VÍDEO: Marcell Moraes acusa vizinho de matar macaco em condomínio; Inema aponta possível intoxicação
Por Lucas Vieira
O ex-deputado estadual Marcell Moraes acusou um vizinho do condomínio Alphaville 2, em Salvador, de ter atingido seu macaco, Alcebíades, com uma pá. Em vídeo publicado no Instagram nesta quinta-feira (8), ele afirma que o morador teria admitido a agressão. O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), por sua vez, informou que a possível exposição a agentes tóxicos está entre as hipóteses para a morte do animal.
Na gravação, Marcell aparece ao lado de uma mulher e relata que o macaco tentava brincar nas casas do condomínio quando o vizinho teria usado uma pá para afastá-lo. “Só que uma dessas pegou aqui (na cabeça) em Bill, tanto que a pá caiu na hora. [...] Vai responder processo, mataram o meu Alcebíades aqui. Assassino!”, afirmou.
ASSISTA:
Alcebíades morreu às 18h42 da segunda-feira (5), após ser capturado pela Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa) e encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Salvador. Segundo o Inema, o macaco-prego-preto chegou à unidade desacordado e em estado debilitado, com lesões na face e na língua, febre e frequência cardíaca superior a 170 batimentos por minuto. O animal recebeu atendimento veterinário, mas não resistiu.
O órgão informou que a equipe responsável pela ocorrência relatou a possibilidade de o macaco ter tido acesso a bebidas alcoólicas e medicamentos encontrados em uma residência. O boletim de ocorrência também aponta que o animal mordeu três pessoas durante as tentativas de contenção e teria colidido contra um box de vidro antes de ser localizado sobre um telhado, abaixo de placas solares.
Apesar de considerar a possível exposição a agentes tóxicos, o Inema ressaltou que os sinais clínicos não permitem confirmar uma intoxicação nem determinar a causa da morte. O animal será submetido a exame necroscópico, e análises complementares poderão investigar eventual contato com substâncias tóxicas.
Após denunciar o caso nas redes sociais, Marcell afirmou suspeitar de envenenamento e cobrou uma perícia independente para esclarecer o ocorrido. O Inema também informou que vai apurar as circunstâncias relacionadas aos cuidados com o animal e verificar eventual negligência por parte do tutor.
