Ricardo Maia confirma diálogo com grupo de ACM Neto, mas sinaliza permanência no MDB e apoio a reeleição de Jerônimo
Por Leonardo Almeida / Mauricio Leiro
Aventado como possível vice na chapa de oposição encabeçada pelo ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União), o deputado federal Ricardo Maia (MDB) descartou qualquer movimento de migração do seu apoio para 2026. Em conversa com o Bahia Notícias, nesta terça-feira (6), durante posse da nova mesa diretora do Tribunal de Constas do Estado (TCE), o parlamentar reforçou o apoio ao governador Jerônimo Rodrigues.
“Sim [estive em contato com aliados de ACM Neto]. Conversamos com todo mundo. Colegas deputados federais, temos a disputa dos dias de campanhas, mas depois abrimos o diálogo com todos os partidos. Mas nada foi formalmente dito, pois acredito que minha postura política é de estar ao lado de Jerônimo”, revelou Maia.
“Eu não costumo colocar um passo a frente do que não me pertence. Sou pré-candidato a deputado federal. A gente é da base do governador Jerônimo, estamos com o governador. Ele esteve na nossa região, com obras estruturantes. Vinhamos reivindicando, muitas vezes taxados como não sendo da base, mas estamos aqui para cobrar o desenvolvimento do Sertão”, completou.
Além disso, o deputado também confirmou a permanência no MDB, partido pelo qual foi eleito deputado federal em 2022. “Sempre aprendi na política que se tem que estar dialogando, existe divergência e disputa política, mas não leva inimizade. Conversamos com todo mundo, a conjuntura politica nesse período é salutar. Sou pré-candidato a deputado federal, estou no MDB e irei permanecer no MDB. Juntamente com nosso grupo politico, estaduais, federais, o vice-governador. Nossa meta é reeleição como deputado federal”, disse.
Recentemente, informações obtidas pelo Bahia Notícias apontaram que sondagens ao parlamentar teriam sido feitas, dando início às tratativas de uma possível migração para a base de ACM Neto. O emedebista possui forte influência na região do Semiárido, onde foi prefeito de Ribeira do Pombal (2013-2021) e elegeu seu sucessor no pleito de 2020, e no Sisal, com seu filho, Ricardo Maia Filho (MDB), comandando a prefeitura de Tucano.
As regiões são consideradas estratégicas para a campanha de ACM Neto, que visa diminuir a considerável distância de votos que teve nos pequenos municípios quando enfrentou o então candidato a governador, Jerônimo Rodrigues (PT), em 2022. Maia é visto como um forte nome para vice por ser um dos principais municipalistas baianos no Congresso Nacional, transitando com facilidade entre as prefeituras do estado. Além disso, o parlamentar teria forte aporte eleitoral, visto que foi eleito com mais de 136 mil votos em sua primeira disputa para a Câmara dos Deputados.
Fontes ouvidas pela reportagem informaram que a oposição prepara um “forte anúncio” de desembarque do governo até o fim do mês de novembro. Segundo informações do Bahia Notícias, a coordenação de campanha de Neto projeta anunciar, em breve, a migração de três parlamentares que estariam “insatisfeitos” na base de Jerônimo, fortalecendo o palanque do ex-prefeito em pontos estratégicos do estado.
