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Secretário sobre proposta única no metrô: 'Quem devia estar triste é SP, que deu deserto'

Por Evilásio Júnior

Secretário sobre proposta única no metrô: 'Quem devia estar triste é SP, que deu deserto'
Fotos: GOV BA
Apesar de apenas a Companhia de Participações em Concessões (CPC) ter apresentado proposta na licitação do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, orçada em R$ 3,680 bilhões, o chefe estadual da Casa Civil, Rui Costa, disse "comemorar" o fato. Em entrevista ao Bahia Notícias, o petista comparou o episódio à concorrência pública para a construção de 12 quilômetros para a Linha 6 do metrô paulista. "Quem devia estar triste é São Paulo, que na sua licitação, há um mês e pouco, deu deserto. Não apareceu nenhuma empresa que confiasse no projeto", provocou. "Aqui fico feliz, pois a maior empresa de concessões do país, que tem o maior volume de operações de metrô no Brasil, concluiu que o nosso projeto é viável e as garantias são boas", completou, sobre o fato de o edital exigir experiência mínima de operação do sistema para 250 mil passageiros e conceder uma taxa de retorno de investimento de 8% no estado, contra 9% dos paulistas.

De acordo com o secretário, quatro consórcios demonstraram interesse no projeto baiano e, embora não haja definições concretas, ele cogita o que pode ter motivado a "desistência". "Não posso dizer as razões de cada um, A informação que obtive no mercado é que houve dificuldade em fechar acordo com operadores internacionais, um português e outro italiano, e uma queria um valor maior ainda do que a gente colocou e nós dissemos 'não'. Sei que teve empresário que disse que se [a taxa de retorno] fosse menos de 10% ou 9% 'eu não entro'. Está do tamanho necessário para fazer a obra. Não estamos contratando só uma obra e sim um serviço", declarou, ao pontuar que o construtor vai operar o modal pelos próximos 30 anos. O envelope com a proposta da CPC será aberto nesta quarta-feira (21), às 14h30, na sede da Bolsa de Valores de São Paulo. "Se estiver dentro do proposto no edital, até a segunda semana de outubro estaremos assinando o contrato, com início imediato das obras", estimou. Conforme Costa, o cronograma prevê o funcionamento da primeira etapa da Linha 1 (Retiro-Estação da Lapa) até a Copa do Mundo e a ligação até a Estação Pirajá ficará pronta entre dezembro de 2014 e janeiro de 2015. O prazo total para implementação do metrô até o Aeroporto (ponto final da Linha 2) é de 42 meses. "É um calendário progressivo, a depender de cada estação", projetou.