Guia do Carnaval: Apertou na festa? Saiba onde encontrar os banheiros nos circuitos da folia
Por Bianca Andrade
O aperto no Carnaval de Salvador não se restringe apenas a quantidade de pessoas na rua curtindo a folia. Quando se trata da festa, o aperto mais importante e necessário de ser aliviado é o do 'xixi'.
Pensando nisso, o Bahia Notícias preparou um guia com dicas de onde conseguir se aliviar no Carnaval de Salvador de forma segura e higiênica.
De acordo com a Limpurb, a folia contará com diversas baterias de banheiros, com opções climatizadas e para PCDs, para quem for curtir a festa. Em 2025, a festa contou com 3,3 mil banheiros químicos distribuídos em 160 pontos espalhados pelos circuitos da festa.
Um dos pontos mais conhecidos pelo público é o Morro do Gato, e não, não estamos falando do "banheiro" ao ar livre que já virou meme nas redes sociais.
Ao subir o acesso em frente ao Clube Espanhol, próximo ao módulo de saúde, é possível encontrar um paredão com banheiros químicos para o público.
Outra dica é a entrada da Rua Morro do Escravo Miguel, que conta com banheiros e mictórios. Além da Rua Sabino Silva e do Porto da Barra, para quem está no começo do circuito.
Já no Campo Grande, é possível encontrar banheiros próximo ao Hotel Wish, ao Viaduto Menininha do Gantois e no Orixás Center.
Em 2026, a Prefeitura Municipal de Salvador, por meio da Diretoria de Serviços de Iluminação Pública (Dsip), realizou uam vistoria técnica nos circuitos para oferecer aos foliões, especialmente as folionas, mais segurança com a questão da iluminação nos pontos de higiene.
“Estamos mostrando o trabalho que estamos fazendo com um olhar de gênero, observando todos os acessos, os banheiros e cada ponto para gerar mais luminosidade, conforto e segurança para as pessoas que estarão aqui curtindo todos os dias de festa."
Para quem busca conforto e não vê problema em investir alguns reais para ir ao banheiro, a rua Dr. Helvético Carneiro Ribeiro, conta com a oferta de banheiros privados por menos de 10 reais.
A praticidade também está no funil urinário. A ida ao banheiro para mulheres durante o período de festa é quase uma batalha espiritual.
Desta forma, algumas empresas investiram no acessório, um funil urinário que facilita a ida ao banheiro sem precisar sentar no vaso em um local público, por exemplo. É necessário lembrar que o uso do acessório deve ser feito em um local privado. E após o uso, o funil precisa ser lavado para guardar de forma segura e reutilizar.
