Petrobras e Pemex firmam parceria para explorar petróleo e ampliar cooperação técnica
Por Redação
A Petrobras e a estatal mexicana Pemex assinaram, nesta terça-feira (23), um Memorando de Entendimento (MoU) para ampliar a cooperação estratégica entre as duas empresas no setor de petróleo e gás. O acordo prevê a avaliação e o desenvolvimento conjunto de projetos nas áreas de exploração e produção, além de processos industriais.
Um dos principais objetivos da parceria é analisar oportunidades de exploração de petróleo em águas profundas no Golfo do México, incluindo áreas com potencial para reservas em estruturas semelhantes ao pré-sal brasileiro. A Petrobras também pretende compartilhar sua experiência em operações offshore de alta complexidade.
Além da exploração de novas reservas, as empresas estudarão projetos voltados à revitalização de campos maduros, reprocessamento sísmico, refino, petroquímica, fertilizantes, processamento de gás, eficiência energética, captura de carbono e produção de combustíveis de menor intensidade de emissões.
Segundo a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, o acordo abre caminho para que a companhia fortaleça sua atuação no mercado mexicano e contribua com sua experiência técnica em projetos de exploração e produção. Já o diretor-geral da Pemex, Juan Carlos Carpio Fragoso, afirmou que a cooperação poderá impulsionar novas descobertas e aumentar a produção de hidrocarbonetos no país.
O memorando terá validade de dois anos, com possibilidade de renovação. O documento não prevê investimentos imediatos nem cria sociedade entre as empresas, funcionando como uma base para futuras negociações, que dependerão de estudos de viabilidade e das aprovações necessárias.
