Segunda, 11 de Dezembro de 2017 - 18:05

Eleição do Vitória: clube sorteia números dos candidatos

por Glauber Guerra

Eleição do Vitória: clube sorteia números dos candidatos
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias

A Comissão Eleitoral do Vitória sorteou nesta segunda-feira (11) os números das chapas para a disputa presidencial marcada para quarta-feira (13), no Barradão. Ao todo, cinco candidatos concorrem ao pleito. Confira como ficou: Ricardo David – número 33; Manoel Matos – número 22; Tiago Ruas – número 55; Raimundo Viana – número 44; Gilson Presídio – número 11. A eleição é direta. Para ter direito a voto, o sócio precisa ter 18 meses de associação ininterrupta e ter iniciado o mês de dezembro adimplente com as mensalidades. Aproximadamente 2.700 adeptos estão aptos a participar do pleito. 

Segunda, 11 de Dezembro de 2017 - 17:05

Ricardo David garante priorizar o futebol e promete gestão 'transformadora' no Vitória

por Glauber Guerra

Ricardo David garante priorizar o futebol e promete gestão 'transformadora' no Vitória
Foto: Paulo Victor Nadal / Bahia Notícias

Ex-diretor de marketing do Vitória, Ricardo David é candidato à presidência da agremiação. Ele se diz motivado e garante priorizar o futebol caso seja eleito. “Na política de gestão, o Vitória é um time de futebol, então é o futebol que tem que ser o principal aspecto a ser abordado. Eu diria que nós temos a importância e relevância do nosso centro de inteligência de mercado. Nós temos que passar a ter uma postura observadora, mas muito mais profissionalizada. Temos que estar constantemente em monitoramento e usar isso como requisito para contratação de nossos jogadores. Não podemos mais estar à mercê da oferta de empresários, nós é que precisamos ir atrás. Isso aliado ao fortalecimento da divisão de base, que eu diria que seria a coisa mais importante. Voltar a dar à nossa divisão de base a importância que ela precisa ter. Nós precisamos empregar as novas metodologias na divisão de base, precisamos filmar os treinamentos, criar os scouts de nossos atletas, porque formar uma base mais eficiente não só vai nos levar a ter um elenco com identidade, mas também vai servir para que tenhamos produtos a serem ofertados ao mercado”, afirmou. Ricardo ainda prometeu uma gestão “transformadora”.  “Eu tenho certeza que tenho condições da fazer uma gestão transformadora no Vitória”, pontuou.  Clique aqui e confira a entrevista completa.

Segunda, 11 de Dezembro de 2017 - 16:30

Presidente confirma novo nome do Teixeira de Freitas para 2018

por Leandro Aragão

Presidente confirma novo nome do Teixeira de Freitas para 2018
Foto: Wesleu Morau / Teixeira de Freitas

O Teixeira de Freitas vai incluir Portela no nome e passará a se chamar Associação Atlética Portela Teixeira de Freitas. O presidente do clube, Gerson Portela, confirmou a mudança em entrevista ao Bahia Notícias. Ele ainda falou que o time vai disputar a Série B do Campeonato Baiano de olho no acesso à elite em 2019.

 

"Apenas vamos incluir o Portela no nome. O clube estava desativado há muito tempo, aí estamos reabrindo ele. Se a gente começasse um clube do zero, o gasto para registrar seria bem maior. Então, estamos transformando em clube empresa. Já mudamos também o estatuto para colocar este nome", explicou. "Esse ano de 2017 foi muito difícil, por causa de patrocínio. Mas estamos nos organizando e vamos disputar a Série B do Campeonato Baiano, vamos nos inscrever hoje na competição", completou.

 

Sobre o planejamento para a próxima temporada, o mandatário do clube disse que está sondando treinadores. Ele revelou alguns nomes que já conversou, mas que não conseguiu fechar um acordo. "Queremos um treinador de renome. Nossa meta é brigar pelo acesso. Já conversei com (Paulo) Salles, mas ele já fechou com o pessoal do PFC-Cajazeiras. Conversei também com (Quintino) Barbosa, mas está meio difícil", disse.

 

A Federação Bahiana de Futebol (FBF) ainda vai definir as datas da disputa da Série B do Campeonato Baiano 2018.

Roberto Cunha conquista o tetracampeonato Brasileiro de Rally 4x4 em Valente
Foto: Divulgação

O piloto baiano Roberto Cunha conquistou o tetracampeonato Brasileiro de Rally 4x4 no último sábado (9), pela categoria Protótipo. A última prova da competição aconteceu justamente na sua cidade natal, Valente. O Rally do Sisal 2017 foi disputado na pista do SR2 Rally Park.

 

"Primeiramente, agradecer a Deus, a minha família, meus patrocinadores, amigos e minha equipe. Esse título tem um pedaço de cada um de vocês", vibrou Roberto Cunha.

'Ainda não é suficiente', diz Bellintani sobre proposta do São Paulo por Jean
Foto: Ulisses Gama / Bahia Notícias

Com a confirmação de Guilherme Bellintani como novo presidente do Bahia, o clube pode continuar o processo de negociação do goleiro Jean com o São Paulo. As tratativas no entanto, não se encontram no agrado do novo mandatário tricolor.

 

Em entrevista ao site GloboEsporte.com nesta segunda (11), Bellintani afirmou que espera melhorias na proposta.

 

"A proposta que está na mesa ainda não é suficiente para o Bahia. Falta detalhes. Pode ser uma melhoria financeira ou melhoria de jogador", declarou. 

 

Destaque do Bahia na temporada, Jean atuou em todas as 38 partidas do Brasileirão 2017. Profissional desde 2015, o atleta ganhou um Campeonato Baiano e uma Copa do Nordeste pelo Tricolor.

Renato Gaúcho evitar falar de Real Madrid, antes do duelo contra Pachuca
Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA

O técnico do Grêmio, Renato Gaúcho, evitou falar do Real Madrid durante a última entrevista coletiva, nesta segunda-feira (11), antes da estreia do clube contra o Pachuca, do México, pela semifinal do Mundial de Clubes da Fifa. As duas equipes se enfrentam nesta terça-feira (12), no Estádio Hazza Bin Zayed, em Al Ain.

 

"Sabemos que para chegar na final, temos uma semifinal. Não adianta falarmos de Real Madrid, porque ninguém sabe se o Real Madrid estará na final. Nós estamos preparados para fazer essa semifinal. A partir do momento que acabar o jogo, vamos ver o que aconteceu. Precisamos analisar nosso adversário não em 90 minutos, pelo que aconteceu no último jogo. É o jogo da vida deles e será o nosso também", afirmou.

 

Na outra chave da semifinal do torneio terá o duelo entre Real Madrid e Al Jazira. A final da competição está marcada para sábado (16), às 14h da Bahia.

 

Renato ainda minimizou a ausência do volante Arthur, que não se recuperou de uma lesão e teve que ser cortado da lista de jogadores do Mundial. "O Arthur tem uma qualidade muito grande com a saída da bola. Mas o Grêmio nunca dependeu de apenas um jogador. O Grêmio teve o ano todo vários jogadores em várias posições e sempre manteve o mesmo nível. E dessa vez não é diferente. É assim que vamos levando. Não temos o Arthur, mas temos o Maicon, o Michel. O Grêmio tem um elenco de qualidade", disse.

Ana Marcela se emociona na despedida de Poliana Okimoto no Rei e Rainha do Mar
Foto: Sátiro Sodré / SSPress / Divulgação

O time Amarelo do Brasil venceu o Desafio Rei e Rainha do Mar, disputado no último domingo (10), no Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. O quarteto formado pelos baianos Allan do Carmo e Ana Marcela Cunha, juntamente com Fernando Ponte e a grande Poliana Okimoto, que se despediu do esporte.

 

"Toda vez que eu piso em Copacabana eu me lembro da medalha dos Jogos Rio 2016 . O mar sempre me trouxe coisas muito boas. Mesmo sendo minha última prova, eu me senti muito bem nadando o Rei e Rainha do Mar. Fui competitiva e foi uma disputa espetacular. Entrei bem emocionada, falei com os meus amigos de seleção. São muitos anos representando o Brasil. Quando olho pra trás lembro que valeu demais", afirmou Poliana, que foi medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Poliana Okimoto | Foto: Sátiro Sodré / SSPress / Divulgação

 

Poliana ainda falou sobre nadar ao lado de Ana Marcela Cunha. As duas nadadoras nunca competiram juntas na mesma equipe. "Foi ótimo nadar com a Ana Marcela. Ela sempre foi minha rival, mas isso sempre fez a gente evoluir, querer ser melhor e ter mais qualidade. Tenho certeza que isso fez eu e ela crescermos como atleta. Foi especial ter ela ao meu lado, no mesmo time, e ganhando. O dia de hoje foi muito emocionante", completou Okimoto.

 

Ana Marcela também se disse emocionada por ter feito parte do mesmo time que Poliana. "Foi demais. Também adorei o formato de quarteto misto. Ter disputando com a Poliana foi incrível, ainda mais na despedida dela. Primeira e única vez que o público pode ver a gente brigando pelo mesmo título ao invés de estar competindo uma contra a outra. É uma emoção diferente. Estou muito feliz", declarou.

 

O time Amarelo cruzou a linha de chegada na frente do time Verde, também formado por brasileiros. Betina Lorscheitter, Viviane Jungblut, Leonardo de Deus e Guilherme Costa ficaram com a segunda colocação, à frente da Europa, que completou o pódio. Após a vitória, Allan do Carmo comentou a prova. Ele foi o penúltimo a da equipe amarela e entregou para Ana Marcela Cunha fechar o revezamento.

 

"Era minha última volta e não podia deixar mal, pois a Ana Marcela ia encerrar a prova. Eu estava nadando ao lado do Guilherme e sei que é um atleta muito forte. Recentemente, ele fez uma marca incrível batendo o recorde sul-americano. Quando eu consegui emparelhar com ele na água, eu pensei... Daqui eu não posso sair mais. Fiquei ali amarrado o tempo todo e funcionou. Vi que ele estava sentindo dificuldade. Fiz uma troca de na passagem pela última boia e na saída do mar eu tive que usar a minha clareza. Foi no detalhe e na corrida. Acho que a minha experiência contou muito", explicou.

Jacuipense anuncia a contratação do zagueiro Max para a teporada de 2018
Arte: Divulgação / Jacuipense

O Jacuipense acertou a contratação de mais um reforço para a temporada 2018. Desta vez, o clube investe um jogador do sistema defensivo. O zagueiro Max vai vestir a camisa do Leão do Sisal para as disputas do Campeonato Baiano e Série D do Campeonato Brasileiro.

 

O jogador, de 23 anos, estava no Fortaleza, onde atua há seis anos. O Jacuipense vai apresentar o seu elenco para a temporada de 2018, nesta segunda-feira (11), às 14h, no Wet'n Wild, em Salvador. Após o evento, jogadores e comissão técnica seguem para o campo para dar início à pré-temporada. A estreia do Jacuipense no campeonato estadual será no dia 21 de janeiro, um domingo, às 16h, contra o Fluminense de Feira, no Estádio Eliel Martins, em Riachão do Jacuípe.

Segunda, 11 de Dezembro de 2017 - 12:30

Indignado, Guerrero fala sobre suspensão imposta pela Fifa: 'Sou inocente'

por Estadão Conteúdo

Indignado, Guerrero fala sobre suspensão imposta pela Fifa: 'Sou inocente'
Foto: Reprodução / TV Globo

O atacante Paolo Guerrero quebrou o silêncio após ter sido suspenso por um ano pela Fifa. Flagrado no exame antidoping realizado depois do empate por 0 a 0 entre Peru e Argentina, no dia 5 de outubro, pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo, o jogador do Flamengo se disse indignado com a punição e deu a sua versão sobre o que teria acontecido para o resultado ser positivo.

Guerrero testou para a substância benzoilecgonina, um metabólito da cocaína, mas negou veementemente o uso da droga. "Tenho 17 anos de carreira profissional. Sou inocente, não consumi nenhum tipo de cocaína", afirmou em entrevista à Rede Globo.

O peruano também disse não ter consumido chá de coca, muito comum no seu país, mas admitiu o uso de outros chás no período em que esteve servindo a seleção. "Na Argentina eu tomei um chá preto com limão e mel, porque estava com gripe. No Peru (antes do confronto contra a Colômbia, no dia 10 de outubro) me recomendaram um chá para digestão", disse.

Na opinião do atacante, a jarra em que o chá foi servido na Argentina poderia estar contaminada com resquícios de um chá de coca servido anteriormente, para outro hóspede.

Com contrato até agosto de 2018 com o Flamengo - ou seja, com a punição ainda vigente -, Guerrero vai se reunir com o clube nesta segunda-feira para começar a decidir seu futuro. Ele promete entrar em breve com um recurso no Comitê de Apelações da Fifa para tentar reverter a suspensão. Em caso de fracasso, ainda pode recorrer à Corte Arbitral do Esporte, última instância para julgar o processo.

Figura importante na classificação do Peru para a Copa do Mundo de 2018, Guerrero perderá o Mundial da Rússia se não conseguir se livrar do gancho, que vale até novembro do próximo ano.

 

Segunda, 11 de Dezembro de 2017 - 11:45

Com eleição definida, agente de Edson crê em desfecho de negociação nesta semana

por Ulisses Gama

Com eleição definida, agente de Edson crê em desfecho de negociação nesta semana
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia

O volante Edson é um atleta que interessa ao Bahia para a temporada de 2018. Um desfecho de negociação sobre os atletas está cada vez mais próximo de ser definido. Em entrevista ao Bahia Notícias, o empresário do atleta, Alex Zica, afirmou que as tratativas devem ser adiantadas nesta semana, já que o clube agora tem Guilherme Bellintani como presidente eleito."Nós estávamos aguardando a eleição para começar a conversar. Essa semana deve sair alguma coisa", explicou. Ainda segundo Alex, o atleta se identificou com o Tricolor baiano no período em que esteve no Fazendão e afirmou que o acerto depende das diretorias de Bahia e Fluminense, que tem contrato com o atleta até o fim de 2018. "Futebol é muito dinâmico. O Edson gosta do Bahia e do Fluminense também, mas as coisas estão mais em função das duas diretorias. Agora, com a eleição definida, as coisas vão ter um desfecho", pontuou. Com 26 anos de idade, Edson atuou em 37 jogos com a camisa do Esquadrão de Aço e conquistou a Copa do Nordeste de 2017.

Com rachão, Grêmio encerra preparação para estreia no Mundial de Clubes da Fifa
Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA

O Grêmio encerrou, nesta segunda-feira (11), sua preparação para a estreia no Mundial de Clubes da Fifa. O clube gaúcho vai encarar o Pachuca, do México, nesta terça-feira (12), às 14h no horário da Bahia, no Estádio Hazza Bin Zayed, em Al Ain, pela semifinal do torneio.

 

A última atividade contou com a participação de todo o grupo, inclusive dos reservas Bressan e Bruno Rodrigo que não treinaram no último domingo (10). Bressan se recuperou de uma contratura na coxa direita, enquanto que Bruno Rodrigo estava com uma entorse no tornozelo esquerdo. O técnico Renato Gaúcho comandou apenas um rachão, porém ele mesmo ficou de fora. Com dores no joelho direito o comandante foi a baixa no recreativo.

 

O provável time titular do Grêmio contra os mexicanos deverá ser: Marcelo Grohe; Edílson, Pedro Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Jaílson, Michel, Ramiro, Luan e Fernandinho; Lucas Barrios.

 

Quem vencer o duelo desta terça vai enfrentar o ganhador da outra chave disputada por Real Madrid e Al Jazira. A final do Mundial de Clubes está marcada para sábado (16), às 14h da Bahia, no Zayed Sports City, em Abu Dhabi.

Segunda, 11 de Dezembro de 2017 - 10:45

De Chapa: Salvador poderá voltar a ser palco da Stock Car em 2018

por Glauber Guerra (glauberguerra@bahianoticias.com.br)

De Chapa: Salvador poderá voltar a ser palco da Stock Car em 2018
Foto: Max Haack/ Ag.Haack/ Bahia Notícias

A Federação de Automobilismo da Bahia (FAB) negocia o retorno da Stock Car para Salvador em 2018. A última prova na capital baiana aconteceu em novembro de 2014. Uma reunião aconteceu recentemente entre Miguel Jacob Filho, presidente da FAB, Selma Morais, ex-presidente da entidade, e representantes da Vicar, empresa que organiza e promove a Stock Car. Um encontro com Diogo Medrado, presidente da Bahiatursa, e Cláudio Tinoco, secretário de Cultura e Turismo de Salvador, deve acontecer ainda neste mês. O apoio do poder público é fundamental para que o acordo seja selado. 

 

Últimas negociações melaram
As últimas negociações para o retorno da Stock Car não vingaram. A FAB tentou em 2015, 2016 e 2017, mas pequenos detalhes emperram um acordo.

 

Fernando Jorge desiste de judicializar eleição do Bahia
Depois do revés acachapante na eleição presidencial do Bahia, Fernando Jorge desistiu de ingressar na Justiça com um pedido para impugnar o pleito. Ele entendia que as urnas 19 e 20, exclusivas para sócios que se regularizam entre 24 de novembro até o dia do pleito, não poderiam ser computadas (veja aqui). Porém, ele aceitou o resultado das urnas e preferiu não levar o caso adiante.

 

Fala, Abílio!
Segundo colocado da eleição do Bahia, com 9% dos votos, Abílio Freire do "Mais um, Baêa!" (MUB!), enviou uma nota à coluna parabenizando Guilherme Bellintani pelo triunfo no pleito. Além disso, o advogado falou sobre o grande número de cadeiras que os grupos de situação, dizendo temer uma "queda de braço" entre Revolução Tricolor e Simplesmente Bahia. Além disso, Freire indicou que o grupo esperava entre 1200 e 1500 votos para a diretoria executiva, o que não aconteceu. Por fim, Abílio afirmou que volta a sua atividade profissional e disse não ter tomado uma decisão sobre continuar estudando sobre futebol

 

José Rocha declara apoio a Raimundo Viana
Ex-presidente do Vitória e ex-mandatário do Conselho Deliberativo, o deputado federal José Rocha (PR) anunciou nesta segunda-feira (11) apoio a Raimundo Viana na eleição presidencial do Leão, que acontecerá na quarta (13). 

 

Novo estádio do Bahia de Feira terá grama sintética
A Arena Cajueiro, novo estádio do Bahia de Feira, contará com grama sintética. Boa parte do piso foi já foi instalada. O local já funcionará para os treinos do clube, mas ainda não tem uma previsão para o local servir de palco para as partidas do time. A praça esportiva fica localizada em Feira de Santana.

Colaborou: Ulisses Gama (ulissesgama@bahianoticias.com.br)

Com vantagem no confronto, Eunápolis empata e é campeão inédito no Intermunicipal
Foto: Geovan Santos / Ligeirinho no Esporte

A seleção de Eunápolis conquistou o título de campeão do Intermunicipal no último domingo (10), após ficar no empate de 2 a 2 com Euclides da Cunha, na casa do adversário, no segundo jogo da final da competição. No primeiro duelo, a equipe eunapolitana havia goleado por 5 a 0, o que abriu os caminhos para a conquista inédita.

 

Em 18 jogos disputados, Eunápolis venceu oito, empatou nove e perdeu apenas um. O ataque eunapolitano balançou as redes adversárias 28 vezes e a defesa sofreu oito. Já o vice-campeão Euclides da Cunha ganhou nove jogos, empatou seis e perdeu três. A seleção marcou 34 gols e tomou 20.

Segunda, 11 de Dezembro de 2017 - 09:45

Ronaldo comemora renovação de contrato com o Vitória: 'Clube que me criou'

por Glauber Guerra

 Ronaldo comemora renovação de contrato com o Vitória: 'Clube que me criou'
Foto: Maurícia da Matta/ Divulgação / Vitória

O Vitória renovou o contrato do goleiro Ronaldo por mais três anos. O arqueiro, revelado nas divisões de base do clube, não escondeu a felicidade pela prorrogação do vínculo.

 

“Estou muito feliz pela renovação. O Vitória é um clube que me criou desde 13 anos de idade. E sei que essa renovação não é a toa. Eles acreditam no meu potencial e estou trabalhando bastante para quando surgir a oportunidade, eu possa dar conta e retribuir toda a confiança, carinho e atenção que o clube tem tido comigo todos esses anos, mas sempre respeitando a decisão do treinador, que é importante”, disse o goleiro, em entrevista ao Bahia Notícias.

 

Ronaldo, de 21 anos, ainda não atuou em nenhuma partida pela equipe profissional. Atualmente, o plantel também conta com os goleiros Fernando Miguel, Caíque e Wallace.

Assessor da presidência do Fluminense é preso; polícia apura repasses de ingressos
Foto: Reprodução / G1

O assessor de imprensa da presidência do Fluminense, Artur Mahmoud, foi preso nesta segunda-feira (11) junto com outras três pessoas na Operação Limpidus, que apura repasses de ingressos de partidas de futebol para torcidas organizadas, incluindo as que estão proibidas de entrar nos estádios. Também foram presos o presidente da torcida organizada Raça Fla, Alesson Galvão de Souza, e dois integrantes da empresa Imply, responsável pela confecção dos ingressos, Monique Patricio dos Santos Gomes e Leandro Schilling. A operação, que está em sua segunda fase, foi deflagrada pela Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI) da Polícia Civil. Um dos procurados está foragido: o chefe de segurança do Vasco da Gama, Edmilson José da Silva, conhecido como "Tubarão". Ele não foi encontrado nem em casa, nem no trabalho. "Os dirigentes (dos clubes) forneciam ingressos para dirigentes de torcidas organizadas, que caíam muitas vezes nas mãos de cambistas", afirma a delegada Daniela Terra, da DRCI. Três integrantes de torcidas organizadas do Fluminense já tinham sido presos na semana passada, acusados de receber ingressos da diretoria do clube e revendê-los a cambistas. Na ocasião, dirigentes e membros de torcidas do Vasco, Fluminense, Botafogo e Flamengo também foram conduzidos coercitivamente. 

Bellintani indica saída do lateral Eduardo e permanência de Cerri no futebol
Foto: Ulisses Gama / Bahia Notícias

Eleito presidente do Esporte Clube Bahia para o triênio 2018-2020, Guilherme Bellintani já começa a pensar no Tricolor. No futebol, a ideia do novo mandatário é continuar com o diretor de futebol Diego Cerri. A revelação foi feita durante entrevista ao jornal Correio* publicada nesta segunda-feira (11).

 

"Diego já decidimos pela permanência, mas mudando o perfil do futebol. Não vamos no modelo clássico que uma pessoa só faça as coisas. O diretor dura pouco nos clubes nesse modelo. Para isso, a principal novidade é a elevação do Dade (Departamento de Análise e Desempenho) como parte do processo. Sendo mais deliberativo do que consultivo. Tendo o poder de referendar ou não uma contratação", explicou.

 

Em outro caminho de Cerri, o lateral-direito Eduardo, que chegou a estar em negociação para renovar com o Esquadrão de Aço, não deve permanecer. Na opinião de Bellintani, o ciclo do atleta no Fazendão se encerrou.

 

"Um já avaliamos e informamos que não vai permanecer, o Eduardo. Entendemos que ele foi um profissional exemplar, mas o seu papel no clube estava cumprido e ele sai pela porta da frente", indicou.

 

A nova diretoria executiva do Bahia pensa em seguir com o zagueiro Thiago Martins, o volante Edson, o meia Régis e o atacante Mendoza. Todos estão em fim de contrato.

Segunda, 11 de Dezembro de 2017 - 08:25

Oitavas de final da Champions League terão duelos entre Real x PSG e Chelsea x Barça

por Leandro Aragão

Oitavas de final da Champions League terão duelos entre Real x PSG e Chelsea x Barça
Foto: Reprodução / Twitter

Os confrontos das oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa foram definidos na manhã desta segunda-feira (11). Os jogos de ida acontecerão nas datas 13, 14, 20 e 21 de fevereiro e a volta será nos dias 6, 7, 13 e 14 de março. Destaque para os duelos entre Real Madrid e Paris Saint-Germain e Chelsea e Barcelona. O Besiktas, do meia Anderson Talisca, vai encarar os alemães do Bayern de Munique.

 

Confira todos os confrontos:

 

Tottenham x Juventus
Basel x Manchester City
Porto x Liverpool
Sevilla x Manchester United
Real Madrid x PSG
Shakhtar x Roma
Chelsea x Bacerlona
Bayern de Munique x Besiktas

Segunda, 11 de Dezembro de 2017 - 07:45

Kanu exalta Mancini: 'Trouxe estabilidade ao Vitória'

por Glauber Guerra

Kanu exalta Mancini: 'Trouxe estabilidade ao Vitória'
Foto: Glauber Guerra/ Bahia Notícias

O zagueiro Kanu, do Vitória, exaltou o técnico Vagner Mancini. Para ele, o treinador foi o responsável por trazer estabilidade ao grupo. O clube Rubro-negro passou por momentos de crise política e também dentro das quatro linhas.

 

"Tivemos várias mudanças na comissão técnica e na diretoria no primeiro semestre. Isso abalou nosso grupo. E Mancini quando chegou juntamente com a sua comissão, trouxe estabilidade ao Vitória. E com o grupo que a gente tem, conseguimos conquistar o objetivo, que era ficar na Série A. Conseguimos mesmo com todas as dificuldades", disse o jogador, em entrevista ao Bahia Notícias.

 

Mancini desembarcou no Vitória no fim de julho e pegou o time com apenas 12 pontos e na penúltima posição do Campeonato Brasileiro em 16 partidas disputadas. E sob o seu comando, o treinador faturou 31 pontos em 22 jogos. O Leão encerrou o certame com 43 e na 16ª colocação.

 

Kanu ainda tem futuro indefinido no Vitória. Seu contrato expira na sexta-feira (15).

Segunda, 11 de Dezembro de 2017 - 07:15

Triênio 2018-2020: veja os 100 nomes escolhidos para o Conselho do Bahia

por Ulisses Gama

Triênio 2018-2020: veja os 100 nomes escolhidos para o Conselho do Bahia
Revolução Tricolor é maioria no colegiado | Foto: Reprodução / Twitter

Além de eleger Guilherme Bellintani e Vitor Ferraz como presidente e vice-presidente do Bahia, 100 conselheiros foram escolhidos pelo sócio do clube para compor o Conselho Deliberativo, que vai ter a função de fiscalizar o clube, as ações da diretoria executiva, além de discutir e votar determinadas resoluções. 

 

Conforme divulgado no último sábado (9) pelo Tricolor, o maior número de cadeiras no colegiado vai para a Revolução Tricolor, que teve 42% dos votos. A chapa contava com Marcelo Sant'Ana e Pedro Henriques, que foram eleitos.

 

O grupo de situação foi seguido por Independente Tricolor (12%), Simplesmente Bahia (11%), 100% Bahêa (7%), Mais um, Baêa! (7%), Voz do Campeão e +Bahia (7%), Nova Ordem Tricolor (6%), Bahia Clube do Povo (5%) e Sou Bahia (3%). Confira os 100 nomes:

 

Revolução Tricolor:

 

Pedro Henriques Moreira Netto
Carlos Eduardo Guimarães Araujo
Andre Luis De Paula Carneiro
Victor Cerqueira Duarte
Virgínia Marta Silva Mendes
André Machado Telles Da Silva
Marcos Vinícius Dos Santos Dias
Marcelo Jaqueira Beisl Noblat
Caio Fernando Beisl Noblat Costa
Marcio Vilaça Paiva
Gustavo Costa Barauna
Lucas França Brito Da Silva
Abelardo Sampaio Lopes Neto
Durval Luiz Saback Silva Filho
Wellington Roberto Ribeiro Campos
Diogo Vitor Pereira Dias
Marco Aurélio Pires Nobrega Thaim
Carlos Eduardo Bacelar Cerqueira
Rodrigo Lima Costa De Menezes
Marco Antonio Rabelo Da Costa Pinto
Willadesmon Santos Da Silva
Ricardo Aguiar Sapucaia
David Ricardo Fontes Pereira
Rodrigo Neiva Almeida De Farias Dias
Marcos Henrique Santana Lima
Leonardo Dos Santos Dantas
Lucas Araujo De Oliveira
Natanael Fernandes De Souza
Gabriel Barros Evangelista
Ney De Castro Silva
Marcelo Pereira Sant'Ana
Rogerio Amaral Souto Gargur Martins
Marcos Paulo Cesar Fontes Moura
Wagner Telles De Oliveira
Moises Roberto Santos Silva
Caio Marcos Botêlho Ferreira
Vinícius Santana Cardoso
Elida Brandão Barreto
Antônio José Ramos Dias
Antônio Ribas Reis
Paulo Cesar Miguez Oliveira 
Luciano De Pinna Vieira


Independente Tricolor:

 

Alexandre Drummond Jatobá
Henrique Garcia De La Torre
Lucas Di Tullio Gomes Bezerra
Diego Oliveira Tavares Da Cruz
Tiago Eloy Dos Santos
Andrenei Mercês De Sant'Anna
Claudio Verde Ramalho
Nauê Fabiano Bomfim Carvalho
Victor Emanoel Santiago Souza
Paulo Rogerio Britto De Campos
Rogério Cerqueira Silveira
Mateus Freire Machado

 

Simplesmente Bahia:

 

Oldgard Dias De Freitas
Fabio Periandro De Almeida Hirsch
Thiago Dorea Moreira
Alex Novaes Montenegro
Eden Valadares Santos
José Roberto Burgos Freire
Carlos Augusto Bastos Mello
Nelson Alves Ribeiro Neto
Ulisses Amancio Pereira Neto
Sergio Oliveira Vilalva Ribeiro
Luis Eduardo De Oliveira Leite


Mais um, Baêa!:

 

Neilan Souza Mendes
Marco Antonio Rocha Costa
Jailson Paranhos Baraúna
Otto Vinicius Oliveira Lopes
Serge Euler Magalhaes Souza
Ananias Alvaro Gouveia
Marcos Dvanir Bittencourt Bispo


100% Bahêa:

 

Eduardo José Cardoso Sampaio
Jose Augusto Martins Vicente
Fabio Cesar Da Costa Rocha
Carolina Gama Sampaio
Lucas Maia Costa
Annibal Vianna Sampaio Neto 
Paulo César Rio Mattos Filho 

 

A Voz do Campeão:

 

Olavo Fonseca Filho
Ruy Guimarães Botelho
André Joazeiro Pinho
Suellyana Martucci
Leandro Pinheiro Andrade
Geraldo Tripodi 
Adriano Rapassi Mascarenhas

 

Nova Ordem Tricolor:

 

Moreno De Castro Borba
Ricardo Borges Maracajá Pereira
Leandro Neves Desouza
Luis Alberto Bonfim Sousa Júnior
Abraão De Santana Pires 
Igor Lordelo Carneiro

 

Bahia Clube do Povo:

 

Hélio Miranda Do Val Junior
Sérgio Ricardo Barbosa Miranda
Marcelo Da Fonseca Queiroz
Marcio Marcilio De Eça Santos
Ronaldo Alves Do Nascimento

 

Sou Bahia:

 

Augesir José De Carvalho Filho
Wellington Gouveia Santos
Liane Durão De Carvalho

Domingo, 10 de Dezembro de 2017 - 22:05

'Cristiano Ronaldo tem o direito de se sentir o melhor da história', diz Ronaldo

por Estadão Conteúdo

'Cristiano Ronaldo tem o direito de se sentir o melhor da história', diz Ronaldo
Foto: Divulgação / Real Madrid

O ex-atacante Ronaldo elogiou neste domingo o "quase xará" português Cristiano Ronaldo. Durante participação em evento de escolinhas de futebol em São Paulo, o maior artilheiro do Brasil em Copas do Mundo disse que o atual atacante do Real Madrid tem condições de se sentir o melhor da história do futebol, pelos feitos conquistados nos últimos anos e os números expressivos da carreira.

 

O ex-jogador de 41 anos foi à periferia da zona sul da capital paulista acompanhar um torneio sub-13 e ao ser questionado sobre a declaração dada recentemente pelo português, que se disse o melhor da história, ele ressaltou a carreira de Cristiano Ronaldo. "Ele tem todo o direito de se sentir assim, porque tem conseguido coisas fantásticas. Se falarmos em termos de números, ele realmente está acima de grandes lendas do futebol mundial", afirmou o brasileiro.

 

Cristiano Ronaldo disse na última semana ser o melhor da história em evento de entrega da Bola de Ouro, prêmio promovido pela revista francesa France Football. Foi a quinta premiação da categoria dada ao português. "Ele ganhou cinco vezes a Bola de Ouro, é um marco, assim como outros tantos dele. O Cristiano tem conseguido coisas fantásticas e é mais do que merecido ele se sentir importante na história", disse. Ronaldo mora em Madri e participa regularmente de eventos do Real Madrid.

 

O campeão mundial com a seleção brasileira em 1994 e 2002 esteve na Rússia no começo do mês para o sorteio dos grupos da Copa e disse estar confiante para a competição. "O grupo do Brasil está bem tranquilo. Não vamos enfrentar dificuldades para passar de fase em primeiro lugar", afirmou. "Estou muito animado com a Copa e esperançoso com a seleção brasileira, que depois da Olimpíada engrenou uma boa continuidade", comentou.

 

Domingo, 10 de Dezembro de 2017 - 11:30

Andrew Parsons vê Mundiais 'aquém do esperado' e lamenta debandada de potências

por Rafael Franco | Estadão Conteúdo

Andrew Parsons vê Mundiais 'aquém do esperado' e lamenta debandada de potências
Foto: Divulgação

Na presidência do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês) há apenas três meses, o brasileiro Andrew Parsons precisou contornar um grave problema menos de duas semanas depois de ter sido eleito para o cargo. No dia 19 de setembro passado, um forte terremoto atingiu a Cidade do México, causando centenas de mortos e um enorme estrago físico na capital mexicana, onde cerca de 50 prédios desabaram.

O fato motivou a entidade a adiar em dois meses o início dos Mundiais Paralímpicos de Natação e Halterofilismo, que ocorreriam entre o final de setembro e início de outubro, mas só foram realizados neste começo de mês, no velho complexo que abrigou algumas modalidades da Olimpíada de 1968, que passou por reforma há menos de uma década.



Ao ser questionado pela reportagem do jornal O Estado de S.Paulo, em entrevista concedida do lado da piscina que foi palco deste Mundial, sobre o fato de que os eventos contaram com um nível de organização precário e receberam baixo público durante quase todos os seus dias de disputas, Andrew Parsons reconheceu que as competições não preencheram todas as expectativas do IPC e ficaram "aquém do esperado por alguns países que participaram destes Mundiais".



O dirigente, porém, relevou a situação ao enfatizar que alguns serviços ao público e a promoção das duas competições foram prejudicadas pelo corte de verbas que inicialmente estavam destinadas aos Mundiais, mas que o governo mexicano, organizador dos eventos em conjunto com o IPC, precisou utilizar no processo de recuperação da capital nacional.



"A preocupação do Comitê Paralímpico Internacional é ter as competições com o máximo de público possível. A gente sabe que isso aqui foi um evento muito particular por causa de tudo o que aconteceu, então houve muita dificuldade principalmente na promoção do evento. Se você comparar aos Mundiais anteriores, tivemos um público bem menor, então essa é uma preocupação constante nossa. Isso se aplica à (Olimpíada de Inverno de) Pyeongchang-2018. Acabou-se o tempo de organizar eventos só para as famílias dos atletas", ressaltou.



O dirigente, entretanto, fez questão de enfatizar que considerou certa a decisão de manter os Mundiais Paralímpicos na Cidade do México, que receberia uma "punição extra" se as competições fossem transferidas para uma sede diferente.



"Foi uma opção do Comitê Paralímpico Internacional junto das autoridades mexicanas. A gente tinha que saber se eles (do governo) tinham a disposição e a capacidade de entregar os Mundiais. Eles apresentaram uns planos que nos deram confiança de seguir. Nós tínhamos duas outras opções, que eram cancelar os Mundiais ou ir para outro país. Tivemos ofertas de países interessados em receber o evento, mas nós entendemos que a melhor decisão era mudar a data", completou.



DEBANDADA - A mudança de data, porém, provocou uma debandada de alguns países que tinham presença confirmada no México e optaram por desistir do evento por diferentes motivos, como por exemplo o cumprimento de suas agendas em outras competições que estavam marcadas há bastante tempo para este período. Grã-Bretanha, Rússia, Ucrânia e Canadá, potências na natação paralímpica, estiveram entre as nações que ficaram fora do Mundial Paralímpico desta modalidade. Andrew Parsons lamentou estas ausências.



"A avaliação do Mundial é positiva. É claro que o terremoto afetou a questão da entrega, já que a capacidade financeira do comitê organizador da cidade diminuiu bastante. Então o nível de serviço foi aquém das expectativas de alguns países. O Comitê Paralímpico Internacional entendeu que era hora de prestar solidariedade ao México. Por mais que o planejamento e o pico de rendimento dos atletas estivesse focado para aquela semana, não havia como outro lugar do mundo receber os campeonatos de natação e halterofilismo. A gente respeita essa escolha, mas a gente lamenta. Seria muito mais positivo ter todos os países nas duas modalidades aqui no México", destacou.



METAS DEFINIDAS - Nesta visita feita ao México para o Mundial, Andrew Parsons também pontuou ao jornal O Estado de S.Paulo três dos objetivos principais deste seu início de gestão, sendo que alguns deles já existiam enquanto ele o atual mandatário era o vice-presidente do IPC, liderado até pouco tempo atrás por Phillip Craven, seu antecessor no cargo.



"Tenho três metas fundamentais, além de logicamente a entrega dos Jogos Paralímpicos em alto nível. A primeira meta seria fazer com que os comitês paralímpicos nacionais de países em desenvolvimento conseguissem chegar a um nível maior de desenvolvimento, basicamente o que o Brasil fez nos últimos 20 anos. Temos que levar isso para o maior número de países e de uma forma proativa, visitando essas nações sem esperar que elas procurem o IPC", destacou, para em seguida avisar: "Em 2018 tenho na agendado um grande número de visitas a países em desenvolvimento. Nossa segunda prioridade é o relacionamento com os comitês olímpicos. Estaremos próximos do COI, seguindo o modelo que acontece na América".



Já a terceira meta apontada por Parsons como importante é tornar o mais justo possível para os atletas as regras de participação em prova do esporte paralímpico, que sofre muitas vezes com diferenças brutais de rendimento de competidores que são enquadrados em uma mesma prova com a presença de adversários com deficiências menores ou menos impactantes para o seu desempenho.



"Em terceiro lugar viria a nossa prioridade com a classificação funcional, que pode vir a ser o nosso calcanhar de Aquiles, nos dando problemas de credibilidade. É bem na linha do que acontece com o doping no esporte olímpico. Hoje temos uma classificação por modalidade, quero profissionalizar isso", projetou.
 

 

Coutinho pede garantia a Liverpool para negociá-lo com o Barcelona, diz jornal
Foto: Getty Images

A novela envolvendo a negociação do meia Philippe Coutinho com o Barcelona pode se repetir na próxima janela de transferência. No entanto, de acordo com jornal Mirror, o brasileiro se articula nos bastidores para que o Liverpool ceda mais facilmente à investida catalã.

 Segundo a publicação deste domingo (10), o jogador pediu uma série de garantias de que o Liverpool o negociará com o Barça na próxima janela. Em meados deste ano, os reds recusaram uma proposta de 144 milhões de libras pelo atleta brasileiro.
 

Em alta, Cesar Cielo vence 50m livre no Torneio Open de natação
Foto: Sátiro Sodré / SSPress

Único campeão olímpico da história da natação do Brasil, Cesar Cielo vem recuperando os bons resultados em 2017. O nadador venceu no último sábado (9) a prova dos 50m livre, no Torneio Open, realizado no Rio de Janeiro. Ele cravou o tempo de 22’03 e bateu Marcelo Chierighini, que levou a prata com 22s09.

Essa é a segunda conquista de Cielo nos três torneios mais importantes da natação brasileira. Em agosto, ele também tinha subido ao lugar mais alto do pódio no Troféu José Finkel.

Esses resultados evidenciam o bom momento vivido pelo nadador após não ter conseguido classificação para os Jogos Olímpicos Rio 2016. Neste ano, ele ainda foi finalista também nos 50m livre, no Mundial de Budapeste, além de ter levado o bronze no revezamento 4x100 livre.

Domingo, 10 de Dezembro de 2017 - 08:30

PSG libera Neymar para vir ao Brasil resolver problemas particulares

por Estadão Conteúdo

PSG libera Neymar para vir ao Brasil resolver problemas particulares
Foto: C. Gavelle / PSG

O atacante Neymar foi liberado pelo Paris Saint-Germain para viajar ao Brasil para resolver problemas particulares. A informação foi veiculada pela rádio francesa RMC. O jogador não enfrentou o Lille, neste sábado (9), pelo Campeonato Francês, por estar suspenso e não tem presença garantida no próximo compromisso do clube, quarta-feira que vem, contra o Strasbourg, pela Copa da Liga Francesa.

Segundo a emissora, o atacante recebeu a autorização do Paris Saint-Germain para passar três dias no Brasil e embarcou na noite deste sábado. Sem a presença dele em campo, o time bateu o Lille por 3 a 1 no Parque dos Príncipes, com gols de Di María, Pastore e Mbappé, seguindo folgado na liderança do Francês. A data do retorno de Neymar à França ainda não está confirmada.

O atacante tem 18 partidas e 15 gols pelo clube francês. O jornal esportivo L'Equipe publicou dias atrás que Neymar poderia permanecer no Brasil por vários dias. O Paris Saint-Germain tem mais três partidas até o calendário francês ser interrompido para o recesso de Natal e Ano Novo, que inicia dia 21. Os compromissos do time em 2018 serão retomados em 6 de janeiro, no duelo contra o Rennes, pela Copa da França.

 

5ª Travessia Mar Grande - Yacht é cancelada após mau tempo; nova data será divulgada
Foto: Divulgação

A 5ª Travessia Mar Grande- Yacht para stand up paddle, canoa havaiana (VA’A), surfski, que seria realizada neste domingo (10) por causa do mau tempo iniciado neste sábado (10). De acordo com informações da Empresa Salvador Turismo (Saltur), uma nova data deverá ser divulgada em breve. O cancelamento da prova foi feito após a organização avaliar que não seria seguro realizar a prova. “Sabemos o quanto realizar esta travessia significa para os atletas inscritos, por isso, esta decisão foi amplamente discutida entre nossa equipe, sempre considerando, contudo, o item segurança como prioridade absoluta”. As pranchas que embarcaram no sábado para seguir para Mar Grande deverão ser retirada no Terminal Náutico da Bahia, das 8h às 12h. Ao todo, 170 participariam da competição. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (71) 98129 7801 e pelo e-mail: luis.pato@icb.com.br. 

Sábado, 09 de Dezembro de 2017 - 21:44

Presidência e Conselho: veja os números finais da eleição do Bahia

por Ulisses Gama

Presidência e Conselho: veja os números finais da eleição do Bahia
Marcelo Sant'Ana ganhou vaga no Conselho | Foto: Max Haack / Ag. Haack / BN

Com 100% das urnas apuradas, o Bahia divulgou na noite deste sábado (9) os números finais da eleição do clube, que ocorreram na Arena Fonte Nova. Eleito presidente do Esquadrão de Aço, Guilherme Bellintani, da chapa "Bahia 3.1" teve 81,45% dos votos (3.617). O segundo colocado, por sua vez, foi Abílio Freire, do "Mais um, Baêa!", que teve 9,24% da preferência dos sócios (411 votos). Já Fernando Jorge Carneiro, da "Voltar a Sorrir", ficou com 8,79% (391). Por fim, Binha de São Caetano teve apenas 0,49% dos votos (22). Foram 4.450 votos válidos, quatro votos em branco e 18 nulos. No Conselho Deliberativo, a Revolução Tricolor vai ter a maioria das cadeiras do colegiado, com 42% dos votos. A chapa é seguida por Independente Tricolor (12%), Simplesmente Bahia (11%), 100% Bahêa (7%), Mais um, Baêa! (7%), Voz do Campeão e +Bahia (7%), Nova Ordem Tricolor (6%), Bahia Clube do Povo (5%) e Sou Bahia (3%).

Sábado, 09 de Dezembro de 2017 - 19:50

Bellintani vibra e comenta votação expressiva: 'Só aumenta minha responsabilidade'

por Ulisses Gama

Bellintani vibra e comenta votação expressiva: 'Só aumenta minha responsabilidade'
Foto: Max Haack / Ag Haack / Bahia Notícias

Eleito com mais de 80% dos votos, o novo presidente do Bahia, Guilherme Bellintani, celebrou o triunfo no pleito realizado neste sábado (9), na Arena Fonte Nova. Em suas palavras, o mandatário tricolor, que deve tomar posse na próxima semana, agradeceu aos associados tricolores e destacou o "aumento" da responsabilidade por ter tido uma grande votação. "Tenho que agradecer à nação tricolor pela confiança no processo democrático. O que estavca em disputa não era candidatura, e sim o processo democrático. Isso é reafirmar a democracia do clube e afirmar o Bahia como o mais democrático do Brasil. Ter 80% dos votos só aumenta minha responsabilidade. É preciso humildade e buscando a reestrutura do Bahia. Isso significa que a coletividade está vencendo", declarou. Representante da situação, Bellintani terá o advogado Vitor Ferraz como vice-presidente.

Sábado, 09 de Dezembro de 2017 - 19:35

ACM Neto parabeniza Bellintani depois da eleição: 'Desejo sorte e títulos'

por Ulisses Gama

 ACM Neto parabeniza Bellintani depois da eleição: 'Desejo sorte e títulos'
Foto: Reprodução / Twitter

O prefeito de Salvador, ACM Neto, parabenizou Guilherme Bellintani por ter sido eleito presidente do Bahia neste sábado (9). Em uma mensagem no Twitter, o gestor da capital baiana desejou sorte e lembrou o fato de Bellintani ter sido secretário da cidade. "Bora Bellintani Meu Presidente! Desejo sorte, muitos títulos e que repita o ótimo trabalho que desempenhou na Prefeitura! Parabéns!", escreveu. Guilherme Bellintani, que concorreu pela chapa "Bahia 3.1", deve tomar posse do clube a partir da próxima semana.

 

 

Sábado, 09 de Dezembro de 2017 - 19:29

Com maioria absoluta dos votos, Guilherme Bellintani é eleito presidente do Bahia

por Ulisses Gama

Com maioria absoluta dos votos, Guilherme Bellintani é eleito presidente do Bahia
Foto: Max Haack / Ag Haack / Bahia Notícias

O Esporte Clube Bahia tem um novo presidente. Em eleição realizada neste sábado (9), na Arena Fonte Nova, Guilherme Bellintani, da chapa "Bahia 3.1", teve  82% dos votos dos associados do clube. O pleito do Esquadrão de Aço foi marcado pela polêmica das urnas 19 e 20, que contaram votos de sócios que regularizaram a sua situação junto ao clube a partir do dia 1º de dezembro. Fernando Jorge prometeu levar o caso para a Justiça (leia mais aqui). Guilherme Cortizo Bellintani, de 40 anos de idade, é empresário e ex-titular da secretaria de Desenvolvimento e Urbanismo de Salvador. A principal proposta do mandatário enquanto candidato era dar seguimento e evoluir o trabalho desenvolvido por Marcelo Sant'Ana e Pedro Henriques. Relembre a entrevista completa com Bellintani ao Bahia Notícias (clique aqui). 

Sábado, 09 de Dezembro de 2017 - 19:06

Presidente da Comissão Eleitoral do Bahia fala sobre urnas: 'Estatuto prevalece'

por Rafael Teles / Ulisses Gama

Presidente da Comissão Eleitoral do Bahia fala sobre urnas: 'Estatuto prevalece'
Foto: Max Haack / Ag Haack / Bahia Notícias

O presidente da Comissão Eleitoral do Bahia, Jaime Barreiros, defendeu a permanência e a apuração das urnas 19 e 20, que contam votos em cédulas de sócios do clube que regularizaram sua situação com o clube a partir do dia 1º de dezembro. De acordo com o dirigente do grupo, o estatuto do clube prevalece ao regimento do pleito. "O estatuto do clube prevalece sobre o regulamento e o próprio regulamento dá margem a uma interpretação de que o lapso temporal do dia 30 não poderia ser observado. Independente disso, o regulamento não pode se sobrepor ao estatuto, que é claro. Todos os sócios em dia com as mensalidades que vencem no mês anterior às eleições estão aptos", explicou, em entrevista ao Bahia Notícias. Questionado sobre a possibilidade das eleições irem para a Justiça através do candidato da chapa "Voltar a Sorrir", Fernando Jorge, Barreiros afirmou que este é um direito que compete aos candidatos. "É um direito previsto. Ele tem o direito de judicializar. Cabe a chapa e ao poder judiciário resolver essa ação. Dentro das nossas atribuições buscamos tomar a decisão mais técnica e correta possível", completou.

Histórico de Conteúdo