Bruno Reis provoca o Rio após bater recorde de latinhas recolhidas: "Carnaval de Salvador é seis vezes maior"
Por Leonardo Almeida / Carlos Matos
O Carnaval de Salvador 2026 é protagonista de um recorde que foi registrado no Guinness World Records, livro de recordes, nesta terça-feira (17). Coletando 46 toneladas, a capital baiana tem agora a maior ação de reciclagem de latas de alumínio do mundo. Durante a coletiva de premiação, o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União), brincou ao dizer que o carnaval soteropolitano é pelo menos seis vezes maior que o do Rio de Janeiro, que antes tinha a maior coleta com mais de oito toneladas recolhidas.
“Esse prêmio confirma todas as medidas de proteção e resiliência ao meio-ambiente que nós adotamos nos últimos anos. Muita gente não sabe, mas o nosso aterro é o mais moderno do Brasil, um dos mais modernos do mundo. Se parar para ver, são seis vezes mais latas recicladas em relação ao Rio de Janeiro. Lá no Rio foram oito toneladas, então significa que o nosso carnaval (de Salvador) é, pelo menos, seis vezes maior que o do Rio de Janeiro”, declarou.
Durante a fala, o prefeito também ressaltou a importância de figuras como o presidente da Limpurb (Empresa de Limpeza Urbana de Salvador), Carlos Gomes, e o diretor de resiliência na Secretaria de Sustentabilidade e Resiliência de Salvador, Ivan Euler, para a conquista do prêmio e para o pagamento de catadores.
“Só para ter ideia, já geramos renda de mais de R$1,2 milhão para catadores que já receberam em pagamento pelos produtos que foram coletados. Isso vem direto do trabalho que a Limpurb realiza na figura de Cacau (Carlos Gomes) e da Secretaria de Sustentabilidade na figura de nosso irmão Ivan Euler. Por isso que a gente está tendo essa premiação hoje”, destacou.

Placas do prêmio conquistado pelo Carnaval de Salvador | Foto: Leonardo Almeida/Bahia Notícias
Entre quinta-feira (12) e domingo (15), foram coletadas 46 toneladas (46.130 kg) de latas de alumínio no carnaval de Salvador. Um volume que supera em cinco vezes o último recorde, registrado em 2023, no carnaval do Rio de Janeiro, quando foram recolhidas 8,8 toneladas (8.825 kg) de latas nos desfiles das escolas de samba na Marquês de Sapucaí.
