Vídeo com IA de Joaquim Barbosa circula sem autorização do ex-ministro e gera reação no DC
Por Redação
Um vídeo produzido com uso de inteligência artificial, que simula a voz e a imagem do ex-ministro Joaquim Barbosa, gerou reação dentro do grupo que articula sua possível candidatura pelo Democracia Cristã para as eleições de 2026.
Na peça, o ex-ministro aparece dizendo a frase “chegou a hora de virar a página”. O material também exibe imagens do senador Flávio Bolsonaro comentando sua relação com Daniel Vorcaro e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva falando sobre usuários de drogas.
Segundo integrantes do grupo político, o vídeo não teria sido submetido à aprovação de Joaquim Barbosa e foi classificado como uma iniciativa isolada dentro da sigla.
O responsável por pesquisas qualitativas ligadas à articulação, Adriano Gehres, afirmou que o conteúdo não passou por validação do ex-ministro.
Barbosa declarou ter se filiado ao Democracia Cristã para participar do debate público nas eleições de 2026, mas disse não ter intenção de entrar em “aventuras”. Ele afirmou ainda que uma eventual candidatura dependeria da construção de um projeto político estruturado e de um programa de governo elaborado por especialistas.
