Jerônimo reúne lideranças partidárias após rompimento de Coronel e cobranças por abertura de diálogo
Por Leonardo Almeida
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) se reuniu com lideranças dos partidos da base aliada na tarde desta quinta-feira (5). No encontro, foram reunidos ao menos 12 dirigentes partidários, além do ministro da Casa Civil, Rui Costa, e os secretários da Casa Civil e Relações Institucionais, Afonso Florence e Adolpho Loyola, respectivamente.
“Tarde de diálogo, escuta e construção coletiva. Estive reunido hoje com os presidentes dos partidos da nossa base e lideranças para alinhar o trabalho pelo nosso estado. É com união, espírito democrático e parceria que fortalecemos nossos laços para seguir cuidando do povo baiano”, escreveu Jerônimo em publicação nas redes sociais após o encontro.
A reunião ocorre após o rompimento do senador Angelo Coronel (PSD) com a base governista. O congressista vinha tendo embates por ser possivelmente rifado da chapa ao Senado, na qual o PT planeja o lançamento de uma chapa puro-sangue, com Rui Costa e Jaques Wagner disputando as duas cadeiras pela Bahia.
Além do imbróglio envolvendo Coronel, o encontro veio depois de reclamações de legendas aliadas ao governador. Conforme revelado pelo Bahia Notícias, às vésperas dos prazos estabelecidos pelos próprios agentes políticos, não havia tido um encontro da base para tratar prioritariamente do pleito de outubro. Segundo um interlocutor, até então, as informações que chegam são “truncadas” e pela imprensa, sem “conversa olho no olho”.
Estiveram presentes na reunião:
- Rui Costa - Ministro da Casa Civil do governo federal
- Adolpho Loyola - Secretário de Relações Institucionais
- Afonso Florence - Secretário da Casa Civil da Bahia
- Lídice da Mata - Deputada Federal e presidente do PSB
- Félix Mendonça Jr. - Deputado federal e presidente do PDT
- Otto Alencar - Senador e presidente do PSD
- Jayme Vieira Lima - Presidente da Cerb e do MDB
- Lúcio Vieira Lima - Presidente de honra do MDB
- Tássio Brito - Presidente do PT
- Ronaldo Carletto - Presidente do Avante
- Geraldo Galindo - Presidente do PCdoB
- Heber Santana - Presidente do Podemos
- Ivanilson Gomes - Presidente do PV
- Luciano Araújo - Deputado estadual e presidente do Solidariedade
- Marcinho Oliveira - Deputado estadual e presidente do PRD
