Metrô vai estender horário de funcionamento para a final da Copa do Nordeste
Foto: Manu Dias / GOVBA

O metrô de Salvador vai estender o seu horário de funcionamento nesta quarta-feira (24) por conta do segundo jogo da final da Copa do Nordeste, que acontece na Fonte Nova e está marcado para começar 21h45. A Estação Campo da Pólvora, na Linha 1, permanecerá aberta para embarque até 45 minutos após o encerramento da partida. As demais 14 estações das Linhas 1 e 2, a partir da meia-noite, funcionarão somente para desembarque, inclusive as recém-inauguradas Pernambués, Imbuí, CAB e Pituaçu (veja mais). A CCR Metrô Bahia sugere aos passageiros que adquiram o Cartão Integração para  evitar filas e garantir o uso integrado do metrô com os ônibus.

Guardiola se espanta com valor pago pelo Real Madrid por Vinícius Júnior
Foto: Reprodução / Instagram

A contratação milionária do atacante Vinícius Júnior pelo Real Madrid, nesta terça-feira (23), deixou até o ex-treinador do Barcelona, e atual Manchester City, Pep Guardiola surpreso com o montante de aproximadamente 45 milhões de euros.

“Não será fácil contratar. O Real Madrid comprou um jogador de 16 anos por 46 milhões de euros. Vocês podem imaginar como está o mercado. Talvez fiquemos com muitos jogadores que estão aqui, talvez não... Veremos nos próximos dias”, disse, em entrevista coletiva.

Vinícius Júnior, de apenas 16 anos, estreou no profissional há menos de duas semanas. Ele ficará no Flamengo até julho de 2019, quanto terá que se apresentar na Espanha.

Terça, 23 de Maio de 2017 - 17:15

Com Kieza em campo, Vitória inicia preparação para encarar o Coritiba

por Glauber Guerra

Com Kieza em campo, Vitória inicia preparação para encarar o Coritiba
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
A presença do atacante Kieza em campo nesta terça-feira (23) marcou a reapresentação do Vitória, de olho no confronto contra o Coritiba.

Recuperado de um problema muscular, o atleta treinou normalmente e deve retornar ao time.

Já o zagueiro Kanu, que se recupera de um desconforto no joelho, deu voltas ao redor do campo. Gabriel Xavier e Patric, que também estavam no  departamento médico por conta de lesão muscular, jogaram futevôlei, em atividade orientada por Lucas Itaberaba, auxiliar da preparação.

O atacante André Lima continuou no DM e fez mais uma etapa do tratamento da fascite plantar.

Os jogadores que atuaram por mais de 45 minutos, realizaram atividades regenerativas na academia, enquanto o restante do time participou de um trabalho tático comandado pelo técnico Petkovic, que envolveu posse de bola, cruzamentos e posicionamento.

O time Rubro-negro retorna aos trabalhos na tarde desta quarta (24). O confronto contra o Coritiba está marcado para sábado (27), às 21h, na Arena Fonte Nova.
Terça, 23 de Maio de 2017 - 17:06

Chapecoense é punida por escalação irregular e está eliminada da Libertadores

por Estadão Conteúdo

Chapecoense é punida por escalação irregular e está eliminada da Libertadores
Foto: Getty Images

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) puniu nesta terça-feira a Chapecoense pela escalação irregular do zagueiro Luiz Otávio na partida disputada contra o Lanús, em Buenos Aires, no último dia 18 de maio, no estádio La Fortaleza, pela Copa Libertadores.

Com a punição, o Lanús foi decretado vencedor da partida pelo placar 3 a 0 - o time catarinense venceu o duelo dentro de campo por 2 a 1 e o segundo gol da equipe foi justamente marcado por Luiz Otávio, que havia sido expulso no compromisso anterior do clube: a derrota para o Nacional do Uruguai, fora de casa, sendo que depois ele cumpriu apenas a suspensão automática no confronto com o Atlético Nacional, pela final da Recopa Sul-Americana.

O problema é que o zagueiro teria sido suspenso por três partidas, além de multado, pela Conmebol antes do compromisso na Argentina. A Chapecoense alega, no entanto, que não foi avisada formalmente sobre a punição.

"Estamos convictos da nossa decisão. O jogador que entrou em campo estava dentro do regulamento e não temos nada a declarar além disso. Estamos tranquilos com essa decisão, que foi minha como presidente do clube", afirmou o presidente da Chapecoense, Plinio David de Nes Filho, na semana passada.

O diretor jurídico da Chapecoense, Luiz Antonio Palaoro, afirmou à reportagem do Estado nesta tarde de terça-feira que clube e Conmebol farão uma videoconferência nas próximas horas. O clube se manifestou agora há pouco, por meio de sua página no Twitter, para informar que vai entrar com recurso para tentar reverter a punição.

A Chapecoense recebe o Zulia, da Venezuela, justamente nesta terça na Arena Condá, às 19h30 (de Brasília), mesmo horário do confronto entre Nacional e Lanús, em Montevidéu, no Uruguai. Com a punição confirmada, o time brasileiro volta a ter quatro pontos em cinco jogos, contra dez do Lanús e oito do Nacional, e fica sem chances de se classificar para a segunda fase da competição.

 

Régis se diz tranquilo com pressão pelo título e avisa: 'Trabalhei por esse momento'
Foto: Ulisses Gama / Bahia Notícias

Com onze gols e quatro assistências efetuadas na temporada de 2017, Régis tem atributos que o credenciam a ser o herói do Bahia na decisão da Copa do Nordeste contra o Sport, na Arena Fonte Nova. De volta ao time após cumprir suspensão, o camisa 20 tricolor se diz tranquilo com a pressão pela conquista do título regional e prometeu dedicação do grupo para vencer. "Pressão a gente sempre vai ter, vestindo uma grande camisa, uma história brilhante. Trabalhei por esse momento, estou preparado para amanhã fazer o melhor e conseguir esse título com meus companheiros e com a torcida que vai lotar o estádio", declarou, em entrevista coletiva realizada nesta terça-feira (23). Querido pela torcida, o meia tricolor agradeceu pelo reconhecimento e decretou: este é o melhor momento da sua carreira. "Fico feliz pelo reconhecimento, pelo carinho do torcedor. Melhor momento da minha carreira. Chegando em uma decisão sendo olhado por outros olhos pelo torcedor e pela imprensa. Mas nada disso será importante sem o título. Nosso foco está totalmente no jogo. Pode ter certeza que vamos fortes para conquistar", projetou. Bahia e Sport se enfrentam às 21h45, na Arena Fonte Nova. com o empate em 1 a 1 na primeira partida, o Esquadrão tem a vantagem de um empate sem gols.

Terça, 23 de Maio de 2017 - 16:30

Sassá aponta confiança na Juazeirense e mira duelo contra o Sousa-PB

por Matheus Caldas

Sassá aponta confiança na Juazeirense e mira duelo contra o Sousa-PB
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias

Após o triunfo por 3 a 2 fora de casa, no último domingo (21), pela estreia da Série D, o grupo da Juazeirense ganhou confiança. Pelo menos, isso é o que garante o atacante Sassá. O jogador já projeta o próximo confronto, contra o Sousa-PB.

“Graças a Deus conseguimos essa vitória fora de casa, com muita determinação, luta e empenho. A equipe da gente se apresentou bem nessa estreia. Queremos cada vez mais evoluir nessa competição e, se Deus quiser, ter esse triunfo dentro de casa para ir em busca de algo maior que é a classificação no grupo”, projetou, em entrevista ao Bahia Notícias.

Os paraibanos também venceram seu confronto de estreia por 2 a 0, sobre o Central-PE. Sassá revela ter pouco conhecimento. “Não sabemos muitas coisas ainda. É um time que ganhou também. Então, acredito que vai ser um grande jogo. Nossa equipe vai entrar focada nesses três pontos, que é muito importante para nós no seguimento da competição”, ressaltou.

O jogo contra o Sousa será realizado às 18h30 deste sábado (27), no Adauto Moraes, pela segunda rodada do grupo A7.

Terça, 23 de Maio de 2017 - 16:15

Na véspera da final, Guto prega respeito ao Sport: 'Não temos nada conquistado'

por Ulisses Gama

Na véspera da final, Guto prega respeito ao Sport: 'Não temos nada conquistado'
Foto: Ulisses Gama / Bahia Notícias

Após ter empatado em 1 a 1 na primeira partida da decisão da Copa do Nordeste, o Bahia tem a vantagem de um empate sem gols para voltar a conquistar a taça regional diante do Sport, nesta quarta-feira (24), na Arena Fonte Nova, diante de sua torcida. mesmo com as condições favoráveis ao tricolor, a palavra de ordem é "respeito. Durante entrevista coletiva na tarde desta terça-feira (23), no local da partida, o técnico Guto Ferreira pregou humildade e apontou a importância do setor defensivo para conquistar o seu primeiro título no clube. "O sabor depois de conquistado é maior. Antes é respeito. Não temos nada conquistado ainda. Vamos trabalhar muito para conquistar, pode ter certeza. O jogo não será fácil, mas temos certeza que se repetirmos jogos que fizemos e com o apoio do torcedor, temos muitas chances. Com respeito, entrega grande e qualidade. Vamos ter que ter uma defesa perfeita. O que é uma defesa perfeita? Uma defesa que não toma gols. Não tomando, somos campeões. Temos que ter um bom trabalho defensivo, mas não podemos deixar de buscar os gols", declarou. Guto não escondeu a ansiedade para a partida, mas indicou que o equilíbrio emocional será essencial para conseguir um bom resultado. "Não tem como conter a ansiedade, mas você busca se controlar. Até porque o que nos trouxe até aqui foi um trabalho sério. É o trabalho de toda a equipe e direção. Na hora que a bola rola, você pensa em situações para ajudar. Não tem como entrar lá e resolver, com esse preparo físico muito menos. A situação é manter o equilíbrio para pensar em melhores situações, pensar o jogo e tomar as decisões corretas que possam ajudar", indicou. A equipe faz o seu último treinamento antes da decisão nesta terça.

Terça, 23 de Maio de 2017 - 16:05

Leandro Salino vê disputa sadia na lateral: 'Quem tem a ganhar é o Vitória'

por Glauber Guerra

Leandro Salino vê disputa sadia na lateral: 'Quem tem a ganhar é o Vitória'
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
O lateral-direito Leandro Salino, do Vitória, vê uma disputa sadia na posição. Além dele, o time conta com Patric, que se recupera de uma lesão muscular, e Caíque Sá, recém-contratado pelo clube.

“Eu acho que é uma disputa boa. Que todo mundo respeita, quem tem a ganhar é só o Vitória. O Caíque para vir par o Vitória com certeza é um bom lateral. Aqui não tem vaidade, quem entrar vai dar tudo pela equipe. Todo mundo se respeita e quem decide é o Pet. Não tem que ter vaidade, se não o time não anda”, disse o jogador, em entrevista coletiva.

O atleta foi alvo de críticas durante o Campeonato Baiano e perdeu a posição. Ele ganhou uma nova chance na equipe após a lesão de Patric e conseguiu fazer uma partida segura, mesmo com o revés por 1 a 0 para o Corinthians, no último domingo (21), na Arena Fonte Nova.  

“Acho que futebol é isso, as pessoas viram um ou dois jogos, mas eu entendo os torcedores, o mundo do futebol, sou um cara bastante experiente. Fiquei tranquilo e continue trabalhando esperando uma oportunidade. Entrei e fiz minha parte, mas infelizmente não conseguimos os três pontos”, comentou Leandro.

O próximo compromisso do Vitória é contra o Coritiba, sábado (27), às 21h, na Arena Fonte Nova, válido pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro.
FBF define confrontos das quartas de final do Baianão Sub-20
Foto: Divulgação / EC Vitória

A Federação Bahiana de Futebol (FBF) definiu os confrontos das quartas de final do Campeonato Baiano Sub-20. O Bahia vai enfrentar o Jacobina, Juazeirense encara o Atlântico, o Vitória terá pela frente o Vitória da Conquista e o Teixeira de Freitas duela com a Jacuipense.

 

Os clubes disputarão no sistema de mata-mata, com jogos de ida e volta realizados nos próximos dias 27 e 3. Os mandos de campo dos jogos de volta pertencerão aos quatro líderes dos seus grupos que, no caso, foram Bahia, Vitória, Juazeirense e Teixeira de Freitas.

 

Os horários e os locais ainda serão definidos pela FBF.

Sem vencer há cinco jogos, Raul Prata minimiza pressão por vitória do Sport
Foto: Williams Aguiar / Sport Club do Recife

A última vitória do Sport foi justamente contra o Santa Cruz, no dia 3 deste mês, quando garantiu vaga na final da Copa do Nordeste. De lá para cá, o time perdeu dois jogos e empatou três. O jejum começa a incomodar o time que já começou a ser questionado pela própria torcida. O lateral-direito Raul Prata minimizou as cobranças.

 

"É mais pelos últimos resultados. Há cinco jogos a gente não vence. Essa cobrança vem, não só em cima de Ney, como em cima dos jogadores. É uma atitude natural da imprensa e da torcida. Vejo com naturalidade para um clube que tem uma torcida grande como a do Sport", afirmou.

 

Nesta quarta-feira (24), o Leão da Ilha terá um jogo decisivo contra o Bahia pela finalíssima da Copa do Nordeste, na Arena Fonte Nova. Como as duas equipes ficaram no 1 a 1 no duelo de ida, os pernambucanos levantam o caneco com uma vitória ou até com um empate a partir de dois gols.

 

"Não é um jogo que dá para se atirar ao ataque desde o começo. É uma partida bem estudada. Com uma vitória, o Sport é campeão. A equipe deles é forte, rápida no contra-ataque. Não sei se vão jogar da mesma forma, mas nosso time está bem concentrado e sabe o que tem de fazer", disse.

 

Com a provável ausência do titular da posição, Samuel Xavier, com dores na coxa, Raul Prata disputa um lugar entre os onze com o meia Everton Felipe, que seria improvisado na ala direita.

Terça, 23 de Maio de 2017 - 14:15

Bahia tenta liberação de cota extra de ingressos para a final do Nordestão

por Ulisses Gama

Bahia tenta liberação de cota extra de ingressos para a final do Nordestão
Foto: Max Haack / Ag Haack / Bahia Notícias
Os ingressos para a final da Copa do Nordeste entre Bahia e Sport já estão esgotados, mas o clube ainda tenta liberar mais entradas para o jogo desta quarta-feira (24), às 21h45, na Arena Fonte Nova. De acordo com o presidente Marcelo Sant'Ana, a diretoria tricolor articula com a Polícia Militar a liberação de espaço para a comercialização de uma cota extra de bilhetes.
 
"Estamos tentando uma carga extra com a Polícia Militar. Mas tem que ser feito com total segurança para o torcedor. Não é uma promessa ainda, mas estamos trabalhando em parceria para acontecer. É uma cota mínima", disse, em entrevista ao programa "Os Donos da Bola", da Band Bahia.
 
O mandatário tricolor explicou o motivo do clube não ter instalado uma arquibancada móvel na praça esportiva, a exemplo do que aconteceu durante a Copa do Mundo de 2014.
 
"Arquibancada móvel é inviável financeiramente e existe um prazo de instalação. Tem que ter laudo... Não é uma situação factível dentro da legislação atual do Brasil", disse.
 
42.516 lugares foram disponibilizados para a partida decisiva. De acordo com o Bahia, 2.387 cadeiras foram bloqueadas por motivoas de segurança.
Atlético-PR anuncia Autuori como novo diretor e contrata Eduardo Baptista para técnico
Foto: Fabio Wosniak - Atlético-PR

O Atlético-PR anunciou nesta terça-feira (23) mudanças no comando da equipe. Paulo Autori mudou de cargo e agora passa a integrar a diretoria de futebol. Para o seu lugar de treinador, Edaurdo Baptista assumirá o time. As informações são do site Uol Esportes e do Espn.com.br. O troca-troca será formalizado oficialmente nas próximas horas desta terça.

 

A mudança de cargo de Autuori já vinha sendo discutida no Furacão. O ex-treinador, inclusive, já assumiu publicamente que deixou seus auxiliares, Bruno Pivetti e o ex-jogador Kelly, darem muitos treinamentos. Isso gerou até reclamações de alguns jogadores.

 

Já Eduardo Baptista volta a trabalhar em menos de um mês após a sua demissão do Palmeiras. Ele terá mais de um mês para conhecer e preparar a equipe para a disputa das oitavas de final da Copa Libertadores, marcada para começar no dia 4 de julho.

 

O Atlético-PR volta à campo no próximo domingo (28), contra o Flamengo, na Arena da Baixada, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro.

Real Madrid concretiza compra de Vinicius Junior; atacante se apresenta em 2019
Foto: Divulgação / Real Madrid

O Real Madrid anunciou a contratação do atacante Vinicius Junior, no início da tarde desta terça-feira (23), junto ao Flamengo. O jovem, de 16 anos, terá os seus direitos federativos reservados ao clube espanhol a partir de julho de 2018 e se apresentará em julho de 2019. Enquanto isso, ele permanecerá no clube carioca. O negócio gira em torno de 45 milhões de euros, cerca de 164 milhões de reais. Destaque da Copa São Paulo de Futebol Júnior deste ano, Vinícius Júnior fez a sua estreia como atleta profissional no último dia 13 de maio, quando o rubro-negro carioca enfrentou o Atlético Mineiro, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro.

Guto Ferreira 'reúne tropa' e convoca 24 atletas para decisão da Copa do Nordeste
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia
O Bahia abdicou do mistério e divulgou na manhã desta terça-feira (23) a lista de atletas relacionados para a final da Copa do Nordeste, contra o Sport, nesta quarta (24), na Arena Fonte Nova. Como sempre faz em ocasiões decisivas, o técnico Guto Ferreira chamou mais jogadores que o comum, totalizando 24 atletas na lista.
 
Entre as principais novidades, estão os retornos do meia Régis e o zagueiro Lucas Fonseca, poupados do jogo do último domingo (21), contra o Vasco, pelo Campeonato Brasileiro. Além destes, os jovens Matheus Peixoto, João Paulo e Juninho Capixaba foram chamados.
 
Por outro lado, o Esquadrão não terá o zagueiro Jackson, que passou por uma cirugia no joelho, o atacante Hernane, em recuperação de uma fratura na tíbia e o lateral-direito Wellington Silva, com dores no joelho. Confira a lista:


Goleiros: Anderson e Jean
Laterais: Armero, Eduardo, Juninho Capixaba e Matheus Reis
Zagueiros: Éder, Lucas Fonseca, Rodrigo Becão e Tiago
Meio-campistas: Allione, Diego Rosa, Edson, Feijão, Juninho, Matheus Sales, Régis, Renê Júnior e Zé Rafael
Atacantes: Edigar Junio, Gustavo, João Paulo, Maikon Leite e Matheus Peixoto
Terça, 23 de Maio de 2017 - 12:45

Além de Kieza, Patric deve ser opção para o confronto diante do Coritiba

por Glauber Guerra

Além de Kieza, Patric deve ser opção para o confronto diante do Coritiba
Foto: Maurícia da Matta/ Divulgação / Vitória
O técnico Petkovic, do Vitória, recebeu notícias animadoras do departamento médico. O atacante Kieza, recuperado de um problema muscular (saiba mais aqui) e o lateral-direito Patric, podem ser opções para o confronto contra o Coritiba, sábado (27), às 21h, na Arena Fonte Nova.

“Kieza está praticamente certo. Começou a transição na semana passada e deve ficar à disposição da comissão técnica. Outro é o lateral Patric. Acredito que será liberado para o jogo contra o Coritiba”, disse Wilson Vasconcelos, médico do clube, em entrevista ao Bahia Notícias.

Já o zagueiro Kanu (desconforto no joelho), Gabriel Xavier ( lesão muscular) e André Lima (fascite plantar) devem ser liberados na semana que vem.

“Esses jogadores ainda continuarão os seus respectivos tratamentos. Acredito que para a partida seguinte [contra o Fluminense, no dia 3 de junho, fora de casa] eles possam ser liberadores”, finalizou.
Com fratura na costela, Gabriel está fora de duelo do Flamengo na Copa do Brasil
Foto: Gilvan de Souza / Flamengo

O atacante Gabriel está fora do Flamengo na partida contra o Atlético-GO, nesta quarta-feira (24), no Estádio do Serra Dourada. As duas equipes se enfrentam pelo jogo de volta da Copa do Brasil. Um exame de imagem detectou que o baiano sofreu uma fratura na costela.

 

Gabriel se machucou no último sábado (20), durante o jogo do rubro-negro carioca contra o mesmo clube goiano e no mesmo local. Naquela ocasião o duelo foi válido pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Mengo venceu por 3 a 0. O tratamento desse tipo de lesão costuma ser feito a base analgésicos e anti-inflamatório, pois é uma região difícil de ser imobilizada.

 

Na partida de sábado, o jogador, ex-Bahia, foi substituído por Matheus Sávio. Para o jogo desta quarta, o técnico Zé Ricardo ainda não definiu o substituto.

 

Na ida, as duas equipes ficaram no empate sem gols, no Estádio do Maracanã.

Lutadora de 12 anos vence rival com o dobro da idade no Japão; confira o vídeo
Foto: Reprodução

Momo Shimizu, de apenas 12 anos, venceu por finalização a adversária Momoko Yamazaki, de 24, em luta de MMA amador no Japão. O confronto aconteceu no último sábado (20), no evento Deep Jewels 16. Momo encaixou um mata leão na adversária ainda no primeiro round. O árbitro encerrou a luta quando percebeu que Yamazaki havia apagado.

 

No Japão, é normal que crianças sejam colocadas em combates diretos contra adultos. Apesar das diferenças de idade entre as lutadoras, o treinador de Shimizu, Shu Hirata, não se surpreendeu com o resultado. Antes mesmo das duas atletas subirem no ringue, ele disse que sua pupila sairia vencedora.

 

"Momo tem mais experiência nas artes marciais mistas que a senhora Yamazaki. Creio que veremos uma humilhação pública", afirmou.

 

Momo pesa apenas 40 kg em 1,48m de altura.

 

Confira o vídeo:

Sport testa formação com três zagueiros para enfrentar o Bahia
Defensor Henriquez deve jogar | Foto: Williams Aguiar / Sport Recife
Com a necessidade de um triunfo ou de um empate a partir de dois gols no para ficar com o título da Copa do Nordeste, o Sport deve entrar em campo modificado no jogo contra o Bahia, nesta quarta-feira (24), às 21h45 na Arena Fonte Nova.
 
Na manhã desta terça-feira (23), na Ilha do Retiro, no Recife, o técnico Ney Franco comandou o último treinamento antes da viagem para Salvador. No trabalho tático, uma escalação com três zagueiros foi testada. Sem poder contar com Ronaldo Alves, vetado pelo departamento médico, a defesa atuou com Matheus Ferraz, Durval e Henríquez.
 
Outra novidade no time rubro-negro é a presença de Everton Felipe, que foi utilizado como um ala direito. Com a alteração, o lateral Raul Prata deve começar a partida no banco de reservas.
 
A escalação do Sport é a seguinte: Magrão; Matheus Ferraz, Henriquez e Durval; Everton Felipe, Ronaldo, Fabrício, Diego Souza e Mena; André e Rogério.
 
Nesta temporada, a equipe rubro-negra utilizou o esquema contra o Salgueiro, pelo hexagonal do Campeonato Pernambucano. Na ocasião, o placar se encerrou no 0 a 0.
Terça, 23 de Maio de 2017 - 10:45

Vitória tenta achar destino para o meia Sherman Cárdenas

por Glauber Guerra

Vitória tenta achar destino para o meia Sherman Cárdenas
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
Com objetivo de enxugar sua folha salarial, o Vitória tenta achar um novo clube para o meio-campista Sherman Cárdenas. O colombiano desembarcou na Toca do Leão em julho do ano passado, cedido por empréstimo pelo Atlético Nacional (COL). O vínculo é válido até dezembro deste ano. “Cárdenas tem um salário alto. A gente quer fazer o mesmo que Norberto. Ele estava fora dos planos e o repassamos para o América-MG. A gente está conversando com ele e o seu empresário e estamos buscando um clube. Até o momento não tem nada. Recentemente, o Coritiba procurou e o São Paulo também. Mas por enquanto não apareceu nenhuma proposta concreta”, disse Sinval Vieira, gestor de futebol do Leão, em entrevista ao Bahia Notícias. Ivã de Almeida, presidente do clube, também comentou a situação do colombiano. “Ele não está sendo relacionado. É um bom jogador, mas não encaixou. Espero que não fique nenhuma mágoa dele com a gente. Estamos cumprindo todas as nossas obrigações. Estamos buscando um acordo”, afirmou o mandatário Rubro-negro. Ao todo, Cárdenas, de 27 anos, disputou 29 partidas e não marcou nenhum gol. Nesta temporada, ele teve em campo sete vezes.
Rithely garante que vai viajar para Salvador: 'Vou estar junto com meus companheiros'
Foto: Williams Aguiar / Sport Club do Recife

Suspenso da final da Copa do Nordeste, o volante Rithely, do Sport, disse que vai viajar com o grupo para Salvador. O clube pernambucano decide o título do torneio com o Bahia, nesta quarta-feira (24), na Arena Fonte Nova. Um dos principais destaques do elenco rubro-negro nesta temporada, o atleta quer ajudar motivando os companheiros.

 

"Vou estar no vestiário, vou estar junto com meus companheiros. Mesmo estando fora da partida, quero estar junto com a rapaziada. Vou viajar porque trabalhamos desde o início do ano. Quero dar o meu apoio e ajudar no que for preciso lá em Salvador", afirmou. "Agora é só na conversa. Conversa com um e com outro. Então é mais isso. Dar o meu apoio, a minha motivação no vestiário. Sei que quem entrar em campo vai ajudar", completou.

 

O Esquadrão de Aço precisa apenas de um empate sem gols para ser campeão. Caso o placar de 1 a 1 do jogo de ida se repita, a decisão irá para os pênaltis. Empate a partir de dois gols dá o caneco ao Leão da Ilha.

Terça, 23 de Maio de 2017 - 10:15

Nordestão: FBF, CBF e presidente do Bahia se reúnem para discutir arbitragem

por Ulisses Gama

Nordestão: FBF, CBF e presidente do Bahia se reúnem para discutir arbitragem
Ednaldo Rodrigues, presidente da FBF | Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
Muito contestada na primeira partida da final da Copa do Nordeste, a arbitragem foi o tema central de um encontro realizado na última segunda (22), na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), entre o presidente da Federação Bahiana de Futebol (FBF), Ednaldo Rodrigues, o presidente do Bahia, Marcelo Sant'Ana, e o presidente da Comissão Nacional de Arbitragem, Coronel Marcos Marinho. 
 
Durante o encontro, Coronel Marinho apresentou o trabalho feito pela pasta e atendeu o pedido do mandatário da Federação para que um delegado da entidade máxima do futebol nacional esteja presente na Arena Fonte Nova nesta quarta-feira (24), quando Bahia e Sport fazem a partida derradeira da competição nacional.
 
"A reunião chamou todos os clubes da Série A e as Federações respectivas para discutir e internacionalização do futebol brasileiro. Aproveitando essa reunião, solicitei essa conversa. Fizemos uma representação contra a arbitragem do primeiro jogo da final da Copa do Nordeste. Foram erros intensos. Ele foi muito receptivo e mostrou todo o trabalho que vem sendo desenvolvido. O Coronel detectou erros e disse estar monitorando. É um trabalho que começou recente e vai melhorar", disse Ednaldo Rodrigues, em entrevista ao Bahia Notícias.
 
Para o jogo decisivo entre das equipes, o alagoano Francisco Carlos do Nascimento foi escalado para comandar a partida. O experiente árbitro tem um histórico de controvérsias envolvendo o Esquadrão de Aço (relembre).
Atacante baiano do Verdy Tokyo mira a artilharia da 2ª divisão japonesa
Foto: Divulgação / Verdy Tokyo

O atacante baiano Alan Pinheiro é um dos destaques do Verdy Tokyo. O clube está brigando pelo acesso à primeira divisão do futebol japonês. O jogador é o vice-artilheiro do campeonato com oito gols.

 

"Estou passando por um momento muito especial na temporada e a cada dia mais feliz e motivado. Tenho trabalhado para marcar mais gols para ajudar o Verdy a conquistar seus objetivos neste ano. Vou continuar neste ritmo para alcançar a artilharia da Liga J2 ao fim dela”, afirmou.

 

Segundo Alan, que começou no esporte nas categorias de base do Vitória, o objetivo do Verdy Tokyo é chegar na liderança nas próximas rodadas do campeonato.

 

"Estamos a quatro pontos do líder da competição. A Liga J2 é muito forte e equilibrada. Temos que continuar sempre no bloco da frente para brigarmos pelo acesso este ano. Estamos confiantes neste retorno do Verdy para a primeira divisão japonesa. Vamos lutar muito para que isso seja possível”, disse.

 

Alan está no clube japonês desde a temporada de 2015.

Bolada em árbitro pode render até seis jogos de suspensão à Bruno Silva; assista
Foto: Satiro Sodré / SSPress / Botafogo

O volante do Botafogo Bruno Silva será julgado na próxima sexta-feira (26) pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). A procuradoria denunciou o jogador na última segunda-feira (22) por acertar uma bolada no árbitro Bráulio da Silva Machado, na derrota do clube carioca para o Grêmio na primeira rodada do Campeonato Brasileiro. Ele foi enquadrado no artigo 258, §2º, II do CBJD e pode pegar até seis jogos de suspensão.

 

Além de Bruno Silva, o juiz da partida também poderá ser punido por não aplicar o cartão vermelho ao jogador.

 

"Aos 14 minutos do segundo tempo, Bruno Silva chutou a bola na direção do árbitro Bráulio da Silva Machado e recebeu o cartão amarelo. Após análise da súmula e do vídeo do lance, a Procuradoria ofereceu denúncia ao atleta por assumir conduta contrária á disciplina e desrespeitar a equipe de arbitragem, conforme descrito no artigo 258, §2º, II do CBJD e ao árbitro no artigo 261-A por deixar de cumprir as obrigações relativas à sua função. No entendimento da Procuradoria, o árbitro cometeu notório equívoco ao não aplicar o cartão vermelho direto ao jogador alvinegro. Bruno Silva corre o risco de receber suspensão de uma a seis partidas, enquanto Bráulio pode ser punido com suspensão de 15 a 90 dias, cumulada ou não com multa entre R$ 100 a R$ 1 mil", justificou o STJD.

 

Na final da Taça Rio, pelo Campeonato Carioca, Bruno Silva acertou outra bolada no árbitro do jogo entre Botafogo e Vasco. Bruno Arleu de Araújo apitava a partida. O atleta do alvinegro carioca foi punido com três jogos de suspensão. Ele já cumpriu um, enquanto que as outras duas ficaram para o Carioca de 2018.

 

"Foi sem intenção a bolada no juiz (contra o Vasco). Contra o Grêmio também foi uma infelicidade. Não me preocupo com isso. Sei que não sou isso que estão falando. Vou continuar trabalhando e sei que mais gols vão sair para ajudar o Botafogo. Pratico um esporte de contato. Expulsão é normal. Não foi a ultima vez", se defendeu Bruno Silva.

 

Revelado pelo Vila Nova, Bruno Silva vestiu a camisa do Bahia entre 2009 e 2010.

 

Assista os momentos polêmicos do Campeonato Brasileiro e da Taça Rio:

Assessor especial de Temer, ex-vice-governador do DF é alvo de operação
Foto: Marcelo Calil / Divulgação

Alvo da Operação Panatenaico, deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta terça-feira (23), o ex-vice-governador Tadeu Fillipelli era assessor especial da Presidência da República. Ele inicialmente foi nomeado em 2015 para a chefia de Gabinete da Secretaria de Relações Institucionais (SRI) pelo então vice-presidente Michel Temer e teria como responsabilidade atuar junto ao ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, e a Rodrigo Rocha Loures (que na época deixou o Gabinete e virou assessor especial) na articulação do governo. A nomeação como assessor especial do Gabinete Pessoal do presidente ocorreu em setembro do ano passado. Além de Fillipelli, são alvo da operação os ex-governadores do Distrito Federal Agnelo Queiroz (PT), de quem o assessor foi vice, e José Roberto Arruda (PR). A ação mira um esquema de corrupção envolvendo a reforma do Estádio Nacional Mané Garrincha para a Copa do Mundo de 2014, que pode ter sido superfaturada em ao menos R$ 900 milhões (entenda). O nome da operação faz menção ao Stadium Panatenaico, sede dos jogos panatenaicos, que eram realizados na Grécia Antiga antes dos jogos olímpicos. Considerada uma das mais antigas do mundo, essa arena era da época clássica, quando os assentos ainda eram feitos em madeira. Em 329 a.C ela foi reformada por Arconte Licurgo em mármore, sendo ampliada e renovada por Herodes Ático no ano 140 d.C., com uma capacidade de 50 mil assentos. Os restos da antiga estrutura foram escavados e restaurados utilizando recursos destinados ao renascimento dos Jogos Olímpicos. O estádio foi renovado pela segunda vez em 1895 para os Jogos Olímpicos de 1896. 

Após aceitar proposta do Palmeiras, Wesley Carvalho afirma: 'Sou muito grato ao Vitória'
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
Wesley Carvalho deixou o Vitória e acertou com o Palmeiras para comandar o time sub-20. Após dizer sim ao Verdão, o agora ex-auxiliar de Petkovic se diz grato ao clube Rubro-negro e espera voltar um dia.

“Foi uma decisão difícil. Cheguei aqui em 1993 como jogador quanto tinha 18 anos. Parei em 1997 e comecei como preparador de goleiros e treinador de juniores. Voltei em 2003 e fiquei até 2004. E depois retornei em 2008 e fiquei até ontem. Sou muito grato ao Vitória e não digo adeus e sim um até logo”, disse Wesley, em entrevista ao Bahia Notícias.

Wesley ainda garantiu que a decisão foi bastante difícil. “A proposta não foi de agora. Já tem alguns dias. Foi uma decisão muito difícil. Sinval Vieira [diretor de futebol] até fez uma nova proposta para que eu ficasse, mas achei que era o momento de tentar novas coisas. Não foi nem a questão salarial”, finalizou.

O novo técnico do Palmeiras sub-20 irá se apresentar ao seu novo clube nesta terça-feira (23). Lá ele irá reencontrar Hamilton Mendes,  com quem trabalhou no Vitória. Mendes é treinador do sub-16 e auxiliar do sub-17.
Allione ignora provocação de atacante do Sport: 'Não gosto de falar antes do jogo'
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia
A provocação é um ingrediente vital da rivalidade. Em uma final envolvendo Bahia e Sport, que estão entre as maiores agremiações do Nordeste, não seria diferente. Autor do gol do rubro-negro pernambucano no empate em 1 a 1 na primeira partida decisiva do Nordestão, o atacante Juninho declarou através de uma rede social que conquistará o título diante do Esquadrão, nesta quarta-feira (24), na Arena Fonte Nova (confira a postagem aqui).
 
O assunto, obviamente, respingou no Fazendão. Em coletiva de imprensa na última segunda-feira (21), o meia Allione foi questionado sobre o ocorrido. A resposta do argentino não alimentou polêmica. O atleta pregou trabalho para dar a resposta dentro das quatro linhas.
 
"Não gosto de falar antes do jogo. Se eu falo, falo dentro do jogo. Falar fora não é da minha pessoa. Se ele falou isso, deve estar confiante. Estamos trabalhando para mostrar dentro do campo", declarou.
 
Allione também falou sobre o goleiro Jean, que foi marcado por uma falha em 2015, quando o Bahia perdeu o título da Copa do Nordeste diante do Ceará.
 
"O que ele sempre fala é que quer ser campeão e ficar na história do time. Essa final ficou para trás e temos que olhar para frente. Temos uma decisão e pretendemos ser campeões", indicou.
 
O Esquadrão encerra a sua preparação para a grande decisão nesta terça-feira (23), às 16h, na Arena Fonte Nova.
'Talvez o Rodrigo e o Tite sejam pessoas melhores que eu', diz Ceni sobre fair play
Foto: Reprodução / TV Globo

Rogério Ceni, técnico do São Paulo, alfinetou Tite, treinador da Seleção Brasileira, ao comentar sobre o episódio do "fair play" protagonizado pelo zagueiro tricolor Rodrigo Caio. Em entrevista ao 'Bem Amigos' da SporTV, Ceni afirmou que não gostou da atitude do jogador e ainda disse que se estivesse à frente do time canarinho, não convocaria-o como punição, mas sim pelo desempenho em campo.

 

"Minha posição não é tomada em frente às câmeras, depois de analisar tudo. Ela não é tomada no ar-condicionado. É tomada na hora do jogo. Com relação ao ato do Rodrigo Caio, quando ele falou para mim, quando fez menção ao não cartão, para mim, o Jô empurrou o Rodrigo e podia ser punido. Talvez o Rodrigo e o Tite sejam pessoas melhores que eu. Dentro do calor do jogo, com objetivo sempre da vitória. Só não confundam, por favor, quando você, Luiz Carlos, falou de um mundo sem corrupção, tanta gente que está sendo questionado politicamente. Não comparem um ato de um cartão amarelo com política. Seria injusto com ele e comigo. No dia do jogo, perguntei se ele sabia que o Jô tinha dois cartões. Mas é muito fácil falar de um treinador com oito jogos e oito vitórias na Seleção. Se eu fosse treinador da Seleção, eu o levaria pelo futebol que joga, não pela atitude de tomar um cartão, porque senão daqui a pouco cada um que acusar cartão tem que se convocado", declarou.

 

Durante o jogo entre São Paulo e Corinthians, pela semifinal do Campeonato Paulista, Rodrigo Caio avisou ao árbitro que o atacante Jô não cometeu falta sobre o goleiro são-paulino Renan Ribeiro. O atleta corintiano não recebeu o cartão amarelo e não foi suspenso do jogo da volta do confronto.

 

"Fico feliz com as palavras do treinador da Seleção. Orgulho ser elogiado por ele, pessoa que todos admiram. Sobre o que aconteceu, faz parte do passado. Não me arrependo do que fiz, o que foi ali foi no momento, fiz algo que foi normal, não pensava que ia dar essa repercussão toda. Faz parte do passado e não deixou mal estar nenhum. Cada jogador tem uma opinião e a gente tem que ser a favor disso, cada um pensar de uma forma. Bola pra frente, cada um com sua consciência e a minha ficou muito tranquila", afirmou.

 

Fechando a segunda rodada do Campeonato Brasileiro, o São Paulo venceu o Avaí por 2 a 0, na última segunda-feira (22), no Estádio do Morumbi. No próximo sábado (27), o Tricolor enfrenta o Palmeiras, no mesmo local. Enquanto que o Avaí visita a Chapecoense, segunda-feira (29), na Arena Condá.

PF cumpre mandados de prisão contra Arruda e Agnelo Queiroz, ex-governadores do DF
Fotos: Agência Brasil | Montagem: Bahia Notícias

A Polícia Federal cumpre mandados de prisão na manhã desta terça-feira (23) contra os ex-governadores do Distrito Federal José Roberto Arruda e Agnelo Queiroz e contra o ex-vice-governador Tadeu Filippelli. A operação tem base em delação premiada da Andrade Gutierrez referente a um esquema de corrupção envolvendo as obras do estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF). As obras foram orçadas em cerca de R$ 600 milhões, mas custaram R$ 1,575 bilhão em seu encerramento, em 2014. Além de Arruda, Queiroz e Filippeli, agentes públicos, ex-agentes públicos, construtoras e operadores de propina que agiram durante as três últimas gestões estão entre os alvos da operação desta terça. A Polícia Federal acredita que agentes públicos, por meio de operadores de propinas, tenham realizado conluios e simulado procedimentos previstos em edital de licitação. Ao contrário dos demais estádios da Copa do Mundo, o Mané Garrincha não foi requalificado com recursos do BNDES, mas da Terracap - a estatal, no entanto, não abarca esse tipo de operação financeira. O estádio foi a mais cara arena do Mundial e suas obras de reforma foram realizadas sem estudos prévios de viabilidade econômica. A Terracap, que tem 49% de participação da União, está na iminência de insolvência. Ao todo, 80 policiais participam da operação, divididos em 16 equipes, para cumprir 15 mandados de busca de apreensão, 10 mandados de prisão temporária além de três conduções coercitivas. As medidas judiciais foram determinadas pela 10ª Vara da Justiça Federal no DF. A ação abrange Brasília e arredores.

Terça, 23 de Maio de 2017 - 06:40

Polícia espanhola prende ex-presidente do Barcelona por contratos com a CBF

por Jamil Chade, correspondente | Estadão Conteúdo

Polícia espanhola prende ex-presidente do Barcelona por contratos com a CBF
Foto: Divulgação

A polícia espanhola prendeu o ex-presidente do Barcelona, Sandro Rosell, nas primeiras horas desta terça-feira. Os policiais fazem buscas e apreensões em endereços em Barcelona e outras duas cidades da região. De acordo com o jornal El País, o centro da investigação é o contrato que Rosell manteve com a CBF, revelado com exclusividade pelo jornal O Estado de S.Paulo em 2013. A imprensa espanhola indica que buscas também poderiam estariam acontecendo no Brasil, relacionadas ao ex-presidente da CBF, Ricardo Teixeira. Apelidada de "Operação Jules Rimet", a iniciativa ocorre após investigações de lavagem de dinheiro por parte do ex-cartola. Rosell estava sendo investigado nos EUA por seu envolvimento com contratos da Nike e a CBF. O FBI investiga o desvio de cerca de US$ 15 milhões para contas secretas de Ricardo Teixeira, presidente da entidade brasileira naquele momento. A operação, segundo a imprensa espanhola, está sendo conduzida depois de investigações por parte da Unidade de Delinquência Econômica e Fiscal da Polícia Nacional e em colaboração com o FBI, nos EUA, que já indiciou Teixeira. De acordo com as informações, foram as investigações nos EUA que deram os primeiros indícios de movimentações de contas na Espanha. Tais dados abriram caminho para a descoberta de uma rede desenhada por Rosell para ocultar dinheiro. A Justiça já bloqueou cerca de 10 milhões de euros em contas, além de cerca de 50 imóveis, avaliados em mais de 25 milhões de euros. Em 2013, o jornal O Estado de S.Paulo revelou como Rosell mantinha contratos de fachada com a CBF e, em cada amistoso da seleção, recebia uma parcela da renda em paraísos fiscais. Pelo menos 8 milhões de euros dos jogos do Brasil terminaram em contas do espanhol. A reportagem também revelou com exclusividade o envolvimento de Rosell na tentativa de Teixeira em obter residência em Andorra. Além disso, o dirigente também está sendo investigado pelo contrato de Neymar com o Barcelona. 

Técnico do Sport cita pressão e decreta: 'Felizmente nossa final é fora de casa'
Foto: Williams Aguiar / Sport Club do Recife

O que pode parecer um território hostil para a maioria dos treinadores é um trunfo para Ney Franco, do Sport. Na visão do comandante do time pernambucano, a partida na Fonte Nova, contra o Bahia, pode ser um trunfo para sua equipe na busca do título nordestino.

Para Ney, isso de deve, principalmente, ao fato de que as críticas sobre os jogadores estão sendo prejudiciais. “No jogo passado [empate de 1 a 1 contra o Bahia, pela primeira final da Copa do Nordeste], teve uma manifestação, neste [contra o Cruzeiro] também. Eu dei uma resposta. Eu não posso chegar aqui e pedir ao nosso torcedor para ter uma reação diferente da que está tendo, não é? Porque eles pagam ingresso, principalmente o pessoal ali que fica atrás do banco ali. Eles estão fazendo umas cobranças que eles acham que é a cobrança justa. É, felizmente nossa final é fora de casa.

Bahia e Sport se enfrentam nesta quarta-feira (24), às 21h45, na casa tricolor. Para levar o título, os pernambucanos precisarão vencer ou levar empates por 2 a 2 ou mais, por conta do critério do gol marcado fora de casa pelo Esquadrão.

Histórico de Conteúdo