Policial militar é presa por suspeita de matar o comerciante Léo Lanches em Salvador
Por Redação
Uma soldada da Polícia Militar investigada pelo homicídio do comerciante Leonardo Gil Lima, conhecido como Léo Lanches, de 33 anos, foi presa nesta terça-feira (4) no bairro da Pituba, em Salvador. O crime ocorreu no dia 23 de julho, durante uma intervenção policial no bairro de São Cristóvão.
A ordem de prisão preventiva foi cumprida em uma ação integrada conduzida por equipes da 1ª Delegacia de Homicídios (DH/Atlântico) com o apoio da Corregedoria da Polícia Militar. O caso gerou forte reação dos moradores da comunidade com uma manifestação.
Segundo o apurado nas investigações, um laudo do Departamento de Polícia Técnica (DPT) confirmou que o tiro que atingiu e vitimou o comerciante partiu da arma de fogo utilizada pela policial militar.
Após ser detida, a suspeita foi encaminhada à sede do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) para adoção das medidas cartorárias e, em seguida, transferida para uma unidade prisional militar, onde permanece à disposição do Poder Judiciário.
INQUÉRITO ABERTO
O inquérito policial foi instaurado pela 1ª DH/Atlântico após a notificação do fato. Ao longo das diligências, os investigadores colheram depoimentos de testemunhas, analisaram as gravações das câmeras corporais acopladas aos uniformes dos agentes envolvidos e requisitaram perícias complementares para determinar a dinâmica do confronto e a autoria dos disparos.
Leonardo Gil Lima foi atingido na região da cabeça durante a operação da PM em São Cristóvão. Segundo os relatos de moradores da localidade, policiais militares teriam chegado efetuando disparos de arma de fogo. A vítima chegou a ser socorrida e levada ao Hospital Geral Menandro de Faria, mas não resistiu aos ferimentos.
Na data da ocorrência, a Polícia Militar informou que guarnições da 49ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) realizavam patrulhamento em uma área com histórico de conflitos entre grupos criminosos rivais e que teriam encontrado o homem ferido no local.
A vítima era casada, pai de três filhos e havia inaugurado seu próprio estabelecimento comercial quatro dias antes do ocorrido.
