Unidade Popular oficializa Samara Martins para a Presidência em chapa 100% feminina
Por Redação
O partido Unidade Popular (UP) oficializou, neste domingo (26), a candidatura da dentista do SUS Samara Martins à Presidência da República.
O anúncio ocorreu durante a convenção nacional da sigla, realizada na Universidade Zumbi dos Palmares, em São Paulo, e reuniu filiados e 13 candidatos da legenda a governos estaduais, dos quais 11 são mulheres.
Para a disputa eleitoral, a UP apresentou uma chapa presidencial 100% feminina, confirmando a guarda-portuária paraense Raquel Brício como vice na composição. Samara, que disputou as eleições de 2022 como vice de Léo Péricles, assume agora a cabeça da chapa do partido.
Durante o discurso de lançamento, Samara Martins defendeu diretrizes focadas na revisão do Orçamento da União e no fortalecimento do setor público. Entre as pautas estavam:
- Defesa da reestatização de empresas privatizadas e o controle estatal sobre recursos e setores estratégicos do país.
- Suspensão temporária do pagamento da dívida para redirecionar recursos diretamente a investimentos sociais e serviços públicos.
- Ampliação do quadro de servidores públicos por meio de concursos diretos, reduzindo terceirizações.
A candidata defendeu propostas como a criminalização da misoginia, a obrigatoriedade da educação de gênero nas escolas e a regulamentação das redes sociais contra discursos de ódio. Ela também defendeu mudanças legislativas que forcem a paridade de gênero e raça nos espaços de poder, inclusive no Congresso Nacional.
