Air France se pronuncia após expulsar família de voo
Por Liz Barretto / Leonardo Almeida
A companhia aérea Air France se pronunciou após ter expulsado uma família de um voo saindo de Paris com destino a Salvador no dia 14 de janeiro. Segundo a empresa, eles decidiram desembarcar “quatro passageiros indisciplinados”.
A confusão começou após os comissários informarem defeito em um dos assentos adquiridos pelo grupo. A família, que adquiriu no dia da viagem um upgrade para classe premium e teve o acesso negado na hora do voo, alegou que outra pessoa estaria sentada no assento reservado por eles.
Em nota, a Air France confirmou a retirada e afirmou que o comportamento adotado “causou atraso, gerou insatisfação entre outros passageiros e poderia ter comprometido a segurança do voo”.
Para justificar a falta do assento, a companhia afirmou que devido a inoperância de um assento na classe executiva o upgrade oferecido à família não pôde ser feito e a prioridade era de um cliente que havia comprado a classe executiva no momento da reserva. Depois, eles alegam que os passageiros se exaltaram.
"Uma vez a bordo, os passageiros reagiram de forma extremamente exaltada e adotaram comportamento inadequado em relação à tripulação de cabine. Apesar das explicações fornecidas e dos reiterados apelos do comandante para que mantivessem a calma, o mau comportamento persistiu", diz a nota.
A Air France alegou estar “em conformidade com a legislação internacional aplicável” e decidiu desembarcar o grupo para garantir o bom andamento do voo e a tranquilidade de todos a bordo.
Vídeos gravados por outros passageiros mostram o momento em que o comandante toma o bilhete das mãos de Bruna, afirmando que expulsaria toda a família caso persistissem em ocupar o assento.
Segundo o empresário, o prejuízo financeiro próximo foi aos R$ 100 mil. Ele confirmou ao Bahia Notícias que irá processar a Air France, solicitando o reembolso de todos os gastos e indenização por danos morais.
