Marqueteiro tira sobrenome "Bolsonaro" do material de campanha de Flávio e adota slogan "O Brasil vai vencer"
Por Edu Mota, de Brasília
Terceiro publicitário a assumir o marketing eleitoral de Flávio Bolsonaro (PL-RJ), Duda Lima decidiu tirar o sobrenome das peças publicitárias que devem ser veiculadas a partir da próxima semana e definiu o slogan “O Brasil vai vencer” para a campanha a partir do próximo dia 16 de agosto. É o que informa o jornalista Lauro Jardim, no jornal O Globo.
Duda Lima, que substituiu a dupla de marqueteiros Eduardo Fischer e Alexandre Oltramari, criou uma nova identidade visual para o candidato do PL, que será apresentado apenas como “Flávio”, sem o sobrenome “Bolsonaro” aparecendo nos materiais de campanha. Segundo Jardim, a coordenação da campanha afirma que o nome “Bolsonaro” constará em outros materiais de propaganda ao longo do processo eleitoral.
O conceito da marca do candidato foi feito pelo novo marqueteiro de campanha a partir do formato da letra “V”, integrada ao nome “Flávio”, combinando as cores verde e amarela. A estratégia de ocultar o sobrenome “Bolsonaro” das peças publicitárias visa blindar Flávio do acentuado desgaste associado à marca da família, decorrente da má avaliação do governo de seu pai, Jair Bolsonaro, no período de 2019 a 2022.
A medida busca ainda distanciar a imagem do candidato das intensas complicações judiciais do ex-presidente, marcadas por investigações e pela condenação a mais de 27 anos de prisão no Supremo Tribunal Federal (STF) no processo sobre a tentativa de golpe de Estado.
O pilar da estratégia publicitária desenhada por Duda Lima apoia-se em críticas diretas à gestão do presidente Lula, sustentando que a população supostamente sofreu perdas econômicas e de qualidade de vida. Duda Lima é um dos profissionais de marketing político mais próximos do presidente do PL, Valdemar Costa Neto, e nasceu na mesma cidade que ele, Mogi das Cruzes (SP).
A relação entre os dois começou há mais de duas décadas, quando o publicitário trabalhou na campanha de um aliado de Valdemar em São Paulo. Desde então, tornou-se um dos nomes de confiança do dirigente e passou a atuar em campanhas da legenda.
Na eleição presidencial de 2022, Duda Lima foi responsável pelas propagandas de televisão e rádio de Jair Bolsonaro. À época, o publicitário defendia que a campanha explorasse programas sociais, como o Auxílio Brasil, e obras de infraestrutura, especialmente a transposição do Rio São Francisco, numa tentativa de ampliar o diálogo com eleitores além da base bolsonarista.
Também foi de Duda Lima uma das principais mudanças na identidade visual do PL após a filiação de Bolsonaro. Duda sugeriu abandonar o vermelho na logomarca do partido, substituindo-o por azul e branco, para aproximar a legenda das cores verde e amarela adotadas pelos apoiadores do ex-presidente.
