Jerônimo promete ampliar políticas culturais e fortalecer gestão municipal na Bahia
Por Redação
O candidato à reeleição ao Governo da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), prevê ampliar as políticas culturais nos municípios baianos por meio da proposta “Cultura para Todos os Municípios”, apresentada no plano de governo. A iniciativa tem como objetivo descentralizar ações, fortalecer as administrações locais e ampliar o acesso da população a atividades culturais nos diferentes Territórios de Identidade.
Entre as medidas está a qualificação de gestores e agentes do setor para elaboração de projetos, acesso a programas públicos e participação da sociedade na definição das políticas culturais. O plano também prevê preparar as prefeituras para captar recursos estaduais, federais e de outras fontes. A intenção é ampliar investimentos destinados a artistas, produtores, grupos culturais e trabalhadores da área.
Outra frente envolve a implantação e modernização de equipamentos culturais, além do aperfeiçoamento dos mecanismos de gestão municipal. Segundo a proposta, a estratégia busca fortalecer a produção, a formação, a circulação e o acesso às manifestações culturais, além de utilizar o setor como vetor de desenvolvimento social e econômico.
