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Prefeitura vai fechar retorno do Iguatemi e criar faixa ACM-Paralela

Por Sandro Freitas

Prefeitura vai fechar retorno do Iguatemi e criar faixa ACM-Paralela
Foto: Reprodução / Google Maps
O motorista que se prepare para 2014, quando ao menos oito grandes áreas de Salvador devem ter o trânsito modificado pela prefeitura, com o intuito de “preparar a cidade” para um período de mais obras e mais congestionamentos. A primeira intervenção, prevista para o começo do ano que vem, será na região do Iguatemi. Em entrevista ao Bahia Notícias, o prefeito ACM Neto (DEM) detalhou o que está previsto para a região. A ideia é fechar o retorno em frente ao shopping, criar faixas rápidas de acesso da ACM para Tancredo Neves e Paralela, além de uma nova saída por trás do centro de compras, que também será utilizada por quem vem da Paulo VI. O projeto deve ser finalizado nesta quinta-feira (19), quando a gestão municipal vai receber o relatório detalhado do estudo sobre o trânsito na área, feito por uma empresa de consultoria. “Estamos querendo fechar o retorno do Iguatemi, em frente ao shopping, o que gera uma sinaleira a mais e um fluxo negativo de automóveis muito grande, e fazer um binário por trás do Iguatemi. Vamos fazer algumas mudanças nas faixas que dão direção à Paralela e Tancredo Neves, com objetivo de garantir maior fluidez naquela região”, explicou Neto. As obras para que as mudanças sejam implementadas começam em janeiro e a ideia é que as alterações sejam feitas em meados de fevereiro. “Pode ser que elas [as obras] não se concluam em janeiro, apesar de que eu pedi à Transalvador que tentasse agilizar ao máximo, para que essas intervenções fossem concluídas antes da retomada do período escolar, o que permite uma adaptação mais fácil da cidade, como está acontecendo na Paulo VI, na minha opinião, com bom êxito”, adiantou. 
 

 
Outras regiões vão receber mudanças no tráfego, que o prefeito ainda mantém em mistério, mas passou algumas ao BN. “Mudanças são previstas, por exemplo, para Cajazeiras, Pirajá, Cabula, ligação Cidade Baixa-Subúrbio e Avenida São Rafael. Estamos em fase avançada em, pelo menos, oito áreas da cidade, com mudanças de trânsito”, listou. Inicialmente, como tem acontecido ao longo do ano, as alterações devem causar engarrafamentos, reclamações e certa confusão. No entanto, a expectativa é sobre o que acontecerá alguns dias depois. A esperança é de bons resultados, como na Paulo IV, enquanto o temor é de uma nova dose da fracassada faixa exclusiva para ônibus, que gerou um caos na mobilidade de Salvador. Apesar da expectativa positiva, ACM Neto não esconde que o trânsito da capital ainda vai piorar um pouco mais, antes de realmente melhorar, pois as alterações previstas para 2014 “ainda não são estruturais”, segundo o democrata. “São muito importantes para preparar a cidade para esse período de grandes obras e é inevitável dizer que a cidade vai sofrer restrições com as obras. Por exemplo, a retenção da Avenida Paralela com a construção do viaduto do Imbuí... Até o viaduto ficar pronto, essa retenção vai continuar acontecendo. Quando a gente for construir – e a obra começa ano que vem – o corredor Lapa-LIP, passando pelo Iguatemi, vai gerar retenção na cidade. Quando a obra do metrô tomar velocidade, vai gerar retenção. Queremos nos antecipar com essas intervenções mais pontuais, para preparar a cidade para esse conjunto de obras”, avaliou o gestor.