“Máscaras Africanas”: Olodum explica tema escolhido para Carnaval 2026 e a importância dos ensaios de verão
Por Eduarda Pinto / Laiane Apresentação
Às vésperas do Carnaval, o Olodum trouxe um pouco do samba-reggae e do swing carnavalesco pra a Arena Canto da Cidade, nesta terça-feira (30). Após abrirem os trabalhos do penúltimo dia de Festival Virada Salvador, a banda deu detalhes sobre o tema escolhido para o verão.
“Todos os anos tem uma temática, então todo ano o Olodum leva um tema para avenida e esse tema é abordado através de apostilas, através de canções, através de seminário… Então, aquilo que vai pra rua é só uma parte do que é a instituição grandiosa que é o Olodum”, comenta Lucas de Fiori.

Para o Carnaval de 2026, a banda escolheu como tema “Máscaras Africanas - Magia e Beleza”, que possui uma representatividade dos tambores. “As máscaras, elas comunicam morte, alegria, casamento, nascimento, festa na Odê… Então a máscara comunica de diversas formas”, declarou.
O cantor explicou ainda que a banda mantém os ensaios representam essas ações. “Por isso todos os anos a gente insiste, a gente insiste na nossa comunidade, que é o Maciel, no Pelourinho, recebemos propostas pra ir pra outros lugares, pra sair, mas ali é nosso gueto, é o nosso local. Ali é onde nosso povo se sente bem, acolhido”, acrescenta.


