Reestreando no Carnaval nos vocais do Ara Ketu, Guga Camafeu celebra “Dona Vera” e reconexão com público
Por Bianca Andrade / Fernando Duarte
Uma das bandas mais tradicionais do Carnaval de Salvador, o Ara Ketu escolheu como tema, em 2026, a fundadora do bloco, Vera Lacerda. Como ressalta o vocalista Guga Camafeu, a homenagem é um reconhecimento “à força da mulher preta”. Com o “Ara Ketu à Vera”, a agremiação celebra os 80 anos de dona Vera, como é conhecida. “Estamos muito felizes e honrados. Não tem nada melhor do que começar o nosso Carnaval”, ressalta Camafeu.
Com história na música, Camafeu reestreia no Carnaval nesta quinta-feira (12) agora comandando o Ara Ketu, no Circuito Dodô, na Barra-Ondina. “O Ara Ketu sempre a tradição de vir com temas, dona Vera sempre foi muito criteriosa com relação a isso. Tem toda a sua história, quando cheguei, tive a oportunidade de estudar a história, sempre fui fã e um admirador”, completa o cantor.

Camafeu reforça ainda o que ele chama de “reconexão do público com o Ara Ketu”. “Tá todo mundo indo para as ruas e acompanhando. Estou achando tudo muito lindo, estamos conseguindo reconectar tudo. Tivemos no dia 22 e no dia 5 os ensaios no Pelourinho e foi uma receptividade maravilhosa. Todo mundo ama o Ara Ketu”, comemora.
Perguntado pelo Bahia Notícias se tem um clássico favorito, Guga Camafeu não titubeou: Cobertor. “No show ela é bem intensa, mas não é o carro-chefe. Mas todo mundo canta”, afirma.
