Casa onde Hitler nasceu vira delegacia e gera polêmica na Áustria; entenda
Por Redação
A transformação da casa onde Adolf Hitler nasceu em uma delegacia de polícia gerou controvérsia em Braunau am Inn, cidade austríaca próxima à fronteira com a Alemanha. Parte dos moradores demonstra desconforto com a decisão.
“É uma faca de dois gumes”, afirmou Sibylle Treiblmaier, de 53 anos, ao comentar o projeto em frente ao imóvel. Para ela, embora a medida possa evitar que extremistas de direita utilizem o local como ponto de encontro, a casa poderia ter tido “outro destino”.
A instalação da delegacia faz parte de uma estratégia do governo austríaco para “neutralizar” o espaço e impedir que se torne local de peregrinação neonazista. Em 2016, o governo aprovou uma lei para assumir o controle do prédio, que até então era de propriedade privada.
Hitler nasceu na casa em 20 de abril de 1889 e viveu ali por um curto período durante a infância. O imóvel fica no centro da cidade, em uma rua estreita com lojas e circulação de moradores e turistas.
Em frente ao prédio, há uma pedra com a inscrição: “Pela paz, liberdade e democracia. Fascismo nunca mais. Milhões de mortos nos alertam”.
A Áustria, anexada pela Alemanha nazista em 1938, foi criticada por décadas por não reconhecer plenamente sua responsabilidade histórica no Holocausto, no qual seis milhões de judeus europeus foram assassinados.
No ano passado, duas ruas de Braunau am Inn que homenageavam figuras ligadas ao nazismo foram renomeadas após pressão de grupos ativistas.
Segundo o Ministério do Interior, a nova delegacia deve começar a funcionar no segundo trimestre de 2026. As informações são do Globo.
