Israel anuncia reabertura parcial da passagem de Rafah, em Gaza
Por Redação
Israel anunciou que a passagem de Rafah, que liga a Faixa de Gaza ao Egito, será reaberta na quarta-feira (18) para circulação limitada de pessoas. A informação foi divulgada pela Coordenação de Atividades Governamentais nos Territórios (Cogat), órgão militar israelense responsável por assuntos humanitários e civis.
A fronteira estava praticamente fechada desde maio de 2024, nos primeiros meses da guerra entre Israel e o Hamas. Em fevereiro de 2026, a passagem chegou a ser reaberta, mas voltou a ser fechada após a escalada do conflito envolvendo Irã, Estados Unidos e Israel.
Em comunicado divulgado neste domingo (15), a Cogat informou que a decisão foi tomada após avaliação de segurança sobre as condições para retomar as operações no local.
Segundo o órgão, a reabertura ocorrerá com restrições e seguirá os procedimentos de segurança adotados anteriormente. A triagem e identificação dos passageiros serão realizadas nas instalações de Regavim, sob controle militar israelense.
O tráfego também será coordenado com o Egito e acompanhado por representantes da União Europeia.
A medida deve atender principalmente palestinos que precisam sair de Gaza para tratamento médico e pessoas que retornam ao território após deixar a região durante os combates.
Autoridades estimam que cerca de 100 mil pessoas tenham deixado Gaza desde o início da ofensiva, considerando apenas quem saiu pelo Egito ou por rotas autorizadas, muitas vezes com apoio de organizações humanitárias ou pagamento a intermediários.
