Ratinho Júnior desiste de disputar a Presidência após “reflexão com a família”; Caiado deve ser o candidato a presidente do PSD
Por Edu Mota, de Brasília / Paulo Dourado
O governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), desistiu de concorrer à Presidência da República nesta segunda-feira (23). Em nota, o político afirmou que tomou a decisão no domingo à noite, “após profunda reflexão com sua família”. Ele já teria comunicado o posicionamento ao presidente nacional do partido, Gilberto Kassab.
A decisão ocorre quatro dias após o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), pré-candidato ao Planalto, declarar apoio ao nome do senador Sergio Moro (União) para disputar o governo do estado. Moro deve se filiar ao PL em breve.
“O Ratinho é um grande quadro, inegavelmente, com uma boa avaliação, mas cada partido tem direito de lançar seus pré-candidatos. A informação que nós temos é que ele será o candidato pelo PSD, portanto, temos que tomar decisões a partir do posicionamento dele”, declarou Flávio.
Com a decisão de Ratinho Jr. de permanecer à frente do governo do Paraná, o PSD deve anunciar nos próximos dias que o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, será o candidato do partido a presidente da República. Segundo colunista Lauro Jardim, de O Globo, a decisão já teria sido tomada pelo presidente do PSD, Gilberto Kassab.
Ainda de acordo com o colunista, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, já teria sido comunicado da decisão de Kassab de investir na candidatura de Ronaldo Caiado. Leite era um dos três nomes do PSD que postulavam a vaga na disputa presidencial.
A desistência de Ratinho Jr. e a decisão favorável a Caiado devem levar Eduardo Leite a anunciar candidatura pelo Senado no Rio Grande do Sul. As pesquisas mais recentes mostraram Eduardo Leite liderando a disputa por uma vaga ao Senado no Estado.
A decisão de Ratinho Jr. de sair do pleito e a escolha de Ronaldo Caiado é a segunda grande reviravolta nesta pré-campanha à presidência da República. A primeira foi a aparente desistência de Tarcísio de Freitas em função do apoio declarado do ex-presidente Jair Bolsonaro a seu filho, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).
Caiado ainda não se pronunciou sobre eventual escolha de seu nome como candidato do PSD. Nesta segunda (23) o governador vem cumprindo uma série de agendas no estado de Goiás, com entregas à população junto com a primeira-dama, Gracinha Caiado, que deve ser candidata ao Senado.
Antes da desistência de Ratinho Jr. Ronaldo Caiado já havia anunciado que sairia do governo de Goiás no dia 31 deste mês. Caiado deixará o governo no comando do seu vice, Daniel Vilela, que será candidato à reeleição em outubro.
