VÍDEO: Jaques Wagner projeta mais de 70% dos votos para Lula na Bahia e cita Ivete Sangalo: "não precisa se apaixonar pelo Lula"
Por Eduarda Moitinho / Ronne Oliveira
Durante agenda política em Salvador, o senador reeleito Jaques Wagner (PT) analisou as perspectivas e estratégias para a disputa do segundo turno das eleições. O parlamentar ressaltou nesta quarta-feira (21) a relevância histórica e eleitoral da Bahia no cenário nacional, projetando uma votação expressiva para Lula da Silva (PT) no estado e enfatizando o trabalho de mobilização para reduzir os índices de abstenção.
Confira em vídeo:
Para dialogar com o eleitorado indeciso ou desencantado, Wagner recorreu a uma declaração da cantora Ivete Sangalo para reforçar o pragmatismo do voto. "Eu digo sempre que estou me aproveitando da frase de Ivete, quando ela disse que 'a nossa insatisfação não deve ou não pode ser maior do que a nossa lucidez'. Então, não precisa se apaixonar pelo Lula, só precisa escolher o melhor caminho para a Bahia", argumenta.
Wagner destacou que o estado, por ser o quarto mais populoso do país e o berço da formação cultural e social brasileira, carrega um peso decisivo no pleito. "A Bahia sempre foi muito importante. Já foi o estado que deu a maior diferença de votos em 2022, e nós estamos trabalhando para que isso volte a acontecer agora no segundo turno da eleição", relembra.
Ao ser questionado sobre a meta percentual de votos para Lula em solo baiano, o senador preferiu evitar estimativas exatas, mas estabeleceu um patamar de expectativa: "Essa conta eu não gosto de fazer, não. Eu quero crescer, quanto vai chegar, eu não sei. Espero que chegue acima de 70%".
Para alcançar as metas estabelecidas, Wagner apontou que a militância tem focado na conscientização dos eleitores e na simplificação do processo de votação no segundo turno. "Estamos trabalhando muito para diminuir as abstenções. É óbvio que essa é uma eleição mais simples, porque é um voto só, é 13 confirma. Na outra eram seis", pondera.
O parlamentar demonstrou otimismo em relação à virada de votos na reta final: "Tenho certeza que agora nós vamos crescer a votação dele, seja pela diminuição da abstenção, seja pelo 'vira-voto' que a gente está fazendo e eu acho que está pegando em muita gente".
