Saída do Olodum marca início dos festejos no Pelourinho com presença de João Gomes, Caetano Veloso e retorno de Lazinho
Por Eduarda Pinto
A tradicional Saída do Olodum, um dos maiores blocos afro do mundo, marcou o inicio da folia momesca no circuito Batatinha, no Centro Histórico de Salvador, nesta sexta-feira (13). A festa, que ocorre tradicionalmente na sexta-feira de Carnaval, reuniu lideranças políticas e culturais da capital baiana.

A surpresa da tarde foi a presença do cantor pernambucano João Gomes e do artista baiano, Caetano Veloso, em uma ativação do 99Food. No local, a banda do Olodum ocupou a frente da sede do Olodum na rua Maciel de Baixo, no Pelourinho, acompanhados por fãs que, tamanha a multidão, bloquearam todos os acessos ao local.
O show foi marcado pelo lançamento da música temática do Carnaval da Banda, “Máscaras Africanas - Magia e Beleza”. João Gomes foi convidado à tradicional sacada do casarão e cantou parte do seu repertório ao som da percussão do Olodum, como “Coração de Vaqueiro” e “Beija Flor”, que ele interpreta no projeto Dominguinhos, com Mestrinho e Jota.pê.
Com a chegada de Caetano na sacada ao lado, o criador da tropicália baiana foi homenageado com a canção Lua de São Jorge, com direito a uma “palinha”. O irmão de Maria Bethânia estava acompanhado da esposa Paula Lavigne e outros familiares.

O ponto alto da noite, no entanto, foi o retorno de Lazinho, vocalista e membro fundador do Olodum, ao microfone. O cantor, que se afastou dos palcos após um episódio de Acidente Vascular Cerebral (AVC), em dezembro de 2025. Homenageado por Lucas de Fiori e Narcizinho, outros dois vocais da banda, o “Sudão do Pelô”, como é conhecido, fez uma participação solo no show ao som do “Protesto do Olodum”, “Revolta Olodum” e “Rosa”, clássicos da banda soteropolitana.
Após o show em frente a sede, a banda realiza um percurso de desfile dentro do próprio Pelourinho. O Olodum se apresenta ainda hoje no Campo Grande, no circuito Osmar.

