VÍDEO: Raia gigante surpreende pescadores no RJ; animal pode pesar mais de uma tonelada
Por Redação
Uma raia ficou presa em uma rede de pesca nesta quinta-feira (29), na Praia Grande, localizada em Arraial do Cabo, no estado do Rio de Janeiro. Segundo relatos de pescadores, o animal pesaria mais de uma tonelada.
O momento foi registrado e o vídeo circula nas redes sociais acumulando milhares de comentários de choque e preocupação com o animal, que foi pêgo acidentalmente e devolvido ao mar, segundo relatos registrados no vídeo.
Na gravação, é possível identificar uma mobilização coletiva para soltar a raia da rede. No momento, um dos homens se surpreende com o seu tamanho e diz nunca ter visto um animal com essas proporções em Arraial do Cabo.
Cientistas reconhecem três espécies distintas de raias-manta, cada uma com sua própria faixa de tamanho característica: Arraia Manta Oceânica Gigante (Mobula birostris); Arraia Manta do Recife (Mobula Alfredi) e a Arraia Manta do Atlântico (Mobula yarae).
Com base nos registros, estima-se que a encontrada em Arraial do Cabo seja a primeira das espécies citadas, que atinge entre 4,5 e 7 metros de envergadura (conhecida como largura do disco). Essa é a maior espécie de raia do mundo e uma das maiores espécies de peixes em geral.
CONFIRA:
