Azi confirma que Leur Lomanto Jr. presidirá CCJ na Câmara dos Deputados e comenta negociações com Coronel
Por Mauricio Leiro, de Irecê / Leonardo Almeida
O deputado federal Paulo Azi (União) confirmou que o comando da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados permanecerá com o partido em 2026 e será assumido pelo também baiano Leur Lomanto Jr. A declaração foi dada ao Bahia Notícias durante entrevista nesta quinta-feira (5), na 3ª edição do Fórum S.O.S Bahia, em Irecê.
Em entrevista sobre a retomada dos trabalhos legislativos em Brasília e às articulações políticas do União Brasil no estado, Azi, que presidiu a CCJ no último ano, o nome de Leur já está definido para comandar a principal comissão da Casa.
“A União Brasil vai manter o comando da Comissão de Constituição e Justiça, que é a principal comissão da Câmara. Eu tive a honra de presidir a CCJ no último ano, mas o mandato é de apenas um ano, sem possibilidade de reeleição. Agora, outro parlamentar irá suceder, e nós estamos muito felizes de sermos sucedidos por outro deputado baiano”, afirmou.
O parlamentar ressaltou que a escolha de Leur Lomanto Jr. está confirmada e destacou o perfil do correligionário.
“O deputado Leur Lomanto já está confirmado como o próximo presidente da Comissão de Constituição e Justiça. Ele reúne todas as condições para fazer um belo trabalho, honrar a Bahia e honrar os baianos na Câmara dos Deputados”, disse.
A CHAPA
Na entrevista, o deputado também falou sobre as articulações em torno da formação da chapa majoritária liderada por ACM Neto para as eleições de 2026 na Bahia. Presidente estadual do União Brasil, Azi afirmou que o grupo vive um momento de fortalecimento político.
“Há pouco tempo, os nossos adversários diziam que a gente não ia nem ter chapa, que ACM Neto não seria candidato a governador. Hoje, a gente está com um bom problema: temos um grande pré-candidato, reconhecido pela capacidade, preparo e competência”, afirmou.
Sobre o Senado, o deputado confirmou que as conversas estão em andamento e citou nomes já colocados no debate. O deputado afirmou que a base de ACM Neto abriu negociações com o senador Angelo Coronel (PSD), que recentemente rompeu com Jerônimo Rodrigues (PT).
“Estamos formalizando as discussões para formar a chapa de Senado. Temos ótimos nomes, como o de João Roma, do PL, e agora essas negociações abertas com o senador Ângelo Coronel. Vamos seguir dialogando”, disse.
