Deputado Emerson Penalva reafirma possível saída do PDT se sigla apoiar governo Jerônimo em 2026
Por Liz Barretto / Victor Hernandes
O deputado estadual Emerson Penalva voltou a indicar sua possível saída do PDT, caso o partido continue na base do Governo do Estado. Em entrevista à imprensa nesta segunda-feira (26), o parlamentar apontou que existe o desejo de que a sigla retorne à base de ACM Neto para a disputa eleitoral deste ano.
No entanto, segundo ele, a decisão acerca do destino do grupo será firmada pelo deputado federal e presidente do PDT baiano, Félix Mendonça Jr.
“Torço que retorne, retorne para ser vitorioso em 2026. Isso é o que todos nós queremos, mas quem decide é o presidente estadual, o deputado Félix Mendonça”, disse durante inauguração do do viaduto José Linhares, no Iguatemi.
Penalva comentou ainda sobre a possibilidade de sair de seu grupo político e integrar uma sigla do grupo de oposição.
“Se o PDT retornar para a base de ACM Neto até a janela em março, tenho tudo para continuar no partido. Se não, vou agradecer todo o acolhimento que tive, mas estarei no partido da base do pré-candidato ACM Neto”, revelou.
O deputado comentou ainda a possível chegada do senador Angelo Coronel ao grupo opositor. Ele afirmou que a chegada de Coronel não é vista como um problema para Marcelo Nilo, um dos nomes indicados para ser candidato ao Senado Federal pela oposição.
“O senador Coronel é uma grande figura da política baiana, com muito serviço prestado, ele e a família. Marcelo Nilo também tem seu serviço prestado no estado da Bahia. São dois grandes nomes. Sem dúvida alguma, vão sentar, ver quais são os nomes mais competitivos para que a gente possa enfrentar o governo neste ano de 2026”, completou.
Em abril do último ano, o deputado sinalizou a possível saída do partido caso a sigla resolva apoiar a reeleição do governador Jerônimo Rodrigues (PT).
Na época, ele também fez uma ponderação em caso do partido apoiar o atual governador na próxima eleição. "A tendência é eu me manter no partido, até por questão da fidelidade partidária e, em 2026, acredito no retorno do deputado Félix para apoiar o candidato da oposição. Caso não aconteça isso, a minha tendência é sair do partido", contou Peralva.
