Ivana Bastos confirma suplementação orçamentária e garante votação de pautas da oposição antes do recesso na AL-BA
Por Leonardo Almeida / Eduarda Pinto
A presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Ivana Bastos (PSD) confirmou que deverá solicitar suplementação orçamentária para o fechamento de contas da Casa Legislativa em 2026. Em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (10), a deputada afirmou que esta é uma das últimas atribuições do seu primeiro ano de gestão antes do recesso parlamentar.
“Nós estamos fechando a nossa folha, ajustando, buscando todas essas despesas da casa. Eu acredito que até o final da semana a gente já tenha o valor [da suplementação].” “Nós entramos no ano passado com 60 milhões a menos. A menos como este ano, nós já estamos aí com a previsão de 40 milhões a menos, da do ano passado. Então, até o final da semana, a gente está buscando esses ajustes para ver essa suplementação, para a gente fechar a casa com tranquilidade, não ficar nenhum credor aí, gente com débito e nada”, destacou a presidente.
A segunda atribuição para o final de ano é a votação de projetos do Executivo que tramitam na Casa em regime de urgência, a exemplo das solicitações de empréstimo do governador Jerônimo Rodrigues. “São projetos que quando a oposição acha que precisa se discutir, mas a gente tem discutido. A casa tem funcionado todas terça-feiras. Nós, hoje, nós temos três projetos, que foram os projetos de empréstimos que já foram votados a urgências, e temos mais dois projetos que tinham sido votadas as prioridades, que a gente vai votar hoje”, garantiu Ivana.
A líder da Casa legislativa conclui garantindo que “nós ainda temos direito, o governo, a mais cinco urgências, mas a gente está ajustando aqui”. “A bancada da situação faz sua parte muito bem, e o meu papel é representar os 62 deputados, não oposição e não situação, são os dois juntos”, finaliza Ivana Bastos.
