Salvador supera marca do Rio e entra para o Guinness por maior coleta de latas do mundo
Por Leonardo Almeida / Liz Barretto
Salvador foi oficialmente reconhecida pelo Guinness World Records, o Livro dos Recordes, com a maior ação de reciclagem de latas de alumínio do mundo. O anúncio oficial foi feito no Campo Grande na tarde desta terça-feira (17).
Ao todo, foram recolhidas mais de 46 toneladas (46.130 kg) de latas de alumínio entre quinta-feira (12) e domingo (15). O volume supera em cinco vezes o recorde anterior, registrado em 2023, no Carnaval do Rio de Janeiro, com 8,8 toneladas (8.825 kg) de latas de alumínio recolhidas durante os desfiles das escolas de samba na Marquês de Sapucaí.
A categoria reconhecida pelo Guinness é “a maior quantidade de latas de alumínio coletadas em uma semana”. O título foi recebido pelo prefeito Bruno Reis e pela vice-prefeita Ana Paula Matos, o ato também teve a presença de representantes do grupo Solví.
Segundo o chefe do executivo, os catadores já arrecadaram cerca de 1 milhão de reais durante a folia pelo pagamento dos produtos coletados. O prefeito destacou a importância da certificação para a cidade.
“Esse prêmio confirma todas as medidas de proteção ao meio ambiente e de resiliência que nós adotamos nos últimos anos. São 5 vezes mais latas recicladas em relação ao Rio de Janeiro, significa que pelo menos nosso carnaval é 5 vezes maior”, brincou o gestor.
No ano passado, Salvador entrou para o Guinness Book como a cidade com o maior carnaval de trio elétrico do mundo.
