Atraso no desfile do Olodum provoca efeito cascata no Carnaval de Salvador, admite presidente da Saltur
Por Mauricio Leiro / Aline Gama
Em uma coletiva de imprensa realizada na manhã desta segunda-feira (16), o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, detalhou os motivos que levaram ao atraso significativo no desfile do bloco Olodum, no domingo (15) , e o consequente impacto na programação do Carnaval.
A declaração oficial veio para esclarecer os rumores que circulavam nos bastidores da folia. Questionado se a interrupção teria sido causada por uma determinação da Polícia Militar ou por algum tipo de policiamento, Edington foi enfático ao negar a versão e explicou a real situação.
Segundo Edington, o problema começou ainda na concentração do bloco. "O Olodum hoje é um bloco gigantesco. Ele é o primeiro a sair do desfile. Inclusive, isso é acordado com os demais blocos, justamente pra que ele tenha espaço pra desfilar. É um bloco super tradicional e que merece o nosso respeito", destacou.
No entanto, uma série de contratempos técnicos comprometeu a fluidez do desfile. "Eles tiveram problema lá com a segurança das cordas. Teve um problema na embreagem do equipamento", detalhou Edington. "Tudo isso se somando, e acontecendo no meio do circuito, acaba gerando atraso."
O resultado foi um efeito cascata que se estendeu por toda a noite. O presidente da Saltur revelou que o Olodum acabou realizando um desfile de 6 horas e 40 minutos, um tempo considerado excessivo e que atrasou a saída do bloco seguinte, o Ilê Aiyê. "Acabou prejudicando um pouco o Ilê", disse.
Apesar do transtorno, Edington fez questão de creditar a rápida resposta dos órgãos envolvidos na operação do Carnaval por evitar um problema de proporções ainda maiores. "É por conta da ação nossa, em conjunto com todos os órgãos da Prefeitura, Codesal, os órgãos de segurança pública, bombeiros, os órgãos de fiscalização. Inclusive contamos com a ajuda até de fiscais e de cordeiros de outros blocos, que imediatamente se uniram a nós pra que a gente pudesse resgatar o desfile dos blocos, sobretudo do Olodum."
