Jaques Wagner e Rui Costa lideram quantidade de encontros com Lula desde 2023; Jerônimo fica em 5º entre gestores
Por Leonardo Almeida
O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT) e o ministro da Casa Civil, Rui Costa, foram os políticos que mais se encontraram com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desde o início de seu atual mandato, em 2023. Conforme dados da “Agenda Transparente”, da Agência Fiquem Sabendo, Wagner lidera a estatística no Congresso Nacional, com 52 compromissos com Lula, enquanto Rui ocupa o topo do ranking geral, tendo 343 agendas com o presidente.
Dentre o ministério de Lula, Alexandre Padilha (Saúde) e Fernando Haddad (Fazenda) ocupam o segundo e terceiro lugar, com, respectivamente, 215 e 203 encontros. Sobre os ministros baianos, Sidônio Palmeira (Comunicações) realizou 93 compromissos, Márcio Macêdo (Secretaria Geral) teve 85 e Margareth Menezes (Cultura) finaliza com 16.
No legislativo, atrás de Wagner, o líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE), aparece em segundo lugar com 38 encontros com Lula. Em seguida, ficou o senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), o qual realizou 35 compromissos com o chefe do Executivo nacional.
Um destaque também fica para o ex-presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que se reuniu 17 vezes, assim como o ex-presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Ambos comandaram as respectivas casas legislativas por um período durante a gestão de Lula.
Segundo a Fiquem Sabendo, o senador Otto Alencar (PSD) teve 5 encontros e os deputados federais Lídice da Mata (PSB) e Otto Alencar Filho, que atualmente é conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA), registraram uma agenda com Lula desde 2023.
Já em relação aos governadores e prefeitos, Jerônimo Rodrigues (PT) ocupou a sexta posição, com 5 compromissos, empatando com o governadores do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), e de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD). Em sua frente ficaram:
- Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD): 12
- Governador do Ceará, Elmano Freitas (PT): 10
- Governador do Pará, Helder Barbalho (MDB): 9
- Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD): 7
- Prefeito de Recife e presidente nacional do PSB, João Campos: 7
