Jerônimo confirma chegada de materiais da Ponte Salvador-Itaparica: “Chegou esta madrugada”
Por Eduarda Pinto
O governador do estado, Jerônimo Rodrigues (PT), confirmou a chegada dos materiais para o início da construção da Ponte Salvador-Itaparica. Em declaração enviada à imprensa na manhã desta terça-feira (19), o gestor estadual relatou que um navio vindo da China atracou no porto da capital baiana durante a madrugada, transportando os insumos para a construção.
“Eu estou aqui no Porto de Salvador, nesta manhã de terça-feira, bem cedinho. Vim recepcionar esse navio. Esse navio é um navio cargueiro, saiu da China quase 50 dias atrás. Hoje chegou, chegou esta madrugada. Já estamos aqui em fase de descarregamento. Está passando pela alfândega para ver toda a legalidade”, explica o governador.

Foto: Divulgação
A previsão é que as obras da ponte sejam iniciadas em junho deste ano, a partir do estabelecimento de três principais canteiros de obras em Maragogipe, Vera Cruz e Salvador.
Segundo Jerônimo, “esse material será transportado para Maragogipe, onde ali na enseada terá um canteiro de obras”. “Parte desse material também será encaminhado para Veracruz para que os canteiros de obras possam ser instalados, e a partir daí, o início da obra da ponte começa já a partir dessa chegada do material. As licenças ambientais, tudo cuidado. As tratativas estão sendo coordenadas pela Secretaria Estadual que cuida do SVO, do Sistema Viário e da Ponte”, garante.
Conhecida como “Seponte”, a Secretaria da Ponte Salvador-Itaparica foi estabelecida no último ano, sob comando de Mateus Dias, com a funcionalidade de acompanhar a gestão das obras da ponte, e todo o sistema rodoviário a ser estabelecido a partir dela.
Com 12,4 km de extensão sobre a Baía de Todos-os-Santos, a estrutura será a maior da América Latina sob lâmina d’água e vai se conectar na região do Terminal Marítimo São Joaquim (Ferry-Boat). O projeto também conta com uma nova rodovia em Vera Cruz e a duplicação de trechos da BA-001. O prazo final de entrega é junho de 2031.
“Mas uma outra boa notícia é que além desse navio, nós também estamos recebendo via terrestre vindo do Espírito Santo. Uma outra grande quantidade de material para que o trabalho da ponte se inicie. Daqui, esse material será descarregado ainda hoje, entre hoje e amanhã, e será transportado via terrestre por caminhões para Maragogipe”, narra o governador Jerônimo.
Segundo o petista, ainda na quinta-feira será recebida a última remessa do material para o início das atividades. “Nós estamos aqui hoje no porto, em Salvador. Estarei na quinta-feira, com fé em Deus, acompanhando já o procedimento e a chegada do material, fiscalizando com a Secretaria, com a minha equipe, todo o processo em Maragogipe e em Veracruz”, finaliza.
