusébio, em disputaria uma partida amistosa com a Chapecoense no dia 27 de julho. O motivo foi a incompatibilidade de data por parte do clube brasileiro (leia mais).

Final da Série B do Baianão entre Jequié e PFC-Cajazeiras terá transmissão da TVE
Foto: Francisco Galvão / PFC-Cajazeiras

O primeiro duelo da final da Série B do Campeonato Baiano entre PFC-Cajazeiras e Jequié terá transmissão ao vivo da TVE, neste sábado (1º), às 16h. A partida será realizada no estádio de Pituaçu, em Salvador. Os torcedores poderão assistir o jogo pelo canal 10.1 da televisão ou pelas páginas da emissora no Facebook e no Youtube, além do próprio portal da TVE na internet.

 

O jogo da volta acontecerá no próximo domingo (9), desta vez, com o mando de campo do Jequié. Pelo regulamento, a ADJ tem a vantagem por ter feito a melhor campanha ao longo da competição e por isto, joga por dois resultados iguais. O PFC precisa reverter a situação para desbancar o rival. O campeão da Série B conquistará o acesso na elite do futebol baiano.

Quarta, 28 de Junho de 2017 - 19:15

Edson é punido com seis jogos de suspensão por expulsão contra o Coritiba

por Ulisses Gama

Edson é punido com seis jogos de suspensão por expulsão contra o Coritiba
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia
Expulso no jogo contra o Coritiba, pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro, o volante Edson, do Bahia, foi punido com a pena de seis jogos após julgamento realizado na noite desta quarta-feira (28) no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Na visão do júri, houve o revide de uma cusparada por parte do atleta tricolor ao atacante Kleber Gladiador, da equipe paranaense. A ação foi apontada pelo árbitro da partida, Wagner Reway (confira). Edson havia sido denunciado no no artigo 254-B do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que prevê uma punição de seis até 12 jogos. Com a punição, Edson não enfrenta o Vitória, Fluminense, Ponte Preta, Atlético Mineiro e Santos. Vale lembrar que o jogador já cumpriu uma partida, equivalente a suspensão automática. Envolvido na confusão com Edson, Kleber foi punido com 15 jogos. As decisões cabem recurso.
Quarta, 28 de Junho de 2017 - 19:05

Bahia x Avaí: Vice-presidente confirma partida em Pituaçu

por Ulisses Gama

Bahia x Avaí: Vice-presidente confirma partida em Pituaçu
Foto: Ulisses Gama / Bahia Notícias
O jogo entre Bahia e Avaí, válido pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro, não terá a tradicional Arena Fonte Nova como local. De acordo com o vice-presidente do clube, Pedro Henriques, a partida marcada para o dia 16 de julho acontecerá no estádio de Pituaçu, já que a Arena não estará disponível em virtude de um evento. Ainda segundo o dirigente, o duelo contra o São Paulo, pela 19ª rodada, será na Arena Fonte Nova. Em publicação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o jogo seria em Pituaçu, mas o clube conseguiu entrar em acordo com a concessionária da Arena. "Nós havíamos oficiado a CBF, através da FBF, querendo a marcação do jogo contra o Avaí para Pituaçu. O jogo do São Paulo, também pelo calendário da Arena, nós pedimos que fosse realizado no sábado. Como não foi atendido o nosso pedido, eles marcaram automaticamente para o domingo em Pituaçu. Mas eu entrei em contato ontem com a Arena, com o diretor Alexandre Gonzaga, e ele disse que, apesar de ser melhor que fosse no sábado, vão conseguir fazer o jogo no domingo. Vamos pedir a mudança para que o jogo contra o São Paulo seja no domingo na Fonte Nova", afirmou o dirigente, em entrevista ao programa de rádio oficial do clube. O Bahia volta a jogar como mandante no próximo dia 9 de julho, contra o Fluminense, na Arena Fonte Nova. 
Quarta, 28 de Junho de 2017 - 18:55

Com Wallace em campo, Vitória volta a treinar de olho no Ba-Vi

por Glauber Guerra

Com Wallace em campo, Vitória volta a treinar de olho no Ba-Vi
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
O Vitória voltou a treinar nesta quarta-feira (28) de olho no Ba-Vi, após folgar na terça (27). A novidade foi a presença do zagueiro Wallace, que treinou normalmente com o time. Ele foi aprovado nos exames médicos e deve ser oficializado como novo reforço na quinta (29). O defensor pertence ao Grêmio e foi cedido por empréstimo até julho do ano que vem.
 
Em campo, o técnico Alexandre Gallo dividiu a equipe em quatro grupos e fez várias atividades de finalização. 
 
Vetado pelo DM, Fred deu apenas um corrida em campo e depois realizou tratamento. O atleta sofreu uma lesão grau 1 na coxa e deve voltar a treinar normalmente só a partir de segunda-feira (3).
 
O time Rubro-negro volta aos trabalhos na tarde desta quinta (29). O treino será fechado à imprensa.
 
Vitória e Bahia se enfrentam no domingo (2), às 16h, no Barradão, válido pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Quarta, 28 de Junho de 2017 - 18:35

Luisinho rescinde com o Bahia e deve permanecer na Arábia Saudita

por Ulisses Gama

Luisinho rescinde com o Bahia e deve permanecer na Arábia Saudita
Foto: Ulisses Gama / Bahia Notícias
O atacante Luisinho não é mais atleta do Bahia. Nesta quarta-feira (28), o Bahia, através do vice-presidente Pedro Henriques, anunciou a rescisão de contrato do jogador, que estava emprestado ao Al Faisaly, da Arábia Saudita e deve permanecer no país. "A gente fez a rescisão contratual. O Bahia teve uma compensação por parte do atleta e do empresário. Ele tinha um contrato apenas até o fim do ano e fizemos um acordo para ele continuar a sua carreira", declarou o dirigente, em entrevista ao programa de rádio oficial do clube. No período da tarde, o jogador publicou uma mensagem de despedida em uma rede social "Hoje venho agradecer ao ESPORTE CLUBE BAHIA por tudo, pelos momentos que vivemos, desde as tias da limpeza, pessoal da rouparia, massagistas, pessoal que cuida do campo, até aos diretores e presidência. Em especial agradeço os grandes amigos que fiz e à toda torcida que sempre me apoiou em momentos maravilhosos e me ajudou em momentos difíceis que passei. Vocês sempre estarão em meu pensamento, coração, a torcida pelo clube e companheiros será eterna. OBRIGADO ESQUADRÃO DE AÇO e BBMP. Que DEUS ABENÇOE SEMPRE O CLUBE E TODOS OS ENVOLVIDOS. O BIGODE agradece de coração. #grandeeeternobahia #BBMP #obrigadoportudo #bigodesemprenatorcida", escreveu. No Bahia, Luisinho atuou em 39 partidas em 2016, marcou seis gols e efetuou quatro assistências.
Quarta, 28 de Junho de 2017 - 18:30

Presidente do Jacobina projeta confronto com Jauzeirense após adiamento na Série D

por Leandro Aragão

Presidente do Jacobina projeta confronto com Jauzeirense após adiamento na Série D
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias

Com a denúncia do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) contra o São Raimundo, por ter relacionado um jogador de forma irregular, o Jacobina receberia, neste domingo (9), o Ceilândia, no Estádio José Rocha (leia mais). Em entrevista do Bahia Notícias, o presidente do Jegue, Rafael Damasceno disse que o adiamento da segunda fase da Série D do Campeonato Brasileiro tem lados positivos e negativos.

 

"Pegou a gente de surpresa! Por um lado é bom porque ganhamos mais uma semana de preparacao, por outro isso também aumenta o custo das despesas. Tem também a possibilidade da gente enfrentar um clube baiano (Juazeirense). Nesse caso, perderíamos o fator surpresa, dos outros clubes não conhecerem o Jacobina. Contra outro baiano isso não existiria, pois todos na Bahia já nos conhecem e nos enfrentamos nos campeonatos baianos. Mas vamos tentar buscar mais uns três reforços já para esta segunda fase", afirmou.

 

O julgamento do clube paraense está marcado para acontecer nesta sexta-feira (30), às 10h. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) optou por aguardar a decisão sobre o caso suspendendo os jogos deste final de semana, para decidir se a tabela será mantida, caso o São Raimundo seja absolvido, ou redefinirá os confrontos da Segunda fase, se o clube for punido. A entidade que comanda o futebol brasileiro remarcou os jogos de ida e volta da segunda fase para os dias 9 e 16 de julho.

Quarta, 28 de Junho de 2017 - 17:45

Tarde do Bahia tem elenco dividido entre treino físico e técnico

por Ulisses Gama

Tarde do Bahia tem elenco dividido entre treino físico e técnico
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia
No período da tarde, o Bahia encerrou uma quarta-feira (28) intensa de treinamentos no Fazendão, visando o clássico contra o Vitória, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro. A atividade vespertina teve o grupo dividido.
 
Os atletas que atuam com maior frequência foram conduzidos para a academia do clube. Por lá, um treinamento físico foi comandado pelos preparadores Joelton Urtiga, Luiz Andrade e Vitor Gonçalves.
 
Os outros desceram ao gramado do centro e treinamento e fizeram um trabalho técnico com a orientação de Jorginho e seus auxiliares. A novidade ficou por conta de alguns atletas da equipe sub-20, que estão sendo observados. São eles: o goleiro Cassiano, o zagueiro Everson, o meia Marco Antônio e os atacantes Júnior Brumado e Douglas.
 
O zagueiro Jackson, o volante Edson e o atacante Hernane fizeram um trabalho de recondicionamento na sala de musculação. O lateral Wellington Silva e o atacante Maikon Leite realizaram tratamento na fisioterapia.
 
O grupo tricolor retorna para treinar no Fazendão na tarde desta quinta (29), às 15h. 
Petkovic confirma interesse em Santiago Tréllez; atacante deve se apresentar na quinta
Foto: Divulgação/ Colômbia
O atacante Santiago Tréllez, do Deportivo Pasto (COL), está próximo de ser anunciado oficialmente pelo Vitória. Petkovic, gestor de futebol do Leão, confirmou o interesse no jogador, mas evitou dar detalhes. “Realmente temos interesse por esse atleta. Se a gente conseguir fechar, e ninguém atrapalhar, provavelmente ele virá”, disse o cartola, em entrevista coletiva. Porém, de acordo com a imprensa colombiana, o atleta deve desembarcar em Salvador nesta quinta (29) para realizar os tradicionais exames médicos. A tendência é que o colombiano seja contratado por empréstimo. Tréllez, de 27 anos, ainda acumula passagens pelo Independiente de Medellín (COL),Libertad (PAR), Morelia (MEX), San Luís (MEX), Velez Sársfield (ARG), La Equidad (EQU) e Arsenal de Sarandí (ARG). Nesta temporada, ele disputou 17 partidas e marcou nove gols pelo Deportivo Pasto.
Quarta, 28 de Junho de 2017 - 16:30

Série D: Juazeirense anuncia a contratação do irmão de Diego Tardelli

por Leandro Aragão / Glauber Guerra

Série D: Juazeirense anuncia a contratação do irmão de Diego Tardelli
Foto: Arquivo Pessoal

A Juazeirense acertou a contratação do meia Juninho Tardelli. O jogador é irmão do atacante Diego Tardelli, que foi revelado pelo São Paulo e brilhou no Atlético-MG, além de já ter sido convocado para a Seleção Brasileira. Ele chega ao clube baiano para a disputa da Série D do Campeonato Brasileiro e o contrato termina no final do ano. O atleta participou do treino coletivo do Cancão de Fogo, nesta quarta-feira (28). 

 

"A expectativa é das melhores possíveis, estou chegando num momento importante e decisivo para a equipe. É agora que realmente começa o Campeonato Brasileiro da Série D de verdade. Espero ter sucesso, corresponder à expectativa e ajudar a conquistar o objetivo maior que é o acesso. No ano passado bateu na trave, mas neste ano vamos fazer de tudo para ser diferente e seja o ano do acesso", declarou em entrevista ao Bahia Notícias.

 

Juninho Tardelli é meia e defendeu o Ras Al Khaimah, dos Emirados Árabes no ano passado. Ele foi revelado pelo Marcílio Dias. O jogador contou como foi que chegou ao acerto com a Juazeirense.

 

"O Serginho (Fernandes, diretor do Cancão) já tinha entrado em contato comigo assim que eu voltei do exterior, mas eu não podia por causa da (janela de) transferência internacional e só poderia depois do dia 20 de junho. Eu já estava até certo com um time do sul também da mesma Série. Então, no dia 20, logo cedo, ele entrou em contato comigo", contou.

 

O próximo compromisso da Juazeirense seria neste domingo (2), contra o Campinense, pela segunda fase da Série D. Porém, com a denúncia do STJD contra o São Raimundo por relacionar um jogador de forma irregular (leia mais), a rodada foi adiada para o outro domingo (9). Caso o São Raimundo seja punido, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) redefinirá os confrontos.

Quarta, 28 de Junho de 2017 - 16:25

Carlos Eduardo se diz bem fisicamente e espera jogar o Ba-Vi

por Glauber Guerra

Carlos Eduardo se diz bem fisicamente e espera jogar o Ba-Vi
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
O meio-campista Carlos Eduardo foi apresentado oficialmente pelo Vitória nesta quarta-feira (28). Ao lado de Petkovic, gestor de futebol do clube.  O jogador se diz bem fisicamente e minimizou os comentários do médico Gilson Meireles, que condenou a sua contração (relembre aqui). “Não sabia desse áudio [do médico]. Foi um amigo meu que passou. Só tenho a dizer que estou bem. Estou há cinco anos nesta pegada e não tem nenhum problema com o meu joelho (...) Estou me sentindo muito bem”, afirmou o jogador. Carlos ainda se colocou à disposição do técnico Alexandre Gallo para o duelo contra o Bahia, domingo (2), às 16h, no Barradão, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro. “Posso dizer que estou bem fisicamente. Parei uma semana e meia depois que deixei o Atlético-MG e comecei a trabalhar em Porto Alegre individualmente. Vamos conversar com o professor Gallo e a comissão técnica e ver a situação. Se der para entrar domingo, vou entrar com muita garra e determinação”, finalizou. Carlos Eduardo, de 29 anos, assinou contrato até dezembro deste ano.

Histórico de Conteúdo